Os deputados com parentes na política são maioria em 21 bancadas estaduais. Todos os representantes do Tocantins e do Rio Grande do Norte na Câmara são de famílias de políticos. Entre os maiores partidos, o PSD (78%), o PTB (76%), o PDT (74%) e o PMDB (70%) são os que mais reproduzem a prática na atual legislatura. Mas é do PSDB de Minas Gerais que vem o caso de maior longevidade familiar de que se tem notícia no Parlamento de um país democrático. Aos 87 anos, o deputado Bonifácio de Andrada, que está em seu décimo mandato, representa a quinta geração de um clã que começou a trajetória parlamentar em 1821, ainda nas Cortes Portuguesas, em Lisboa. Lá se vão 196 anos.
Leia também
Descendente de José Bonifácio de Andrada, o Patriarca da Independência, o deputado tucano prepara um filho e um neto para sucedê-lo na Câmara. Desde 1894 não houve uma legislatura sequer em que um Andrada tivesse ficado de fora do Congresso.
“É o DNA que empurraram pra cima da gente e a psicologia do cenário. Tal como o filho de carpinteiro tem mais habilidade para mexer com serrote e martelo, o filho de político também tem para a vida pública”, diz Bonifácio. Da família dele saíram 15 deputados e senadores, quatro presidentes da Câmara, oito ministros de Estado e dois ministros do Supremo, além de governadores, prefeitos e vereadores.
O levantamento revela que seis em cada dez congressistas têm parentes na política. Esse é um dos principais assuntos da nova edição da Revista Congresso em Foco. Para acessar o conteúdo completo da publicação, clique aqui.
Já no PT, o caso mais expressivo é o da família Tatto. O deputado Nilto Tatto (SP) tem quatro irmãos políticos: dois são vereadores em São Paulo, um é deputado estadual e outro foi deputado federal. Procedentes de uma família de pequenos agricultores do Paraná, eles se estabeleceram em uma das regiões mais pobres da capital paulista, a Capela do Socorro, onde começaram a militância na Igreja Católica. Dos dez irmãos Tatto, nove são filiados ao PT.
A regra e as exceções
PublicidadeOs três representantes de dez estados no Senado têm ou tiveram parentes políticos. No DEM, de Ronaldo Caiado (GO) e José Agripino Maia (RN), no PDT e no PR, ninguém foge desse perfil. A mesma situação se repete com 19 dos 22 peemedebistas. Já no PSDB, quem tem a árvore genealógica mais enraizada na política é o senador Cássio Cunha Lima (PB), filho do ex-senador Ronaldo Cunha Lima, pai do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) e parente de quase uma dezena de outras lideranças.
Quatro senadores escolheram em casa os eventuais substitutos: Acir Gurgacz (PDT-RO) e Ivo Cassol (PP-RO) escalaram o pai como suplente; Eduardo Braga (PMDB-AM), a mulher e Edison Lobão (PMDB-MA), o filho. Todos já provaram o gostinho de ser senador.
Dez das 13 senadoras também têm parentesco político. Somente Fátima Bezerra (PT-RN), Regina Sousa (PT-PI) e Lídice da Mata (PSB-BA) escapam à regra. Professora, Fátima é a exceção que confirma a regra em seu estado. “Sou a primeira representante de origem popular do Rio Grande do Norte nos últimos 50 anos. Isso evidencia o quanto o tradicionalismo e o patrimonialismo estão presentes na política. A maioria dessas famílias têm o controle dos meios de comunicação e dinheiro. Não é razoável que o parentesco seja traço marcante na nossa política”, critica.
Congresso, um negócio de família: seis em cada dez parlamentares têm parentes na política
O brasileiro precisa se conscientizar que o jogo político brasileiro é feito por gente da pior espécie que existe no planeta, gente do mal mesmo, tipo Al-qaeda e Estado Islâmico. A diferença é que os terroristas matam centenas de milhares com armas de fogo e explosivos, e os políticos brasileiros matam centenas de milhares roubando o dinheiro público que seria destinados à hospitais, medicamentos, educação, estradas, escolas, universidades, creches, e etc….Sim Sim Sim esses políticos brasileiros assassinos e corruptos merecem ser perseguidos como ratos, eles e seus familiares que nos roubam à décadas e ainda zombam da população.
