Conhecedores dos bastidores da política brasileira, jornalistas que cobrem o Congresso Nacional começaram a votar, nesta terça-feira (8), no Prêmio Congresso em Foco 2015. Os cinco nomes mais votados pelos profissionais de imprensa em cada Casa legislativa serão agraciados nas categorias “Senadores mais bem avaliados pelos jornalistas” e “Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas”. A votação entre os jornalistas continuará até a próxima quinta-feira (10). Nesta terça, duas urnas circularam pelos comitês de imprensa da Câmara e do Senado.
Nas edições anteriores do Prêmio, os jornalistas eram consultados na primeira fase, ou seja, antes da abertura da votação ao público. Dessa forma, a categoria fazia uma espécie de “filtro”: determinava a seleção dos premiados, cabendo ao público definir pela internet a classificação final dos parlamentares. Desta vez, o voto dos jornalistas indicará os premiados em categoria à parte. A votação, que tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), é secreta.
Leia também
Neste ano, a eleição foi aberta diretamente ao público no último dia 20. De acordo com o regulamento do Prêmio, não são elegíveis parlamentares com ações penais ou inquéritos em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o público em geral, a eleição dos melhores parlamentares continua até o dia 20 de setembro.
PublicidadeOs vencedores em todas as categorias serão conhecidos na cerimônia de premiação, marcada para 8 de outubro. A primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco foi divulgada na última quinta-feira (3), indicando a liderança do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) e do deputado Chico Alencar (Psol-RJ) nas duas categorias principais.
Clique aqui para votar no Prêmio Congresso em Foco 2015
A premiação neste ano
Você pode entrar aqui para votar até o próximo dia 20 em qualquer deputado ou senador que exerce ou exerceu mandato na atual legislatura (iniciada em fevereiro), desde que ele – ou ela – não responda a inquéritos ou ações criminais no Supremo Tribunal Federal.
Monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a votação pela internet é cercada de cuidados para evitar qualquer tipo de manipulação. O regulamento permite – e o espírito do projeto, favorável ao desenvolvimento da cultura digital, até estimula – que os parlamentares mobilizem apoiadores e façam campanhas, mas impede a utilização de robôs, perfis falsos ou qualquer outro expediente que possa distorcer os resultados.
Realizada em parceria com o site Vote na Web, a votação digital é feita por meio de utilização de senha do Facebook, do Google Mais ou obtida através de cadastramento direto.
Patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb), o prêmio culminará com um evento em Brasília, no dia 8 de outubro. Haverá premiação em sete categorias cujos ganhadores serão integralmente definidos pela internet. As duas principais homenagearão os dez senadores e os 20 melhores deputados de 2015.
Serão premiados ainda os cinco mais votados pela internet nas seguintes categorias especiais:
Defesa da Cidadania e da Justiça Social, que é apoiada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) e pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz);
Defesa da Agropecuária, com o apoio do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical);
Profissionalização da Gestão Pública, oferecida pelas quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal – Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e Associação dos Servidores do Ipea (Afipea);
Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, categoria apoiada pela APCF; e
Parlamentares de Futuro, que é oferecida pela Ambev e na qual a disputa se dá exclusivamente entre deputados e senadores com menos de 45 anos de idade.
Os cinco deputados e os cinco senadores mais votados pelos jornalistas receberão o prêmio, respectivamente, da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e da Anabb.
Também apoiam o prêmio a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape).
Criado por este site em 2006, o Prêmio Congresso em Foco procura estimular os cidadãos a refletirem sobre o desempenho dos parlamentares e a acompanharem mais de perto as suas ações, reconhecendo ao mesmo tempo a importância do Poder Legislativo em uma democracia. Boa parte da credibilidade da premiação decorre da cobertura jornalística apartidária e independente que sempre marcou o Congresso em Foco. Primeiro veículo de imprensa brasileiro a publicar (em março de 2004) uma lista de políticos com acusações criminais formalizadas na Justiça, fato que deu início a discussão pública sobre os chamados “ficha suja”, o site – assim como a revista que dele se originou – fez várias revelações de impacto a respeito de problemas que hoje deformam o exercício da atividade política no país.
Nossa visão, expressa recentemente em editorial, é de que fiscalizar o poder e punir aqueles que se protegem sob o mandato parlamentar é tão vital para o futuro da democracia brasileira quanto reconhecer os melhores congressistas, que podem contribuir para levar a representação política no Brasil a patamares mais elevados.
Editorial: cadeia para quem precisa, prêmio para quem merece