As declarações do General Antônio Hamilton Martins Mourão, proferidas num evento promovido pela Maçonaria em Brasília, atiçaram grupos sociais pela volta dos militares ao governo da República. Por que razão? Para acabar com a corrupção e o que mais? Nada mais nefasto que pensar assim quando se sabe que governos militares assentam-se sobretudo nas armas e não nas liberdades ou nas ideias, sustentam-se com ameaças, prisões e mortes, e não em argumentos que levem os cidadãos a apoiá-los e, democraticamente, chancelá-los para fins de governo, em eleições livres, para a execução de programas e construção de metas visando o bem-estar de todos.
Teremos futuro sendo um Brasil de governos militares? Não. Até porque, os militares, se governantes forem, terão que adotar decisões econômicas, tributárias, fiscais e dar formas “jurídicas” aos seus atos. Seus assessores representarão que interesses? Que segmentos serão atingidos por suas decisões? E de que forma isso se dará, sem a manifestação da opinião e da vontade do povo? Vejamos.
O golpe que empossou Temer abriu as portas para a defesa de agendas e reformas ultraconservadoras, que restringem os gastos do estado em várias dimensões apenas para manter perenes e contínuos os ganhos de uma ditadura financeira sem pés no chão da economia real, da produção, do trabalho, da arrecadação de tributos e da expansão formal da renda dos assalariados.
Por isso, os que pedem a volta dos militares são covardes, omissos, incapazes de agir por conta própria, de ler e entender a realidade. Transferem sua capacidade de intervenção na sociedade para terceiros, no afã de vê-los superar problemas que eles próprios deveriam enfrentar, debater e resolver por caminhos democráticos. Certamente, há entre essa gente aqueles que, como em 1964, sentindo ameaçadas suas benesses e seu patrimônio, lançaram à sociedade o fantasma do comunismo para apoiar o golpe militar e depois ter na ditadura sua arma de governo e de acumulação de riquezas, enquanto calavam-se milhares de brasileiros, pela força, torturas e mortes.
A história provou que o Brasil não seria uma nação comunista com as reformas de base. João Goulart, um grande dono de terras, e Celso Furtado, um intelectual estudioso do país, queriam, por exemplo, industrializar, com empregos formais, renda e mais consumo, o Brasil atrasado do Nordeste. Queriam mais propriedade privada no campo, mais produtores e mais mercadorias, com a reforma agrária.
Paulo Freire lançara-se numa ação pela alfabetização em todo o país, construindo com os excluídos as condições para avançarem, com a leitura da palavra e do mundo. Óbvio que, desde 1500, ler o mundo pelos de baixo nunca interessou à colônia, aos donos do império e da república. Por isso o medo do “comunismo” de Jango, Furtado e Paulo Freire.
A fala do General Mourão foi uma senha, para ver até quando, com quantos, se forjam as bases para um novo golpe, que jamais será progressista, em cima do golpe de 2016, cujos autores são, também, conservadores, corruptos e incapazes de fazer políticas tributárias e fiscais progressivas e emancipatórias, como foram aqueles que derrubaram a partir de maio do ano passado.
O capitalismo, em sua voracidade acumulativa, é incompatível com a democracia e com a justiça social, num mundo neoliberal que a tudo abarca e formata para os interesses das finanças privadas. Pedir a volta dos militares é crime contra a democracia, que tem seus próprios caminhos. A força adequada para agirmos está nas ruas e fará avançar a base para a cassação de corruptos, a prisão de empresários criminosos, o fim da ditadura financeira e a busca do bem comum.
<< Do mesmo autor: Temer e o ataque criminoso aos servidores e ao serviço público
Ok, o regime militar voltou e nós o apoiamos com a esperança de um Brasil melhor, um general X entrou no poder.
MAS se este general X não atender nossas expectativas???se ele for corrupto???? se ele piorar ainda mais a situação??? Como iremos tirar ele do poder???? Pediremos por favorzinho senhor general???? será fácil assim???? Ou teremos que tirá lo por meio de uma guerra, como a que acontece na Síria.
Perguntem a um venezuelano,chinês, congolês, líbio, iraniano, norte-coreano e a qualquer um destes países não democráticos se é fácil.
DEMOCRACIA É UMA QUESTÃO DE PRUDÊNCIA!!!
Só os tolos trocam o certo, que é o poder de tirar um governante ruim pelo voto, pelo duvidoso.