_ Vassili Zaitsev neles !!!!!
…
um verdadeiro sugador.
Eu moro em MG, estado do deputado Bonifacio de Andrada e Silva.A minha cidade fica no sul de Minas e faz divisa com SP, o municipio se chama Toledo.O que pesa numa eleiçao pra deputado nao é a quantidade de projetos que consegue aprovar, mas os recursos que leva aos municipios atraves das emendas parlamentares.Para quem mora nos municipios, como é o meu caso.Eu nao compartilho desse pensamento, mas a maioria entende que deputado bom é aquele leva recursos para seus municipios e nao os que criam e aprovam seus projetos.
Olá Carlos , sou de MG , Vale do Aço , concordo com seu comentário , hoje temos as redes sociais que vão nos ajudar muito nas próximas eleições . Na próxima eleição não participarei a favor de nenhum candidato , mas farei campanha contra esses pilantras que tem processos na ” justicinha”, que votam em projetos que a acredito ser prejudicial ao povo e a nossa soberania . São sempre os mesmos , Mauro Lopes , Savio Quintão , Delegado Edson e ets , estou de olho no FDP do Newton Cardoso Jr com o projeto de venda de terras a estrangeiros e assim por adiante . Esses que votaram a favor do Temer , votaram a favor da PL 4567/2016 , na Ref Trabalhista ,PEC 55 , recebem subornos do gov Federal e defendem a reforma da previdência etc , são sempre os mesmos pilantras . Um abraço .
Queria saber o que estes parasitas que estão a quase 200 anos mamando na teta da viúva, fizeram para o bem do país e do povo. Vou dizer : NADA, nunca tinha ouvido falar desta chupinzada. Este país necessita urgente de um tribunal de guerra para julgar os traidores da pátria. E pessoal aí do Tocantins e R. G. Norte, pelo amor de Deus, escolham melhor, por favor, pois já trabalhei da minha vida bem uns 20 anos só pagando imposto.
Parasitas…
José Bonifácio de Andrada e Silva
era um homem de caráter e reputação ilibada! Se o descendente dele
continua seguindo os seus passos não vejo problema algum se mantiver a
mesma linha de seu antepassado com moral e integridade! Não existe uma vírgula a falar de José
Bonifácio de Andrada e Silva foi um verdadeiro patriota! Os andradas ajudaram a moldar o BRASIL independente! Bonifácio foi o patriarca da independência e ajudou a construir nossa brasilidade perdida com o golpe republicano! Chegando a ser um dos tutores de Dom Pedro II o maior Estadista que o BRASIL já teve! O seu maior líder!
Alguns acham que é incompetência estar no poder a 200 anos, concordo em parte,temos que pensar como conseguiram, a lógica é que tenha sido com votos, assim sendo eles são competentes, incompetentes foi o gado que deu o aval.
esses patifes,bandoleiros,cafetões do congresso,párias ,são frutos de nossa falta de informação e ignorancia política.
Me digam uma coisa: se vc ta no poder a 200 anos e já ta pondo o neto lá qual seu interesse em mudar as coisas? E estar no poder nos últimos 200 anos é meio que um atestado de incompetência né??!
Do mesmo modo em Pernambuco: a família Campos/Bezerra Coelho/Mendonça….é verdadeira desgraça.
Faltou falar do esquema de previdência do senado. Com um tempo curtíssimo de mandato, o senador adquire direito a aposentadoria vitalícia, o que explica esse negócio de por o pai como suplente ou mesmo um magnata qq que não teria chances sozinho mas banca a eleição de alguém viável para abocanhar a aposentadoria como senador da república [que de res publica nada tem]. Funciona assim: o eleito sai, p. ex, para assumir algum cargo em comissão, o suplente assume (se não me engano, por seis meses) e qdo o titular reassume ele ganha a apô vitalícia. Legal, né?
