Mensalão: entenda o que está em julgamento
Quem são os réus, as acusações e suas defesas
Tudo sobre o mensalão
Leia também
Com a decisão dos ministros, que ainda é provisória e pode ser modificada antes do encerramento do julgamento, tanto Valdemar quanto Romeu devem cumprir as penas inicialmente no regime semiaberto. De acordo com o Código Penal, eles ficarão presos em colônia agrícola, industrial ou similar por um sexto da pena. Caso não haja vagas – são poucas as unidades do tipo no país -, pode haver progressão para o regime aberto.
Bispo Rodrigues pega mais de seis anos de prisão
José Borba condenado a dois anos e meio de prisão
Durante a definição das penas de Valdemar, o relator do mensalão, Joaquim Barbosa, disse que Valdemar pretendia transformar o PL (hoje PR) em uma legenda de aluguel. Para o ministro, ele “profissionalizou” o modo de recebimento da propina. Ele foi condenado por ter recebido R$ 8,8 milhões em nome do partido em troca de apoio ao governo e por ter usado a empresa Guaranhuns para ocultar a origem do recurso.
Maioria do STF condena Jefferson e Valdemar
Publicidade“Ele usou o poder e a influência nos parlamentares do partido para interesses privados”, afirmou Joaquim. Durante a fixação das penas, os ministros chegaram a discutir um pedido feito por Marcelo Bessa, advogado do deputado, que pretendia ver aplicada a atenuante pela confissão do crime. Os ministros negaram. O decano da corte, Celso de Mello, lembrou que Valdemar, logo após a condenação, chegou a dizer ter sido “condenado pelo crime errado”.
Valdemar diz que vai recorrer à OEA contra STF
Valdemar rejeita possibilidade de renunciar ao mandato
Por pouco que Valdemar não pegou uma pena total que o forçasse a cumprir pena em regime fechado. A sugestão de Joaquim para lavagem de dinheiro era de seis anos, nove meses e 20 dias, ficando próximo de nove anos no total. Porém, houve empate na decisão da punição para o crime. Os ministros, então, decidiram aplicar a pena mais favorável ao réu.
Já o ex-deputado Romeu Queiroz foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter viabilizado pagamento de R$ 4,5 milhões para o presidente nacional licenciado do PTB, Roberto Jefferson, votar e orientar votos a favor de matérias do interesse do governo. Sua pena total chegou a seis anos e seis meses de prisão, que será cumprida em regime semiaberto, assim como de Valdemar.
Deixe um comentário