No mesmo dia, as duas Casas devem realizar uma reunião para eleição dos demais membros da Mesa Diretora. No Senado, o favorito para o cargo é Renan Calheiros (PMDB-AL). Na Câmara, concorrem à presidência a atual vice-presidente, Rose de Freitas (PMDB-ES), e os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), Ronaldo Fonseca (PR-DF) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), considerado favorito.
Leia também
Renan enfrenta nova investigação no STF
Em silêncio, Renan costura volta à presidência do Senado
A pauta de votações para o início do ano ainda não está definida porque depende do novo presidente, mas a proposta orçamentária da União para 2013 deve ser o primeiro item a ser analisado. No fim do ano passado, a votação foi suspensa após uma decisão do Supremo Tribunal Federal que impediu a análise dos vetos a lei que redistribui os royalties do pré-sal antes da análise de mais de 3 mil vetos presidenciais pendentes de análise.
Orçamento federal será votado em 5 de fevereiro
A troca de comando das duas Casas é determinada pela Constituição que estabelece nova eleição a cada dois anos. O artigo 57 determina a realização de duas reuniões preparatórias a partir do dia 1º de fevereiro: na primeira, é eleito o presidente da Casa; na segunda, os demais membros da Mesa e seus suplentes.
Segundo informou a Agência Senado, os senadores usam, tradicionalmente, cédulas de papel nesta ocasião. Nessas cédulas constam os nomes dos candidatos a cada cargo, de acordo com a indicação dos partidos e pelo critério de proporcionalidade na representação numérica das legendas naquela legislatura. Há também a possibilidade legal de candidaturas avulsas.
O presidente da Mesa não pode ser reeleito para o cargo imediatamente após o encerramento de seu mandato, a não ser que haja uma troca de legislatura, o que não é o caso em 2013. A atual Legislatura (54ª) teve início em fevereiro de 2011 e será encerrada em fevereiro de 2015. Portanto, o atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) não pode ser reeleito. Ele foi eleito presidente em 2009, para um mandato de dois anos. Em fevereiro de 2011, quando teve início na atual Legislatura, Sarney foi eleito novamente.
Com informações da Agência Senado
Deixe um comentário