Ao menos dois requerimentos já foram apresentados no Congresso pela instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para apurar o que vem sendo chamado de “Bolsolão”. O esquema, revelado pelo jornal Estadão, indica que parlamentares governistas foram beneficiados por um chamado “orçamento paralelo”.
Segundo o jornal, cerca de R$ 3 bilhões foram liberados para obras e máquinas agrícolas indicadas por deputados e senadores.
Um dos requerimentos é encabeçado pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP) e está em fase de recolhimento das assinaturas necessárias para a instalação da CPI – ao menos 171 (um terço dos parlamentares).
>> Bolsonaro opera orçamento paralelo para aliados, indica jornal
“A criação de orçamento paralelo com execução condicionada à indicação de parlamentares que votam com o Governo configura verdadeira compra de votos e fere gravemente a autonomia do Poder Legislativo e a separação de poderes assegurada na Constituição”, diz o requerimento.
Leia também
Leia a íntegra:
Porém, cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinar a criação da comissão. Nos debates sobre a instalação sobre a CPI da Covid, o alagoano reiterou várias vezes que considera a comissão uma perda de tempo.
De acordo com o Estadão, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) também angaria apoio para tentar instalar uma CPI do Bolsolão no Senado. Nesse caso, são necessárias ao menos 27 assinaturas endossando o requerimento do senador.
A CPI da Covid só foi instalada na Casa por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), cumpriu a ordem da corte, mas sempre se posicionou contra a comissão. Lira e Pacheco foram eleitos ao comando das respectivas Casas com o apoio do governo Bolsonaro.
Nem me refiro aos bozonaristas engajados, mas sim naqueles que pateticamente viam no Bozó o representante da “moralidade” por causa do petismo: sério que achavam que um cara que foi deputado obscuro por quase 30 anos, sem se comprometer com nenhuma causa, a não ser as que lhe interessavam pessoalmente por motivos financeiros e ainda fez com que 3 filhos entrassem pra política partidária, era “honesto”?
PSOL? Próxima..kkkkk
Se depender só desse partido, é uma CPI diferente aberta por semana.
Vão abrir CPI até pra investigar ameaças feitas à vereadora Briocca.
Já desmoralizaram o pedido de impeachment, que eles pedem igual a cafezinho, agora querem desmoralizar a CPI também.
Afinal articulista, são congressistas ou “parlamentaristas” como vc escreveu?…Tá certo que estamos no pior regime parlamentarista do mundo, porque presidente,que presidente?…Precisando aprovar emendas?…Emendas de que?…É surreal isso….Se o regime do Brasil fosse presidencialista de fato, não precisaríamos estar discutindo isso!…Joguem essa Constituição no lixo e reescrevam outra, essa é doida demais!
… Paulo Maluf admitia, na maior cara-de-pau, q roubava mas fazia. Bolsonaro não admite q rouba, claro, mas também não faz. Ou faz muito mal ao Povo. Agora surgem indícios q rouba. Veio à tona o BOLSOLÃO, q é o Mensalão do Cap Cloroquina. Será q rouba? Não sei, mas investigarão (será?). Bem, se esse esquemão é verdade, o Cap Encrenca encrencou-se.
Vim aqui só pra ler o contorcionismo do gado pra defender o indefensável, mas pelo visto faltou capim hahahaha
Ainda estão ruminando mas o capim é cada vez mais duro.
JÁ JÁ aparecem os zumbis “mas o Lulla, o petêeeee” (estágio termina da doença)
Senhores muares. As pessoas falam assim pq na época da roubalheira que acabou com o Brasil vcs se omitiram. Precisamos desenhar?
Ezequiel-sp, hoje roubalheira não existe no governo Bolsonaro? Vcs votaram no Bolsonaro pq queriam que o Brasil fosse diferente, mas hoje defendem a corrupção do clã rachadinha. Se alguém rouba, isso não dá a mim, a vc ou a qualquer político o direito de roubar tbm, mas como vcs se justificam de mais no “E o PT?” “E o Lula?” Pergunto pra vc: Se o “Zé” da empresa onde vc trabalha roubar e vc ver ou ficar sabendo, vc roubará tbm? E vc se justificará dizendo o “Zé tbm roubou”?
É por aí.kkkk
Vc não respondeu minha pergunta. Onde o Sr estava na roubalheira petista e afins,?