Preso desde 28 de junho no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, o deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO) inspirou um grupo de manifestantes a levar o “Papuda Móvel” para a Esplanada dos Ministérios na manhã deste feriado de 7 de setembro. Com a linha 171 fazendo o itinerário “Papuda – Congresso”, os responsáveis pela alegoria pediam o fim do voto secreto no Congresso.
Feito de papel, papelão e madeira, o “Papuda Móvel” foi montado de ontem para hoje por integrantes do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC). O intuito, segundo os “motoristas”, é levar para a cadeia deputados federais e distritais enrolados com a Justiça. “Defendemos o combate à corrupção, um serviço público de qualidade e a reforma política”, disse o economista Emerson Santos, integrante do IFC e um dos idealizadores do protesto. O “veículo” acompanhou os manifestantes no trajeto entre o Museu da República e o Congresso Nacional.
Leia também
Em agosto, o plenário rejeitou a cassação do mandato do deputado preso. O voto dos parlamentares ainda é secreto neste tipo de votação, mas depois do episódio a Câmara aprovou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que determina o voto aberto em todas as votações do Congresso, como análise de vetos e indicação de autoridades. Falta agora o Senado votar a medida, mas há resistência na Casa. Senadores querem fatiar a proposta e aprovar o voto aberto somente para casos de cassação de mandato.
Acompanhe os protestos de hoje pelo nosso perfil no Twitter
Veja mais sobre “o Brasil nas ruas”
Publicidade
Fazendo uma cobertura jornalística apartidária e crítica do Parlamento, o Congresso em Foco constata diariamente que os políticos nao são iguais e que, se o Legislativo brasileiro não é o que desejamos, é o que temos – e elegemos. Sem ele, sabemos que não há democracia. Vamos valorizar o que o Congresso Nacional tem de melhor! Vá ao endereço http://premiocongressoemfoco.com.br/ e participe da escolha dos melhores parlamentares de 2013.
Deixe um comentário