Com objetivo de descobrir quem o xingou durante um voo que partiu de Brasília rumo a Cuiabá, no último sábado (27), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviará uma representação à Polícia Federal pedindo que o autor das ofensas seja investigado. A informação foi revelada na manhã desta quarta-feira (31) pela jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e confirmada por este site.
Alvo de protestos por passageiros que estavam na mesma aeronave que o ministro, em vídeo que circula na internet e em grupos de WhatsApp, um passageiro diz: “Polícia Federal para ele [Gilmar Mendes]. O amigo do Daniel Dantas, do Aécio Neves”. Mais ao fundo, uma passageira provoca: “Vergonha para família”. Em outro momento do voo, os passageiros entram no coro de “fora Gilmar”. Calado, o ministro apenas sorri, sem rebater às provocações.
Leia também
<< Ministro do STF ouve coro de “fora Gilmar” durante voo; veja o vídeo
“Tomataços”
Em outubro do ano passado, o ministro foi alvo de dois “tomataços”, em ocasiões diferentes, na entrada do Instituto de Direito Público (IDP), instituição de ensino e pesquisas da qual é sócio-fundador. Conforme a Folha de S. Paulo antecipou, Gilmar Mendes também pediu que a PF abra inquérito para investigar o suposto líder do grupo que teria oferecido R$ 300 para quem acertasse um tomate no magistrado.
“Claramente, a intenção do Representado não era a de realizar um protesto pacífico – dentro dos limites do direito à liberdade de expressão –, mas de verdadeiramente ameaçar o Representante e de lhe ocasionar lesão corporal e patrimonial, na medida em que, consoante o texto, (i) o tomataço deveria ser direcionado à sua cabeça e que (ii) foram apostas aspas no vocábulo pacífico – ressaltando, justamente, a violência do ato”, diz parte do texto da representação enviada à PF, que pede que o suspeito “seja penalmente responsabilizado por suas condutas”. O pedido foi enviado à PF no dia 28 de dezembro de 2017.
PublicidadeNo início deste mês, o ministro foi seguido e hostilizado por duas brasileiras pelas ruas de Lisboa, capital de Portugal. Gilmar viaja com frequência para aquele país, onde tem casa.“A gente pede pra Deus levar o senhor pro inferno”, foi o que o magistrado ouviu naquela oportunidade.
Gilmar foi responsável, entre outros casos, pela soltura de figuras conhecidas como o ex-ministro José Dirceu, o empresário Eike Batista, o médico Roger Abdelmassih e o banqueiro Daniel Dantas. No ano passado, o ministro também mandou soltar, duas vezes em menos de 24h, o empresário Jacob Barata Filho, magnata do transporte público do Rio, preso por corrupção. Em 2013, o ministro foi padrinho de casamento da filha de Barata.
<< Gilmar e Moraes são recebidos com “tomataço” em evento no IDP
<< Gilmar Mendes é hostilizado por brasileiras em Portugal; veja o vídeo
A polícia federal vai ter que investigar todo povo brasileiro,,hahhahahahaha,este safado lulinha ladrão vai apelar para você no TSE.
Ora, ministro Gilmar, o que foi que semeou para tantos odiarem sua figura de ministro do Supremo. Foram suas boas ações? Todos viram sua participação ativa junto a Michel Temer. Todos viram o seminário que empreendeu em Portugal, em vésperas do impeachment da Dilma Roussef, para lá conduzindo parlamentares envolvidos na derrubada da presidente.Todos viram o senhor externar opinião fora dos autos. Todos sabem que o senhor tem atividades comerciais na área de ensino jurídico além das funções de ministro das quais parece não dar conta visto o prazo de demora na análise de processos. Ora, ora!
putz chega a me dar ânsia de vômito olhar para os cornos desse sujeitinho desqualificado.
Esse senhor é um típico brasileiro: calhorda, canalha e criminoso. DNA tupiniquim puríssimo !
