O ex-ministro da Cidadania e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) foi internado neste domingo (22) em um hospital de Porto Alegre, após anunciar que testou positivo para o covid-19.
Osmar disse em seu Twitter que está no hospital da PUC do Rio Grande do Sul, fazendo exames de avaliação e fisioterapia complementar no tratamento da doença. O parlamentar disse que quer voltar ao trabalho “o mais breve possível”.
Osmar foi um dos críticos mais ativos contra as medidas de isolamento social apoiadas desde o início da pandemia, antagonizando com o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Após a demissão deste, os rumores apontavam para que Osmar Terra assumisse o cargo, dada sua relação com o presidente Jair Bolsonaro.
Após a disputa da narrativa pelo isolamento social, o deputado e ex-ministro envolveu-se no apoio à Cloroquina e à Hidroxicloroquina para o tratamento da doença. Os dois medicamentos são considerados ineficazes ao tratamento da doença, podendo inclusive intensificar riscos ao tratamento.
O presidente apoiou novamente Osmar Terra neste tema, advogando pelo medicamento – mesmo depois de repetidos ensaios clínicos apontarem a inutilidade do remédio para o coronavírus. Ao descobrir que tinha a doença, há 10 dias, Osmar anunciou que faria uso do comprimido.
Comunico aos que me seguem que testei positivo para COVID-19.Estou bem e sem sintomas.Já Iniciei tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina. Comecei o isolamento em casa e cumprirei minha agenda de forma remota nos próximos dias seguindo as instruções médicas.
— Osmar Terra (@OsmarTerra) November 13, 2020
Em março Osmar chegou a dizer que os casos de covid seriam menores que os de H1N1 no Brasil em 2019 – o que geraria cerca de 3.500 casos de infecção e 800 mortes. Hoje, já são mais de 6 milhões de casos e 167 mil mortos pela pandemia.
> Com covid-19, senadora Kátia Abreu é internada no Sírio Libanês
> Deputados bolsonaristas serão investigados por campanha contra o TSE
Deixe um comentário