Avançou no Congresso nesta quarta-feira (8) a Medida Provisória 867, que altera vários pontos do Código Florestal e é alvo de críticas de ambientalistas, que veem no texto brechas para enfraquecer o combate ao desmatamento em propriedades rurais. A comissão mista que analisou a MP aprovou, por 15 votos a 3, o relatório do deputado Sérgio Souza (MDB-PR). O texto agora será apreciado pelos plenários da Câmara e do Senado, e precisa ser votado até o dia 3 de junho para não perder a validade.
Editada pelo governo do ex-presidente Michel Temer no final do ano passado, a MP original apenas estendia o prazo de adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), instrumento pelo qual donos de terras que desmataram além do permitido podem regularizar sua situação mediante um plano de compensação. Ao chegar à comissão, a MP recebeu várias sugestões de alterações – ao todo foram 35 emendas, parte delas acatadas por Sérgio Souza.
O observatório do Código Florestal, rede de 28 entidades que fiscaliza a aplicação da lei, alega que os parlamentares “pegaram carona” no texto de Temer e incluíram vários “jabutis” que comprometem a eficácia da lei. O relator contesta o argumento, afirmando que uma MP pode, por pertinência temática, ser alterada no âmbito da lei [o Código Florestal], e não apenas no dispositivo específico, que era a prorrogação de prazo do PRA.
Leia também
“Inclusive Medidas Provisórias relatadas pela oposição, por membros do Partido dos Trabalhadores, foram muito além do dispositivo inicial”, afirma Sérgio Souza.
>> Projeto no Senado ameaça um terço da vegetação nativa do Brasil, aponta análise
Essa é de interesse dos poderosos e por essa razão vai ser aprovada rapidamente. A reforma da previdência vai ficar na lenga lenga ou vai sofrer tantas emendas que no final não vai reformar nada só vai ficar n a mesma coisa. Assim é com tudo o que é de interesse da população. Essa câmara, assim como o STF das lagostas È UMA VERGONHA!
A situação atual da mineração apresenta novos elementos para amedrontar as gerações futuras quando um caminhão consegue transportar numa viagem 500 t de rocha e cerca de metade vai virar resíduo de rocha triturada numa atividade sempre crescente e contínua enquanto o homem retirar todos os minerais das rochas. Brumadinho tinha uma barragem com 83 m de altura. Existem barragens em volume dez vezes maior que Brumadinho. Como vai ser isto daqui a 100 ou 500 ou 1000 anos se não for feito as correções agora? Os solos levam milhares ou milhões de anos na sua gênese e uma quantidade excessiva de material granular pode nunca ter sustentabilidade e descer uma inclinação de quase 1 km em direção ao oceano . . .
Talvez o GOVERNO esteja esperando a próxima tragédia para começar a tomar as devidas providência tecnológicas para garantir uma mineração segura e sustentável . .. O monitoramento das barragens de contenção de rejeitos minerais não evita os desmoronamentos e nem ajuda as vítimas a se salvarem das catástrofes . . . Os geólogos estão com medo de dizer que o lençol freático dentro da barragem não aponta a ruptura, e não entendem de FLUXO HÍDRICO INSATURADO diferenciado da rocha triturada . .ELES NEM SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO E NEM TEM CORAGEM DE ADMITIR A VERDADE NUA E CRUA . . .
CALAMIDADE – um caminhão da Vale pode transportar de uma vez 500 t de rocha e cerca de metade vira resíduo que vai se acumulando e esperando as condições para um dia DESCER a SERRA MINEIRA como um TSUNAMI PASTOSO engolindo VIDAS INOCENTES e extirpando SONHOS. Sou PhD em solos e este material vai levar milhares de anos para virar solo, pois não terá estabilidade neste regime de chuva abundante que torna o Brasil uma potência agrícola. Estamos triturando as nossas montanhas mineiras entre 800 a 1000 m de altitude de forma irresponsável até que as chuvas copiosas liberem este material abundante que só vai parar no oceano como aconteceu em Mariana e Brumadinho. E m tese, todas as barragens de contenção de resíduos minerais vão ruir. Talvez leve décadas ou séculos, mas quem mora perto dos rios no sistema de drenagem da bacia hidrográfica onde tem minerações nas cabeceiras, o perigo é permanente. CAIO AUGUSTO BRUNO: “Excelente observação parabéns”.
