Parlamentares que fazem oposição ao governo Bolsonaro reagiram com fortes críticas aos novos áudios revelados pela jornalista Juliana Dal Piva, no UOL, nesta segunda-feira (5). A partir de declarações da ex-cunhada de Bolsonaro e da esposa de Fabrício Queiroz, as gravações publicadas indicam o envolvimento direto do presidente Jair Bolsonaro em um esquema ilegal de rachadinhas na época em que era deputado federal, de 1991 a 2018. O filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), também foi citado nos áudios.
Líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), escreveu no Twitter que, “aparentemente, a rachadinha é um negócio de família”. “É preciso investigar essa tradição de improbidade, desvio de dinheiro, peculato e corrupção que passa de pai pra filho”, disse.
Leia também
Já o líder do bloco da Minoria na Câmara, deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ),avaliou os áudios como uma “bomba”, por mostrarem que Bolsonaro participava do esquema. “Jair faz agora na presidência da República o que sempre fez como deputado. É um governo de ladrões”, escreveu.
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann (PT-PR), também comentou as novas denúncias na rede social. “Jair, o verdadeiro 01, foi entregue pela ex-cunhada. Era um verdadeiro negócio em família. Quem era usado nem sempre concordava. Pegar salário de funcionário é peculato, é crime, corrupção na veia”, relembrou a parlamentar.
O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP)também se manifestou, de forma sarcástica: “Parece que a segunda-feira não está muito boa para o Jair, hein?”. Já Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que Bolsonaro, “além de genocida, é um político ladrão”. “Esse vai sair do Palácio de camburão”, escreveu, no Twitter.
O senador Jean Paul Prates (PT), líder da Minoria no Senado, também se posicionou sobre o assunto. “Nunca foi pelo povo. Sempre foi apenas por dinheiro”, afirmou. Veja essas e outras reações:
PublicidadeDepois do esquema na compra de vacinas, ex-cunhada de Bolsonaro diz que ele também fazia rachadinhas qdo era deputado e mandou demitir quem não devolvia o salário. O genocida que se criou com discurso de combate à corrupção não tem moral pra continuar nele. Cai seu último apoio.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 5, 2021
Nunca foi pelo povo. Sempre foi apenas por dinheiro. Cunhada de Bolsonaro revela esquema de desvio de verbas. https://t.co/1NlTQE8prD
— Senador Jean (@senadorjean) July 5, 2021
Os áudios são uma bomba porque mostram que Bolsonaro era o chefe, o 01, do esquema montado p/ roubar dinheiro público através de funcionários fantasmas nos gabinetes da família. Jair faz agora na presidência da República o que sempre fez como deputado. É um governo de ladrões.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) July 5, 2021
Aparentemente, rachadinha é um negócio de família. É preciso investigar essa tradição de improbidade, desvio de dinheiro, peculato e corrupção que passa de pai pra filho. https://t.co/nVZmZVQOjq
— Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) July 5, 2021
Jair, o pai, é o verdadeiro 01 e chefe do negócio da família Bolsonaro. Rachadinha é desvio de dinheiro público!
— Henrique Fontana (@HenriqueFontana) July 5, 2021
Parece que a segunda-feira não está muito boa para o Jair, hein?
— Kim Kataguiri 🇧🇷 (@KimKataguiri) July 5, 2021
O caso das rachadinhas, crime de peculato, embolso de dinheiro público, agora tem denúncia da ex-cunhada envolvendo o próprio Bolsonaro. Jair Rachadão.
Bolsonaro, além de genocida, é um político ladrão. Esse vai sair do Palácio de camburão.
— Orlando Silva (@orlandosilva) July 5, 2021
🔴BOLSONARO USAVA MILITAR DA AMAN PARA ROUBAR SALÁRIOS DE SEUS ASSESSORES🔴
Andrea Valle, ex-cunhada de Jair Bolsonaro, contou que um colega dele no Exército e tio dela, o coronel da reserva Guilherme dos Santos Hudson, sacava o do salário da sobrinha no esquema da rachadinha
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) July 5, 2021
Jair agride jornalista mulher, jornalista mulher desmorona Jair.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) July 5, 2021
Agora a ex cunhada ? @jairbolsonaro pic.twitter.com/1dLXCSvlg5
— Alexandre Frota 77 (@77_frota) July 5, 2021
BOMBA
Gravações inéditas indicam envolvimento direto de Jair Bolsonaro no desvio de salário de assessores quando exercia o cargo de deputado federal. Bolsonaro SEMPRE foi corrupto!
— Erika Kokay (@erikakokay) July 5, 2021
> Áudios indicam envolvimento de Bolsonaro em esquema de rachadinhas
> Bolsonaro diz que sem voto impresso, Barroso “terá problemas”
> Após vandalismo, bolsonaristas cobram lei que pode impedir protestos
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
Deixe um comentário