TV Senado interrompe transmissão da CPI no começo do depoimento de Mandetta

A TV Senado transmitiu a sessão da CPI da Covid na manhã desta terça-feira (4) até o começo do depoimento do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Logo que ele começou a falar, a transmissão foi interrompida para dar lugar à sessão do Congresso Nacional que era presidida pelo senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e reunia apenas deputados federais, já que por causa da pandemia de covid-19, as sessões conjuntas das Casas estão sendo feitas separadamente. O depoimento passou a ser transmitido apenas via Youtube.

Ao saberem da interrupção do sinal, os senadores membros da CPI reclamaram da mudança na transmissão. Eduardo Braga (MDB-AM), pediu que o vice-presidente Randolfe Rodrigues (Rede-AP) intercedesse junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que a CPI voltasse a ser transmitida.

Quando a sessão do Congresso foi encerrada, às 11h55, o depoimento de Mandetta voltou a ser transmitido

O Senado Fedeal informou (leia íntegra abaixo) que as sessões do Congresso Nacional têm precedência sobre as reuniões de comissões temporárias, qualificação na qual se incluem as comissões parlamentares de inquérito.

Pacheco, presidente do Senado, é aliado de Jair Bolsonaro e só instalou a CPI da Covid após determinação do ministro Luis Roberto Barroso, do STF.

Leia a íntegra da nota do Senado

O Ato da Comissão Diretora nº 15/2002 que disciplina os objetivos, o funcionamento e a utilização dos trabalhos produzidos pelos veículos da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, determina a ordem de prioridade para a transmissão ao vivo da TV Senado.

De acordo com o ato, as sessões do Congresso Nacional têm precedência sobre as reuniões de comissões temporárias, qualificação na qual se incluem as comissões parlamentares de inquérito.

Art. 2º Os veículos da Secretaria Especial de Comunicação Social divulgarão, com prioridade, as atividades legislativas e os eventos promovidos no Senado Federal e no Congresso Nacional. (Redação dada pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2009)

  • 1º Para os fins do caput, a cobertura e transmissão ao vivo da TV Senado e da Rádio Senado atenderão à seguinte ordem de prioridade: (Redação dada pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2009)

I - sessões solenes a que se referem os incisos I, II e III do art. 1º do Regimento Comum; (Incluído pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2009)

II - sessões deliberativas e não deliberativas do Senado Federal; (Incluído pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2009)

III - sessões conjuntas com Ordem do Dia; (Incluído pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2009)

IV - reuniões das comissões permanentes e temporárias do Senado Federal, do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal e das comissões mistas; (Incluído pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2009)

V - sessões solenes do Congresso Nacional com objetivo diverso daqueles relacionados no inciso I; (Incluído pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2009)

VI - sessões especiais do Senado Federal; (Incluído pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2009)

VII - atividades da Presidência do Senado Federal, da Mesa e da Comissão Diretora; (Incluído pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2009)

  • 2º As atividades descritas no § 1º que ocorrerem simultaneamente a outra transmitida ao vivo serão gravadas e veiculadas oportunamente. (Incluído pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2009). 

Acrescentamos que a TV Senado dispõe de 8 canais no Youtube, o que permite a transmissão simultânea de reuniões e sessões.

No momento do início da transmissão da sessão do Congresso Nacional, nesta terça-feira (4/05), foi informado que o telespectador poderia continuar acompanhando a transmissão da reunião da CPI da Pandemia, pelo Youtube — https://www.youtube.com/user/TVSenadoOficial. A informação também foi disponibilizada na faixa de notícias na parte inferior da tela.

A população pode acompanhar as reuniões simultâneas realizadas no Senado pelo Senado Multimídia — https://www12.senado.leg.br/multimidia —, portal que disponibiliza os áudios e vídeos de todas as atividades, inclusive para download, e pela página da TV Senado na internet: https://www12.senado.leg.br/tv.

O acesso à transmissão da reunião também é possível pela página da CPI em: https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2441

Outra opção é o sinal disponibilizado no portal Senado Notícias: https://www12.senado.leg.br/noticias/videos/2021/05/ao-vivo-cpi-da-pandemia-ouve-o-ex-ministro-luiz-henrique-mandetta-04-05-2021

Continuar lendo