Em petição apresentada nesta segunda-feira (15) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu a prisão temporária ou preventiva do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Moraes é o relator do inquérito 4781, que investiga os atentados contra o STF.
Segundo Randolfe, a participação do ministro em manifestação pró-governo no último domingo (14) reitera a conduta ofensiva às instituições e demonstra “descaso pela democracia, pela diversidade, pelos Poderes Constitucionais”.
O senador alega que o ministro praticou os seguintes crimes: propaganda pública de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social, incitação de animosidade entre as Forças Armadas e as classes sociais, discriminação racial e difamação do STF. Randolfe também alega que a Lei de Segurança Nacional prescreve como criminosa a conduta de fazer propaganda ou incitações para tentativas de lesionar o regime representativo e democrático.
Além destes crimes, o senador afirma que o ministro praticou crimes de responsabilidade, relacionados ao exercício da função pública, por ter atentado contra a Constituição Federal. Em reunião ministerial de 22 de abril, vídeo que veio a público mostrou que o chefe da pasta da Educação fez ameaças a ministros da Suprema Corte.
> Governo do DF multa Weintraub por não usar máscara em manifestação
“As falas reiteradas de um dos principais ministros do Governo de Jair Bolsonaro é inaceitável e anacrônica. Não se pode permitir, de forma alguma, qualquer tipo de ameaça contra a democracia e contra minorias. O Ministro precisa se compor e aceitar que está sob a égide do Estado Democrático de Direito. Não há espaço para ameaças às instituições e à Constituição Federal”, diz o pedido.
Além disso, o senador também pede a tomada de depoimento de Weintraub e busca e apreensão de
aparelhos celulares e computadores pessoais e de trabalho utilizados por ele, bem como a decretação da quebra de sigilo de seus dados. Com a justificativa de evitar maiores danos às investigações, Randolfe também solicitou afastamento imediato de Weintraub do cargo de ministro da Educação.
O ministro foi procurado para comentar por meio da assessoria do MEC, mas até o momento não enviou resposta. O espaço permanece aberto para eventuais comentários.
> Mansueto negocia saída desde dezembro e aposta em continuidade
Esse Weintraub tem um propósito: a luta ideológica. Luta pateticamente pelo capitalismo contra o socialismo, esposando as ideias de Hayek, aquele guru de Pinochet e Guedes que disse, claramente, que o capitalismo é incompatível com a justiça social e a democracia. Ele defende o regime que é ótimo para o 1%. Hayek, Mises, Bannon, toda a AltRight “americana”, apoiam esse crá pula. Mas o vírus acabou matando toda essa gente. Acabou o neoliberalismo, fachada para o fascismo.
Tinha de ser o tal Randolfe. Nunca vi algo de bom vindo dele.
Votaria em Randolfe Rodrigues para presidente. Parece um sujeito equilibrado, corajoso e consciente.
Acordem, não existe democracia no Bostil! Os ministros do STF, que não receberam um voto popular, fazem o que querem sem prestar contas a ninguém! O Bolsonaro e os militares irão fazer absolutamente NADA! Se o Weintroud for preso, ficará por isso mesmo! Às vezes, acho que seria melhor o Bolsonaro e o Mourão entregarem a presidência para o Rodrigo Maia de vez! Façam novas eleições, entreguem o poder para o Ciro, Haddad, Lula, Doria ou qualquer outro vigarista, assim o Brasil volta a ser o que sempre foi e a mídia para de encher o saco!
Falou bem.
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
invadiram a Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira e entraram em
confronto com a Polícia Militar na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Segundo a PM, 22 policiais ficaram feridos por pedras e pedaços de
madeira arremessados pelos sem-terra.
De acordo com a PM, cerca de 15.000 sem-terra estão espalhados nos
arredores da Praça dos Três Poderes, que interliga o Congresso Nacional,
o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Por volta das
16h30, houve tumulto e a PM usou bombas de gás lacrimogêneo para
dispersar os manifestantes.
A segurança do prédio do Congresso Nacional, que terá sessão noturna
para votar a cassação do mandato do deputado-presidiário Natan Donadon
(RO), foi reforçada. O Palácio do Planalto está cercado por grades de
contenção.
Fake News!
2014, revista Veja.
Com fotinhos, para vc compreender tudo.
Ah tá, há 6 anos! Você poderia ter informado isso desde o início. E segundo o artigo a PM reagiu contra os manifestantes: a PM usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.
