Flávio Arns quer entregar parecer do Fundeb até 4ª; votação deve ser em agosto

O senador Flávio Arns (Rede-PR), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) do novo Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb), disse ao Congresso em Foco que pretende entregar o seu parecer até quarta-feira (29).

Arns disse que não vai mudar o mérito do relatório aprovado na Câmara, da deputada Professora Dorinha (DEM-TO), mas que ainda precisa terminar de reler o texto antes de protocolá-lo.

“Já está pronto. Desejo porém reler até amanhã. É fruto de um amplo consenso no Congresso e na sociedade. A partir daí, pronto para a votação”, declarou.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

> Veja quanto cada estado e município deve receber da União no Fundeb

O relatório de Dorinha torna o Fundeb permanente e aumenta de 10% para 23% em seis anos a participação da União no fundo. Do valor financiado pelo governo federal, 5% terá que ser aplicado para ações relacionadas à primeira infância.

O senador afirmou que pauta desta semana do Senado já está preenchida com medidas provisórias e disse que a meta é aprovar a PEC na próxima semana. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), quer aprovar a proposta até a segunda semana de agosto.

“Há várias MPs a serem votadas nesta semana com prazo de validade a ser observado”, afirmou o relator.

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país   

> As últimas notícias da pandemia de covid-19

 

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!