O perfil dos deputados finalistas do Prêmio Congresso em Foco

Thomaz Pires

Dos 29 deputados finalistas em uma das categorias do Prêmio Congresso em Foco 2009, oito concorreram na votação das três edições anteriores. A seleção feita por 176 jornalistas que cobrem as atividades do Legislativo traz este ano cinco nomes submetidos pela primeira vez ao julgamento do internauta. Os demais figuraram ao menos uma vez na relação dos mais bem avaliados do Congresso.


A lista dos deputados mais “assíduos” entre os melhores é heterogênea do ponto de vista partidário. Reúne quatro oposicionistas - Fernando Gabeira (PV-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Chico Alencar (Psol-RJ) - e quatro governistas - José Eduardo Cardozo (PT-SP), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Henrique Fontana (PT-RS) e Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ). Biscaia não figurou no ano passado na lista dos mais votados pelos jornalistas na Câmara, mas foi finalista na categoria de combate à corrupção.


O grupo dos estreantes também abrange parlamentares da base aliada e da oposição, de diferentes gerações. Começa com os experientes Sarney Filho (PV-MA), na sétima legislatura, Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Arnaldo Madeira (PSDB-SP) – com quatro mandatos cada -; passa por Edson Duarte (PV-BA), de segundo mandato, e termina com a novata Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). Com 28 anos, a gaúcha é a mais jovem entre os finalistas.


Edson Duarte concorre na categoria de parlamentar que mais se destacou na defesa do meio ambiente. Os demais disputam o prêmio de deputado que melhor representou a população no Legislativo este ano. Mais um parlamentar aparece em outra categoria: Carlos Abicalil (PT-MT), indicado pelos jornalistas por sua atuação em defesa da educação. 

Quem é quem
 
Para facilitar a escolha do internauta que ainda não decidiu em quem votar no Prêmio Congresso em Foco 2009, este site publica um perfil atualizado dos 29 deputados selecionados. A votação na internet segue até o dia 19 de novembro. A premiação será realizada no dia 7 de dezembro em Brasília.
 
Acessando os links abaixo, o leitor pode verificar diversas informações relacionadas aos parlamentares, como o patrimônio declarado, as áreas de atuação no Congresso e os gastos de campanha de cada um deles.

Aldo Rebelo (PCdoB-SP)

Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ)


Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA)


Arnaldo Madeira (PSDB-SP)

Beto Albuquerque (PSB-RS)


Carlos Abicalil (PT-MT)


Chico Alencar (Psol-RJ)


Dr. Rosinha (PT-PR)

Edson Duarte (PV-BA)


Flávio Dino (PCdoB-MA)


Fernando Gabeira (PV-RJ)


Gustavo Fruet (PSDB-PR)


Henrique Fontana (PT-RS)


Ivan Valente (Psol-SP)


José Carlos Aleluia (DEM-BA)


José Eduardo Cardozo (PT-SP)

Júlio Delgado (PSB-MG)


Luciana Genro (Psol-RS)


Luiza Erundina (PSB-PE)


Manuela D'Ávila (PCdoB-RS)


Maria do Rosário (PT-RS)


Maurício Rands (PT-PE)


Michel Temer (PMDB-SP)

Miro Teixeira (PDT-RJ)

Rita Camata (PSDB-ES)


Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)


Ronaldo Caiado (DEM-GO)


Sarney Filho (PV-MA)


Vicentinho (PT-SP)



Saiba mais

Confira aqui o perfil dos senadores finalistas.

Em sua quarta edição, o Prêmio Congresso em Foco tem o patrocínio da Petrobras e da AmBev e o apoio da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJDF) e do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis). A votação segue até o dia 19 de novembro. Todos os finalistas serão premiados no dia 7 de dezembro em Brasília.


Confira os votos dados pelos jornalistas aos deputados


Confira os votos dados pelos jornalistas aos senadores


Entre aqui para votar.
 
Para visualizar os resultados parciais, clique aqui

Leia ainda:


Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!