Reagiu sim. De levinho. 22 policiais feridos contra só 2 ”cumpanheros”
Não estou vendo fotinha nenhuma, nem mesmo do queiroz.
Digita assim “MST tenta invadir o STF” e V E J A lá no site.
Não vou gastar a minha cota mínima na Veja com isso. Mas, é como sempre acho – os extremos se parecem, e muito.
Esse Weintraub tem um propósito: a luta ideológica. Luta pateticamente pelo capitalismo contra o socialismo, esposando as ideias de Hayek, aquele guru de Pinochet e Guedes que disse, claramente, que o capitalismo é incompatível com a justiça social e a democracia. Ele defende o regime que é ótimo para o 1%. Hayek, Mises, Bannon, toda a AltRight “americana”, apoiam esse crá pula. Mas o vírus acabou matando toda essa gente. Acabou o neoliberalismo, fachada para o fascismo.
Vai pra Cuba ou Venezuela, Ernesto.
Sempre vou, nas férias, mas agora não está sendo possível.
Tem que nomear para Ministro da Educação um milico no estilo Jarbas Passarinho. Aí acaba o oba-oba da imprensa. Ele não vai dar nem entrevista. Como foi feito na Saúde. Pior do que o Maletta não ia ser.
Jarbas Passarinho foi um militar atípico, BEM melhor e capaz que o general que está ocupando a Saúde.
Tem razão. A Educação andou muito bem com ele. Mas a Saúde também está andando muito bem com o Pazuello. Aqui no Rio os hospitais de campanha não sáo mais necessários, o índice de ocupação das UTIs caiu para 64%, mesmo com a péssimo SUS herdado do LulloCabralismo.
Não temos mais Ministério, nem ministro, da Saúde.
Vcs não tem é como pressionar um General. General não é político. Se ferraram nessa.
General tampouco é ministro da Saúde.
AAAhh…. randolfe voz de mocinha… vá procurar um negão pra vc, rapaz!!!!! Cria vergonha nesta cara!!!
Criticar uma pessoa pela voz é o cúmulo da boçalidade.
Boçalidade é vir ENCHER O SACO como o voz de mocinha o faz. Isso é boçalidade. Isso é falta do que fazer. E principalmente isso é SER MAU CARÁTER. Como aliás, é o caso do voz de mocinha que tá mesmo é precisando achar um macho.
Estás apenas confirmando seu alto nível de boçalidade.
“”estás””?? Caramba.. e ainda vem chamar aos outros de boçal?? Putz… mortadela é muito baixo… muito. Não dá!
Aprenda a interpretar textos, ignorante.
Só vozinha??? kkkkkkkkkk
Ha ha ha Senador Ortelino Falo Fino tentado obrigar o HeadEgg a esticar a corda…
Criticar alguém por ser careca e outro pela voz é o cúmulo da boçalidade. Não tem algum argumento? É claro que não: é da direita mais fascista, portanto boçal.
Não basta ter vozinha. Ainda tem pinta….kkkkkk
Já o Careca tem pinta de vilão. Mas pudera, ele é Defensor Perpétuo de uma cooperativa de malfeitores.
???
P C C filho
Advogados defendem qualquer cliente. É um direito de qualquer suspeito e é o ofício do advogado.
Até o Diabo, se for preciso. Desde que ele pague.
Sim, até o diabo e mesmo sem pagamento se for o caso. Para isso temos a Defensoria Pública que em muitos casos presta um excelente trabalho.
Por isso que tá essa m e r d a . Direitos humanos pra bandidos.
Direitos humanos são conquista para todo mundo, fazem parte de uma sociedade civilizada.
Espero que encontre com um deles.
Em fevereiro de 2014 o MST tenta invadir STF em Brasília; PM usa bomba para dispersar manifestantes …
O que disse e fez o senhor Senador Randolfe Rodrigues?!
O acontecido para ele foi “democracia”?!
“Alguem” acusou o MST e as esquerdas que os apoiam de “anti-democraticas” por esse ato no STF?!
Isso se passou na “sede do STF”, eles na epoca “abriram inquerito contra o MST”?!
Brasil e o pais atrasado, onde infelizmente impera a injustica e a “hipocrisia da esquerda”!
MST nunca atentou contra o STF. Invadir não é atentar, é manifestar-se pacificamente. Quem atenta contra a democracia são o Bozo e seus asseclas, tipo 300 que são 30.
PT nunca atentou contra o STF porque nunca precisou, até porque foi o PT quem indicou a maioria dos ministros. Tente um argumento válido. Sua ignorância é assustadora, Ernesto.