“Não podemos deixar que a crise do PSL contamine o plenário da Câmara”, diz Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (17) que briga dentro de partido "sempre existe", mas que os deputados não podem deixar "que a crise do PSL contamine o plenário da Câmara".

> PSL afasta líder do governo da comissão da Previdência dos militares

"Todos nós estamos em uma canoa, que é a recuperação econômica do Brasil, a recuperação dos indicadores de desigualdade e pobreza. Nessa canoa estão todos os deputados e deputadas de todos os partidos, os 513", disse.

Segundo ele, os desentendimentos no partido do presidente Jair Bolsonaro quase contaminaram a votação da medida provisória que alterava a estrutura da presidência da República e da Casa Civil ontem na Câmara – após uma obstrução que uniu o PSL com o PT, PSB, Psol, PDT e PCdoB, a MP foi aprovada no plenário por 314 votos a 14.

"Briga de partido sempre existe. Não é que seja natural, mas acontece. Briga por espaço político, por poder, né? Ainda mais em um partido novo. Novo que eu digo é com muitos deputados novos, que tem eleições que foram construídas de formas completamente divergentes", disse.

PSL em crise

Nos últimos dias, membros do partido do presidente da República têm protagonizado episódios públicos de desavenças. A crise, que já existia nos bastidores da sigla, se tornou pública com um conselho que o presidente Jair Bolsonaro deu para um apoiador na porta do palácio do Alvorada. Na ocasião, o militar da reserva disse para o homem esquecer o PSL e afirmou que o deputado Luciano Bivar (PSL-PE), presidente da sigla, estava "queimado". Em resposta, Bivar disse que Bolsonaro estava fora do partido.

Desde então, troca de farpas estão acontecendo dos dois lados. Bolsonaro e seus aliados têm sido mais ferrenhos; do outro, o presidente do partido, Luciano Bivar, e deputados que não fazem parte da ala mais bolsonarista.

> Major Olimpio deseja expulsão de parlamentares que causaram racha no PSL

> PSL se livrará de xiitas e folclóricos, diz aliado de Bivar

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!