LEGISLAR EM CAUDA PRÓPRIA TAMBÉM É UM ATENTADO CONTRA A DEMOCRACIA …
Concordo que regime militar pode ser bastante ruim para o Brasil mas, discordo do Sr Paulo Rubens Santiago. Que liberdade tem o povo hoje? quem foi que disse que temos livre direito de ir, comprar, que liberdade o Sr Paulo Rubens Santiago acredita viver o povo brasileiro. O Sr diz que os militares faram tudo as escondidas, o que fazem os politicos de toda esfera da politica brasileira. Creio que quem deve temer são os pilantras, os associados a corrupção em todas as a´reas. Intervenção militar, não é adotar regime militar, e sim, por na cadeira esse bando de vagabundos. Agir com rigor.
Parabéns aos FASCISTAS INTOLERANTES DE ESQUERDA que me censuraram!
VIVA A DITADURA DA CLASSE ARTÍSTICA FASCISTA INTOLERANTE DE ESQUERDA!
Só não pode ter ditadura de direita né? kkkkkkkk
Você é assaltado, chama a polícia, é sequestrado, chama a polícia.Sua casa é arrombada, chama a policia.O Brasil é assaltado, seus bens sequestrados, e nao povo chamar a polícia!Tem que permitir que os próprios ladroes resolvam os crimes?Voce deve estar achando que todo brasileiro é otario, igual a você?
APOIAMOS SIM A VOLTA DOS MILITARES PARA SANEAR A NAÇÃO DO LIXO POLÍTICO E CORRUPTOR QUE AÍ SE ENCONTRA, E COVARDE É VOCÊ ESQUERDISTA….
Procurem saber de algum General que passou pela Presidência no período militar se algum deles saiu com o seu Patrimônio multiplicado ou quem teve dinheiro no exterior nos paraísos fiscais como hoje a maioria desse patifes políticos tem, claro sempre no nome de laranjas ou empresas e ele ou alguém da família como beneficiário. Chega de políticos patifes no poder, o lugar desses verme é apodrecer no xilindró sem a menor piedade e rapar todos os seus bens deixando o patife na maior merda financeira!.
Diante de um judiciário/executivo/legislativo corrompido Intervenção Militar JÁ !
Covarde é esse merda que escreveu essa matéria! Comunista safado que “não passará”. É só mais uma “aproximação sucessiva” que não ficará impune. Tenho pena de seus alunos, que provavelmente não conhecem a história dos governos militares.
Merdas como você que cospe no prato que comeu, não serve nem pra estrume!
Mas só para não deixar que seja esquecido e para os que não conhecem passem a conhecer:
A Petrobrás aumenta a produção de 75 mil para 750 mil barris/dia de petróleo;
BNH Banco Nacional de Habitação;
Banco da Amazônia;
Brasil sai da 47ª posição das potências econômicas e alcança a 8ª posição;
Centro de Lançamentos de Alcântara – MA;
Criação de 13 milhões de empregos;
Construída as maiores usinas do MUNDO: Tucuruí, Ilha Solteira, Jupiá e Itaipú;
Construção de 4 portos {Aratu (BA), do Forno (RJ), Tubarão (ES) e Itaqui (MA)}, e recuperação de outros 20;
Criação da Eletrobras;
Criação da Nucleobras e subsidiária;
Criação da Embratel e Telebras;
Cursos de mestrado e doutorado;
Criação de várias Universidades;
Criação do FGTS, PIS, PASEP;
Criação da EMBRAPA (70 milhões de toneladas de grãos);
Criação da EBTU;
Criação da INFRAERO, proporcionando a criação e modernização dos aeroportos brasileiros (Galeão, Guarulhos, Brasília, Confins, Campinas – Viracopos, Salvador, Manaus);
Construção dos maiores estádios {Rei Pelé (AL), Vivaldão (AM), Castelão (CE), Mane Garrincha (DF), Serra Dourada (GO), Morenão (MS), Verdão (MT), Mineirão (MG), Mangueirão (PA), Almeidão (PB), Pinheirão (PR), Albertão (PI), Batistão (SE)};
Construção de ginásios, conjuntos aquáticos e complexos desportivos em diversas cidades e universidades do país;
Código Tributário Nacional;
Código de Mineração;
Conselho Nacional de Poluição Ambiental;
Criação do banco Central (DEZ64);
Construção de 4 milhões de moradias;
Crédito Educativo (CREDUC);