Dois aviões da Boeing 737 Max 8 caíram em menos de um ano matando 350 pessoas e todos os aviões similares pararam de voar. Avião novo e moderno não pode cair matando as pessoas. O PRESIDENTE DO BRASIL DEVERIA PROIBIR IMEDIATAMENTE QUALQUER USO DE BARRAGEM DE REJEITO DE MINERAIS. Então, a cotação sobe e vai cobrir os custos para uma extração mineral que não comprometa o meio ambiente e nem a vida das pessoas vítimas do atraso tecnológico. Temos que atualizar o processo de mineração para um formato vertical onde os rejeitos dos minerais retornem para as cavidades de extração e não comprometam uma bacia hidrográfica inteira. NÃO PODEMOS DESTRUIR O NOSSO PAIS VENDENDO OS NOSSOS MINERAIS TÃO DISPLICENTEMENTE. “Concordo plenamente. Sou Geólogo e trabalho no maior conglomerado de Mineração, Extração de petróleo, Tuneis, Geotermia, são ao todo mais de 2400 Empresas, nenhuma do Brasil. O atraso no Brasil é grande, (25/03/2019) Geólogo Ronald Weiss”
É engraçado falar que sou PhD, pois nem o Presidente da República sabe o que é isto . . .DOUTOR FILÓSOFO em português, pois a FILOSOFIA determina os princípios do funcionamento da ciência (Filosofia da Ciência, Epistemologia, Metafísica, Lógica e História da Ciência). Isto mostra como a baixa escolaridade brasileira é abrangente e afeta até os políticos . . .os Juristas trabalham com as Leis do Homem, mas as Leis da Natureza são mais consistentes. Tenho certeza que não vão LEGISLAR ou JULGAR a LEI DA GRAVIDADE . . . a Lei de Darcy é sobre a transmitância hídrica em meios porosos . . . aprendemos a respeitar a NATUREZA quando bebezinhos nos primeiros passinhos para caminhar e sabemos da punição pela negligência dos passos errados por ignorar a LEI DA GRAVIDADE . . .
Sou PhD em Solos. . Philosophy Doctor. . . . lá nos EUA e o Bill Clinton, Presidente dos EUA foi o orador da minha formatura em 10-05-96 na Penn State Univ. . . . não espalha para o Presidente . . mas, a FILOSOFIA controla os fundamentos da ciência . . . Estou criando uma nova CIÊNCIA, a HIDROTECNOLOGIA. . . uma lacuna de quase um século na Hidrologia dos meios porosos . . .A ciência que vai salvar os MINEIROS da mineração irresponsável, pois ROCHA TRITURADA, não é LAMA e nem solo . . .pode até ser solo um dia se passarmos alguns milhares de anos monitorando as BARRAGENS DE REJEITOS MINERAIS . . .O Bolsonaro é humano e não tem obrigação de saber tudo e temos que ajudá-lo a melhorar o Brasil para todos os brasileiros. . . O FRACASSO POLÍTICO NÃO MELHORA O NOSSO PAÍS . . .Ta certo que ele pisa na bola, mas é o único jogador que temos em campo, e outro 7 x 1 vai doer na alma!
QUALQUER FORMA DE GOVERNO, capitalista, comunista, anarquista, monarquista, etc. com BAIXO ÍNDICE de corrupção e EQUILÍBRIO DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS deve funcionar . . . A NATUREZA NEM É DEMOCRÁTICA. A abelha rainha não é escolhida por votos e as mulheres nem puderam optar se queriam gerar os filhos e amamentar ou caçar e proteger a família. O REI LEÃO vive temporariamente numa família reinada pelas FÊMEAS. HÁ MUITA HIPOCRISIA NA CULTURA HUMANA. Por isso a China vai ser o primeiro país do mundo e acredito que a moda vai pegar! NININHA99: “Adorei sua resposta! Tá na hora de governar. Campanha eleitoral já acabou”. DEMARCELLE; “Esse seu comentário deveria ser exposto em cadeia nacional e reflete o pensamento de muita gente e o meu, parabéns.” GERALDO GOMES: “Qualquer sistema é bom desde que funcione, dando vida digna para a sua população.”
Que essa ameaça nefasta ao futuro da nossa nação seja recusada no plenário! Pelo bem do nosso país e dos nossos filhos.