> Reformas vivem incerteza no Congresso após novo atrito com Bolsonaro
A aliança é composta por legendas de centro e de direita, mas não reflete necessariamente coesão programática ou de posicionamentos. Algumas dessas legendas, inclusive, afirmam que não se enquadram no Centrão.
Este conteúdo foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato: comercial@congressoemfoco.com.br.
O principal objetivos dos líderes partidários ao comporem o bloco é ter acesso a assentos em comissões da Casa, especialmente a de Orçamento. No novo bloco, cuja formação foi protocolada ainda antes do Carnaval, estão partidos de pouca afinidade ideológica, como, por exemplo, MDB e PSL.
Leia também
Compõem o bloco o PSL, PL, PP, PSD, MDB, PSDB, Republicanos, DEM, Solidariedade, PTB, PROS, PSC, Avante e Patriota.
Líder do novo bloco, o deputado Arthur Lira (PP-AL) ressaltou que a formação do grupo não vai se refletir na distribuição das comissões permanentes, já que esse cálculo leva em conta a composição do início de 2019. “O bloco é harmônico, não tem cunho ideológico nem partidário. Nada impede que outros partidos venham se juntar a nós. Defendemos o orçamento impositivo e ele deve ser partilhado por todos os congressistas”, afirmou ao Congresso em Foco. Segundo ele, a intenção dos partidos é ter maior espaço dentro da Comissão Mista de Orçamento.
Para Toninho Wandscheer (PR), que liderou a bancada do Pros em 2019, a aliança é importante para que o partido, que tem apenas dez deputados, postos em comissões relevantes da Casa. “Não é aliança programática e ideológica, é para acomodar e ter assento em comissões que queremos participar”, afirmou.
Um dos vice-líderes do bloco, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) afirmou ao Congresso em Foco que o grupo buscará afinar seu posicionamento em relação às principais pautas legislativas. Entre elas, a reforma tributária. O deputado é vice-presidente da comissão mista que discute o assunto e preside o colegiado sobre o mesmo tema na Câmara.
O grande objetivo do bloco, segundo ele, é garantir a participação desses partidos na Comissão Mista de Orçamento, por meio das relatorias setoriais e da presidência do colegiado, distribuídas conforme a proporcionalidade das bancadas. A relatoria-geral do Orçamento este ano caberá ao Senado.
Hildo nega, no entanto, que o MDB faça parte do Centrão. “O MDB é um partido que tem uma história muito grande, defende causas como a democracia e o fortalecimento dos municípios. Acho que essa forma de chamar de Centrão é mais uma tentativa de bater na gente. Estamos nesse bloco partidário, mas não nos consideramos Centrão. Esse nome é mais usado para partidos criados sem muita ideologia”, disse.
De acordo com o deputado, o bloco pode discutir o lançamento de candidaturas à presidência da Câmara em 2021. “Mas não há nada definido”, ressaltou.
> Autonomia do BC enfrenta primeiro grande teste no Congresso
Agora o bozo desce as calças
Deus proteja o Brasil!!!
apoio QUALQUER UM contra o BOZO e seus milicianos
Engraçado esse povo que comenta aqui mas não tem coragem de mostrar a cara
Ideologia? Não existe isso no Brasil, aqui o dinheiro é quem manda
Não errem mais, MILITARES!
A farda limpa e honrada combate toga, colarinho branco e trapo vermelho com cheiro de enxofre.
https://uploads.disquscdn.com/images/fe9e153bfa5bc07cbd9577a9744aeaa9a9ae78b053a5d39b5f8288f0f066e7b4.jpg
Centrão é o velho de novo no rabo do povo, ao qual essa CORJA de raposa velha também deveria ter sido interrompida em 1985.
TUDO CORRUPTO
Contas públicas têm superávit recorde de R$ 44,12 bi em janeiro – 27/02/2020
https://uploads.disquscdn.com/images/3448712b0a958c84afda6fec069046bd74b5b961e47257d106f09ed9edd3756e.jpg
Comunista bom é fuzilado, transformado em pó e jogado no mar de CUba, para não contaminar o solo brasileiro.
cadê os resultados do BOZO/JEGUES??????????? só vão culpar o PT por 4 anos???
Quadrilha de terroristas, guerrilheiros, bandidos, gente de moral estragada, PeçonhenTos.
Agora, os militares estão reconhecendo que faltou fuzilamento para esse lixo passado.
E são tão VAGABUNDOS que seus IPs nunca batem com o que mostram nas redes sociais.
Tem registro em cartório dos dados e enviou para os órgãos públicos?
SARDINHA, VOCE DEVERIA ESTAR DENTRO DE UMA LATA BEM ESPREMIDINHO, POIS FALA QUE MDB E PSDB SÃO DE DIREITA, ENTÃO VOCÊ NÃO SABE NADA DE IDEOLOGIA POLITICA.
Desde que votem.. DEPRESSA… as mudanças e reformas que o Brasil PRECISA para sair de vez do buraco onde o desgoverno e a roubalheira do pute nos colocaram… TÁ ÓTIMO!
E a prisão dos eleitores do Haddad ? Temos que focar nisso ou a taxa de criminalidade permanecerá em níveis absurdos !
e o queiroz?? a milcheques BOZO? flávio BOZO e sua loja de chocolates de RACHADINHA??? ADRIANO? “seu” JAIR do 58??? nada a declarar?
Ótimo… Com tudo em cima para aprovar o que quiserem vai ser bem mais difícil culpar a esquerda pelo colapso em que esse país vai entrar.
O Brasil já entrou em colapso faz tempo.
Será mesmo é destruído completamente, nos campos institucional, econômico, político e social.
Outra coisa: com essa quadrilha, digo, “bloco” de 351 picaretas, fica comprovado que o Lula já estava certo desde a época em que foi Deputado Federal constituinte e não aceitou se candidatar a reeleição, afirmando que no Congresso Nacional havia 300 picaretas.
A conta subiu para 351 e, isso são só os declarados.
Pois é… E a educaão não contribuiu para mudar esse quadro, e não contribui até hoje. Brasileiro não participa da vida partidária do país e isso permite que apenas carrascos participem do pleito. E para piorar vota por empatia de torcedor de futebol. Deu no que deu…
Verdade, irretocável!
O Brasil tem partido politico? fala sério.
Congresso, mídia, empresários, setor financeiros, lideres de igrejas evangélicas, entre outros pagaram pra ver a queda de dilma, que nem devia ser eleita, mas todos além negaram todos projetos, retiradas dos incentivos, mini-reforma previdência, mudanças na alíquotas do imposto de renda, etc,etc,