Corredores de exportações de Vitória, Santos, Paranaguá e Rio Grande;
DATAPREV;
Duplicação da rodovia Rio Juiz de Fora e da Via Dutra;
EMBRAER Brasileira de Aeronáutica S.A.;
EMBRAPA;
ENGESA;
Estatuto do Magistério Superior;
Exportações crescem de 1,5 bilhões de dólares para 37 bilhões;
Estabelecimento de assistência médico sanitária de 6 para 28 mil;
Frota mercante de 1 para 4 milhões de DWT;
Fomento e financiamento de pesquisa: CNPq, FINEP e CAPES;
FUNABEM;
FUNRURAL;
Ferrovia da soja;
IAPAS;
IBDF Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal;
Indústria aeronáutica, naval, bélica e automotiva;
IMBEL – Indústria de Material Bélico;
Implementação do Metrô em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza;
Implementação dos Pólos Petroquímicos em São Paulo (Cubatão) e na Bahia (Camaçari);
INDA Instituto de desenvolvimento agrário;
INPS;
LBA;
Matriculas do ensino superior de 100 mil em 1964 para 1,3 milhões em 1981;
Mais de 10 milhões de estudantes nas escolas (que eram realmente escolas);
MOBRAL;
Pró-alcool (95% dos carros no país);
Programa de merenda escolar e alimentação do trabalhador;
Prospecção de Petróleo em grandes profundidades na bacia de Campos;
Polícia Federal;
Projeto RONDON;
Ponte Rio-Niterói;
PIB de 14%;
Rede Asfaltada de 3mil para 45 mil KM;
Reforma do TCU;
Regulamentação do 13º salário;
Reforma Administrativa, Agrária, Bancária, Eleitoral, habitacional, Política e Universitária;
Rede Ferroviária ampliada de 3mil e remodelada para 11 mil KM;
SNI;
SFH Sistema Financeiro habitacional;
SUDAM;
Usina Angra I e Angra II;
Zona Franca de Manaus.
Esquerdista ao ver uma farda …………………… BORRA nas calças
KKKKKKKKKKKKKKKK
Por isso que eles usam calças na cor marrom…..
Valdir, faltou a perguntinha básica para esses cagões contra os militares: QUER MAIS, BASTA OU CHEGA?
Meu amigo, tudo bem por aí?
Perdi meu celular (deu defeito) e junto foram todos meus contatos, pois não dupliquei no cartão sd.
Por isso não tenho mais te enviado whatsapp.
Grande abraço!
Comunista de mierda tá com medo dos militares, Cagão. Viva a corrupção desses puxadinhos do pt. Corja nojenta e sem vergonha.
Sentindo cheirinho de medo nos esquerdistas subversivos (pleonasmo). Na minha opinião, alguns têm medo dos militares voltarem ao poder e eles terem que trabalhar pra sobreviver, ao invés de escravizar a sociedade honesta e produtiva através de altíssimos impostos e do apoio aos diversos organismos criminosos dos quais fazem parte e/ou suportam. Vivi todo o período do REGIME MILITAR, do primeiro ao último dia e posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que era um Brasil infinitamente melhor sob todos os aspectos que se queira comparar. Não gostaria que houvesse uma intervenção militar, mas entre eles e os esquerdistas (criminosos), a escolha é óbvia.
Grande coisa ter criado a Frente Parlamentar contra a corrupção!!!
Adiantou, por acaso? Mais um do Nordeste.
Quem é contra os militares é porque não teve educação adequada. Não teve família.
É um desequilibrado e preguiçoso.
O pior Hideraldo, é que esse merda se formou em Universidade Federal durante o período dos governos militares. Bons estudos ele teve, e gratuito, pago pelo povo, mas o caráter não é ensinado nas escolas, vem de berço.
Para mim, quem cospe no prato que comeu não serve nem para estrume!
Essa democracia vagabunda que está aí não é uma verdadeira democracia. Se essa “democracia” só beneficia os medalhões da política e da magistratura então que vão embora e façam uma democracia só para eles em outro lugar. Aqui, o povo tem que se beneficiar dos impostos que paga e dos sacrifícios que faz. Se na democracia fajuta em que vivemos isso não é possível então também não queremos democracia.