Parlamentares criam frente ‘Bacurau’ em defesa do cinema brasileiro

Deputados e senadores vão lançar nesta quarta-feira (16) uma frente parlamentar mista em Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros. Batizada de frente Bacurau, em referência ao filme de Kleber Mendonça Filho, a iniciativa busca combater os "ataques" à cultura feita pelo atual governo, de acordo com o presidente da frente Tadeu Alencar (PSB-PE).

> Justiça manda Ancine retomar edital de séries com temática LGBT

O lançamento da iniciativa parlamentar está programado para esta tarde, após uma sessão solene em homenagem à atriz Fernanda Montenegro, que completa 90 anos hoje. De acordo com Alencar, ela não virá para a cerimônia porque tem compromissos familiares, mas "ficou muito contente" com a homenagem.

No fim do mês passado, após Fernanda aparecer na capa da revista Quatro Cinco Um vestida de bruxa numa fogueira de livros, a atriz foi criticada pelo diretor da Funarte, Roberto Alvin, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou sentir "desprezo" pela intérprete, além de chamá-la de mentirosa.

Tadeu afirma que a escolha  da atriz nonagenária para ser homenageada no momento que ela sofreu esses ataques foi uma "coincidência infeliz", mas que representa a "sintonia" da intérprete com os"desafios" atuais do Brasil. "Acho que a Fernanda Montenegro espelha como ninguém a resistência feita pelos artistas, pelo ambiente da cultura", diz.

Ele explica que a frente é uma resposta a uma "atitude terraplanista, anti-intelectual e própria dos regimes autoritários" do atual governo. E defende que o cinema e o audiovisual são setores importantes para os brasileiros, tanto social quanto economicamente.

"É algo que tem, não só a vitalidade artista, mas também a expressividade econômica. Representa 0,46% do PIB, cresce 8,8% ao ano, gera mais de 100 mil empregos diretos e 142 mil indiretos" afirma.

> PT quer convocar embaixador para explicar denúncia de censura a Chico Buarque

> Presidente do STF cancela apreensão de livros LGBT na bienal do RJ

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!