“Ocasionar lesão corporal e patrimonial”. Menos Gilmar, para de fazer pouco do povo que já está de saco cheio de você. Este suposto processo, é só para intimidar. O povo tem mesmo que zoar esta raça, onde estiverem.
Aécio Neves: Oi, Gilmar. Alô.
Gilmar Mendes: Oi, tudo bem?
Aécio: Você sabe um telefone que você poderia dar que me ajudaria na condução lá. Não sei como é sua relação com ele, mas ponderando… Enfim, ao final dizendo que me acompanhe lá, que era importante… Era o Flexa, viu? [Aécio se referia ao senador Flexa Ribeiro]
Gilmar: O Flexa, tá bom, eu falo com ele.
Aécio: Porque ele é o outro titular da comissão, somos três, sabe?… Né…
Gilmar: Tá bom, tá bom. Eu vou falar com ele. Eu falei… Eu falei com o Anastasia e falei com o Tasso… Tasso não é da comissão, mas o Anastasia… O Anastasia disse “Ah, tô tentando… [incompreensível]…” e…
Aécio: Dá uma palavrinha com o Flexa… A importância disso e no final dá sinal para ele porque ele não é muito assim… De entender a profundidade da coisa… Fala ó… Acompanha a posição do Aécio porque eu acho que é mais serena. Porque o que a gente pode fazer no limite? Apresenta um destaque para dar uma satisfação para a bancada e vota o texto… Que vota antes, entendeu?
Gilmar: Unhum.
Aécio: Destaque é destaque é destaque… Depois não vai ter voto, entendeu?
Gilmar: Unhum. Unhum.
Aécio: Pelo menos vota o texto e dá uma…
Gilmar: Unhum.
Aécio: Uma satisfação para a ban… Para não parecer que a bancada foi toda ela contrariada, entendeu?
Gilmar: Unhum.
Aécio: Se pudesse ligar para o Flexa aí e fala…
Gilmar: Eu falo pra com ele… E falo com ele… Eu ligo pra ele… Eu ligo pra ele agora.
Aécio: …[incompreensível]… importante
Gilmar: Ligo pra ele agora.
Aécio: Um abraço.
Logo
E nada acontece com esta gente!
Pois é. E fica o cara querendo que a PF investigue quem xingou ele.
dois gatunos tramando contra o povo…
Gilmar “Boca de Hipopótamo” Mendes, a PF tem mais o que fazer.
kkkkkkkkkkkkk
A boca é igual!
A PF tem mais o que fazer do que investigar cidadão de bem.Fora Gilmar, seu verme.
A Policia Federal tem trabalho mais importante a fazer, ou seja, investigar os comparsas do Gilmar Mendes, incluindo o Vampiro Temer e Aécio Fuzileiro Nasal. Espero que os próximos senadores eleitos cassem o cargo desse juizeco corrupto.
Ministro pede pra investigar os mais de 200 processos envolvendo políticos que estão no STF esperando prescreverem.
Gilmar quer saber quem o xingou? É simples: o povo. Todo o Brasil estava representado naquele avião.
Lamentável que uma figura pública não se submeta ao mesmo escrutínio desse público. Nós pagamos o salário e as mordomias nababescas desse ministro e estamos mais do que insatisfeitos com seu trabalho.
E ainda fica a pergunta: se Gilmar prender esses que o insultaram, ele mesmo concederá o HC? Questão de coerência…
Pergunto eu à Polícia federal? Um ministro que telefona para um governador acusado de corrupção (Silval Barbosa), oferecendo seus préstimos para falar com o colega (Tofolli) que conduz o processo, para dar uma aliviada na “tramitação processual”, não mereceria ser investigado? Não mereceria ser exonerado? Não mereceria ser preso?
O que as “autoridades” tem a dizer sobre esta pergunta pertinente?
Nada?
Seria melhor, mas muito melhor que a PF investigasse ELE
Gilmar Mendes boca de caçapa FDP…