O deputado federal Luiz Lauro Filho (PSDB-SP) faleceu nesta segunda-feira (18), aos 41 anos, em Campinas (SP). Segundo as primeiras informações, o congressista teve duas paradas cardíacas entre a madrugada e a manhã de hoje. Luiz Lauro era suplente e assumiu o mandato quando o ex-deputado Luiz Flávio Gomes (PSB-SP), faleceu no último dia 1 de abril.
O PSDB soltou uma nota de pesar pelo falecimento, onde manifestou “profunda tristeza” pelo falecimento “precoce e repentino do amigo e deputado”.
O governador de São Paulo, João Doria, também prestou homenagem ao parlamentar. Em suas redes sociais ele publicou: “Com pesar, recebi a notícia da morte do jovem deputado federal Luiz Lauro (PSDB-SP). Minha solidariedade aos familiares e amigos. Estou muito triste.”
O presidente do PSDB, Bruno Araújo, também emitiu nota de pesar: “Lamentamos profundamente a morte inesperada do deputado federal Luiz Lauro Filho. Jovem, mas já com ampla trajetória de trabalho pelo bem do Brasil. Conforto à toda a família.”
O deputado se candidatou em 2018 pelo PSB e em dezembro de 2019 migrou para o PSDB. Ele já foi vereador em Campinas, entre 2011 e 2015.
Em homenagem a ele, os vereadores de São Paulo fizeram um minuto de silêncio durante a sessão de hoje.
#SessãoPlenáriaVirtual Os Vereadores fazem agora um minuto de silêncio em memória às vítimas do Covid-19 na Capital e no mundo, também ao deputado Luiz Lauro Filho, ao jornalista Luiz Maklouf Carvalho e ao governador Wilson Braga.
Acompanhe ao vivo: https://t.co/b3e7gKKjx4 pic.twitter.com/SnrPFQPn3p
— camarasaopaulo (@camarasaopaulo) May 18, 2020
Trajetória
Formado em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Economia e Gestão Pública, Luiz Filho iniciou na vida política em 2004 como candidato a vereador de Campinas. Em 2011 assumiu como suplente na Câmara de Vereadores da cidade. Eleito vereador já na próxima gestão, ficou no cargo até se eleger deputado federal, em 2014.
Repercussões nas redes
Diversas autoridades manifestaram pesar pelo falecimento do deputado Luiz Lauro Filho, veja algumas delas:
Com pesar soube da morte do Deputado Luíz Lauro Filho. Ele tinha suas bases em Campinas. Foi coordenador da bancada paulista na última legislatura. Meus sentimentos a sua família. @luizlaurofilho
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) May 18, 2020
Meus sentimentos aos familiares, amigos e colegas do deputado Luiz Lauro Filho. Embora fosse de um partido antagônico ao meu, travou um bom combate, republicano, pautado na ética e nos valores democráticos. Que descanse em paz. 🕯️ pic.twitter.com/5zKX6abf9j
— Nilto Tatto (@NiltoTatto) May 18, 2020
Quero expressar meu profundo pesar pela morte do deputado federal Luiz Lauro Filho (PSDB-SP) e também deixar meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Luizinho, como era conhecido, tinha apenas 41 anos e foi vítima de um infarto. Que Deus reconforte a todos! 🙏🙏
— Cauê Macris (@cauemacris) May 18, 2020
É com pesar que recebo a notícia do falecimento do Deputado Federal Luiz Lauro Filho (@luizlaurofilho) na manhã desta segunda-feira.
É triste receber a notícia do falecimento de uma pessoa tão jovem e cheia de vida. Seu currículo fala por si só e seu legado será único. ⠀
— Alex Manente (@AlexManente23) May 18, 2020
Meus sentimentos de pesar aos familiares e amigos mais próximos do deputado @luizlaurofilho . https://t.co/xE4Bvz2Bcd
— Pedro Lupion (@pedro_lupion) May 18, 2020
Lamento a morte repentina do meu colega de bancada paulista @luizlaurofilho
Minhas condolências aos familiares e amigos próximos 🙏🙏🙏
— Baleia Rossi (@Baleia_Rossi) May 18, 2020
Integra da nota do PSDB
“Consternada, a bancada do PSDB na Câmara manifesta sua profunda tristeza e pesar pelo falecimento precoce e repentino do amigo e deputado Luiz Lauro Filho, ocorrido na tarde desta segunda-feira, em Campinas (SP). Luiz Lauro assumiu o mandato pelo PSDB em dezembro do ano passado, e desde então, foi acolhido com carinho e a admiração pelos seus pares. Era admirado por toda a Câmara desde seu primeiro mandato, de 2015 a 2019, pela sua gentileza, entusiasmo e espírito participativo. Neste momento de dor, a bancada se solidariza e se une em orações com seus familiares e amigos
Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara dos Deputados”
Que trágico! Cadeira maldita?? Cruz Credo!!!
Pensei a mesma coisa… Credo