Figuras carimbadas

Dos 73 parlamentares finalistas do Prêmio Congresso em Foco desde 2006, só 14 concorreram ao voto do internauta nas três edições

 Ser escolhido por jornalistas que cobrem o Legislativo entre os melhores parlamentares que concorrem ao voto do internauta no Prêmio Congresso em Foco é para poucos. Dos 594 congressistas, apenas 73 (12,3%) concorreram à finalíssima do prêmio desde que ele foi criado, em 2006.

Mas estar presente na relação dos finalistas nas três edições da premiação é feito para um seletíssimo grupo. Um feito, mais precisamente, para 14 parlamentares. 

No Senado, 27 senadores figuraram entre os tops pelo menos uma vez nos últimos três anos. Mas apenas cinco foram os mais lembrados em todas elas e, na Câmara, apenas oito deputados (dos 46 citados ao menos uma vez) apareceram na lista submetida ao pente fino do leitor, responsável por determinar a ordem final de classificação dos premiados.

Confira a relação completa

Cada jornalista pôde votar em até 15 deputados federais e, no máximo, dez senadores, ao responder à seguinte pergunta: “Quais os deputados/senadores que melhor representam a população no Congresso Nacional?”. Este ano, pela primeira vez, também apontaram o parlamentar, que na avaliação deles, mais se destacou no combate à corrupção. Avançaram para a finalíssima os 15 senadores e os 25 deputados mais votados por profissionais de imprensa credenciados no Congresso. Nos casos de empate, como este ano, esse número aumentou para 16 e 26, respectivamente.

Sempre destacados

Os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Eduardo Suplicy (PT-SP), Jefferson Péres (PDT-AM, morto em abril deste ano) e Pedro Simon (PMDB-RS) foram lembrados em todas as edições. Eles têm a companhia de Renato Casagrande (PSB-ES), incluído na relação dos senadores mais destacados nos dois últimos anos e também finalista em 2006, quando ainda era deputado.

Já na Câmara, destaque para Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Chico Alencar (Psol-RJ), Fernando Gabeira (PV-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Henrique Fontana (PT-RS), José Carlos Aleluia (DEM-BA) e José Eduardo Cardozo (PT-SP), presentes na votação final das três edições.

Entre os concorrentes deste ano estão, por exemplo, parlamentares que não participaram da legislatura passada e que, portanto, não poderiam ter sido votados na primeira edição do prêmio, em 2006. É o caso, por exemplo, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e dos deputados Ciro Gomes (PSB-CE) e Flávio Dino (PCdoB-MA), finalistas nos dois últimos anos.

Na avaliação dos internautas, os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Luciana Genro (Psol-RS), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Rita Camata (PMDB-ES) foram, em ordem decrescente, os que melhor representaram a população na Câmara em 2008. Já os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foram os mais bem avaliados por sua atuação no Senado. Simon também foi apontado como o parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção. Confira o resultado

A premiação

Todos os 42 finalistas deste ano serão homenageados, em cerimônia a ser realizada na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A solenidade da terceira edição do Prêmio Congresso em Foco será realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, em 1º de dezembro.

As atrações musicais prometem: Samba de Rainha (leia mais), grupo de “samba de raiz” formado por sete belas mulheres paulistanas; e as picapes do DJ Barata (leia mais), músico e baterista brasiliense e um dos “sócios” do Projeto Criolina.

Os três primeiros colocados na Câmara e no Senado, de acordo com a votação na internet, receberão um troféu, especialmente feito pela artista plástica Suzana Gouveia.

Os classificados entre a quarta e a décima posição em cada Casa legislativa (Câmara ou Senado) receberão placas de homenagem. Pela primeira vez, a mesma honraria será entregue aos vencedores da consulta feita entre os jornalistas – o senador Cristovam Buarque e o deputado Gustavo Fruet – e ao parlamentar que mais se destacou na promoção da Justiça e no combate à corrupção, na avaliação do internauta – Pedro Simon. Todos os demais parlamentares submetidos à votação na internet, após passarem pelo "pente fino" dos jornalistas que cobrem o Congresso, receberão diplomas.

Objetivos

Patrocinado pela Brasil Telecom e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2008 tem o apoio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Sindilegis), da Ambev e do Buffet Cristina Roberto, contando ainda com a parceria institucional com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação dos Juízes Federais (Ajufe).

Em sua terceira edição, o prêmio pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano de 2008, valorizar os bons exemplos, estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos e contribuir para formar eleitores mais conscientes.

A premiação, vale acrescentar, em nada muda a proposta editorial do Congresso em Foco de cobrir o Legislativo federal e a política com independência e olhar crítico.

Continuar lendo