EU NAO ACREDITO EM PROCESSO DEMOCRÁTICO. URNA ELETRÔNICA É GOLPE, ELES COMPRAM O RESULTADO UM ANO ANTES PARA SE PERPETUAR NO PODER. NAO ACREDITO NUMA IMBECILIDADE TAMANHA DO POVO,
Eu gostaria de saber em quem você votou?!
Da mesma forma que banca de bicho passa de pai para filho, que boca de tráfico passa de pai para filho, vagas no Congresso também passam de pai para filho. Bandidos fazem escola em casa…
Passam de pai para filho por que o povão idiota os elege. Agora pergunto nestas décadas todas de pai para filho fizeram o que pela região que os elegeram. Eu sei a resposta e vc?
Concordo com você,Vladimir Lacerda. Sempre que entro nesse tema com alguém, pergunto: Se vocês forem fazer uma reforma em suas casas, vão pintar o teto e as paredes primeiro e só depois trocar os pisos? Geralmente a resposta é não. E eu pergunto: Por que? E respondem: Porque a sujeira vai estragar o serviço. Ai eu cobro: Como vocês querem manter a limpeza lá em cima se a sujeira vem de baixo? Uma casa se constroi de baixo para cima, um país também. Uma boa estrutura nasce nas bases (municipais), seguindo para as paredes (estaduais) até chegar na lage (federal), a mais pesada e que causa maior tragédia quando cai por falta de uma boa sustentação. Político nenhum nasce pronto, vem se construindo ao longo do tempo por herança familiar, boa posição social e, muitos poucos, pelos trabalhos sociais. Não excluindo, claro, os artistas e atletas que precisam, quem sabe, de um foro privilegiado. Triste, muito triste a falta de interesse do povo para conhecer mais sobre o assunto; mais triste, porém, é a maldade de seus representes escolhidos se apropriarem de seus cargos em benefícios próprios ou de seus comparsas.
Compartilhando a sua resposta: análise perfeita de como se constroem e se formam bons políticos. Respeito quem consegue ser lúcido e reflexivo, em lugar de grosseiro e boçal em suas repostas.
Isso sim é meritocracia desses filhos da puta!
Esqueceram o Aécio, filho e neto de políticos.
E primo também, no caso do Francisco Dornelles, vice-governador do Rio de Janeiro, este parente do Tancredo e do Getúlio Vargas ao mesmo tempo.
Se tem algum grupo responsável por essa sujeira toda, por essa desigualdade social são essas famílias. Eu sou contra esses grupo e empreenderia qualquer ação para tira-los do poder. Trabalhadores uni-vos!
Sim … quem ta no poder a 200 anos e jã ta pondo o neto lã tem ZERO interesse em mudar as coisas
Todos enriqueceram roubando o povo!
10 vezes reeleito sera que alguém se deu ao trabalho de verificar o que esse deputado produziu nestes anos todos? pois e se o povo nao quiser gastar um pouquinho de seu tempo para pesquisar em quem vai votar nada do que esta acontecendo adiantara pois estaremos elegengo esternos Malufs e Bonifacios!
Ao menos 40 anos de vida pública. 14 projetos cadastrados… média arredondada de 3 por DÉCADA. 1 aprovado… 1 projeto em 40 anos.
Deputado • 10˚ mandato • Minas Gerais
Bonifácio de Andrada
Psdb c75b955a1977e4ed797be5fabe4cab70c5783bfe1179fab99269217a9f9fbfd7PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira
14 projetos cadastrados
1 aprovado, 2 reprovados
Votos em 128 projetos
122 sim, 6 não
Pois é. Quanto um peso morto desses já custou aos cofres públicos, ao longo desses 40 anos, a troco de 1 projeto aprovado…
Os brasileiros não sabem o que um deputado deve fazer, logo não podem fazer a análise que você espera.
Sem contar que as urnas são manipuladas…você não pra onde fugir…