A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), protocolou na manhã desta quinta-feira (13) uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Hans River do Nascimento, por falso testemunho.
> “Baixaria com características de difamação”, afirma Maia sobre acusações contra jornalista
Assinado também pelos deputados Alessandro Molon (PSB-RJ), Luizianne Lins (PT-CE), Tulio Gadêlha (PDT-PE), Paulo Ramos (PDT-RJ), Natália Bonavides (PT-RN) e Rui Falcão (PT-SP), o documento afirma que, durante audiência nesta terça (11), River “apresentou diversas informações que, posteriormente, viriam a se mostrar inconsistentes ou inverídicas”.
“Além disso, o depoente, que compareceu à CPMI na qualidade de testemunha, negou-se a prestar diversas informações quando questionado por membros daquele Colegiado”, afirma o documento.
A protocolação da representação já havia sido sugerida pela relatora nesta quarta-feira (12), um dia após o ex-funcionário da empresa Yacows, acusada de disparar mensagens em massa durante as eleições de 2018, afirmar que a jornalista da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Mello se insinuou sexualmente para ele, com o intuito de conseguir informações.
Leia também
“Depois do depoimento, houve manifestação da jornalista atacada que contestou ponto a ponto as declarações do depoente, o que constitui no mínimo uma possibilidade de testemunho falso”, disse a deputada na quarta.
“Comuniquei ao presidente da comissão que deveríamos tomar posicionamento, como uma representação ao Ministério Público por falso testemunho. Mas, independentemente das ações da CPI, podemos tomar essas decisões individualmente”, completou.
Antes de Lídice comunicar a sugestão, o senador Humberto Costa (PT-PE) já havia informado aos membros da CPMI que o partido iria apresentar à Procuradoria-geral da República (PGR) uma notícia-crime contra Hans, por falso testemunho.
“Nós queremos, realmente, que haja um processo de averiguação, de investigação e um processo criminal contra ele, que aqui, inclusive, agrediu a reputação de pessoas que sequer estavam aqui para se defender”, afirmou durante a comissão.
Ele também sugeriu que o ex-funcionário da empresa retorne à CPMI depois das averiguações. “No momento adequado, o depoente deve retornar aqui à essa casa, quando nós tivermos de posse da comprovação ou não das informações que aqui ele deu”, disse.
E o tal Rui Falcão não vai ser acusado de racismo e preconceito ao chamar o depoente de favelado ? Isso é quebra de decoro parlamentar, tinha que cassar o mandato desse infeliz, muito pior do que o depoente induzir algo que não aconteceu.
Tudo isso só porque a repórter da foice de sp queria dar o furo pra conseguir um furo!!!!
Falso testemunho, baseado em quê ? É PURA CHICANA, É O FAMOSO CASO DE A MINHA PALAVRA CONTRA A SUA, ESPERANDO QUE A VOZ DO BRANCO PREVALEÇA !!!!
A INCOMPETÊNCIA do PT é algo impressionante. O Rui Falcão queria que a audiência fosse sigilosa porque depois que ele convocou o Hans é que descobriu que o cara foi quem fez os disparos de impulsionamento de sua campanha e ainda cometeu crime de racismo contra o rapaz!
A relatora está querendo acusá-lo com base apenas na mensagem da jornalista, mas sem provas. Primeiro a jornalista tem que ser convocada e apresentar as provas que ela diz ter, e passar por uma acareação com o Hans. Aí sim a relatora poderá denunciar quem eativer mentindo. Seja ele ou a jornalista.
kkkkkk… a repórter da foice de SP.. queria dar o furo pra conseguir um furo!!!!
Quem o convocou perguntou o que quis e ouviu o que não quis. Essa é a base da acusação. A jornalista foi atacada ? Que eu saiba foram alguns deputados que cometeram crime de racismo contra o depoente, que apenas cogitou a possibilidade da jornalista estar sexualmente interessada por ele. Quem sabe ? A questão é o que passou na cabeça dele naquele momento: por qual motivo ele interessaria a ela ? Se por dinheiro ou amizade não foi, o que seria ?
Com base em que?
Tem que denunciar SIMMMMMM !!!!
Inclusive o “parlamentar” que repercutiu as ofensas à jornalista….
Comissão de Ética existe para essas coisas…..
kkkkkkkkkkkkkkkkk… a vontade de vocês de conseguir atingir QUALQUER parte do governo do PRESIDENTE BOLSONARO é muito engraçada. MUITO. E o melhor é saber que independente do que vocês queiram.. O PRESIDENTE BOLSONARO vai continuar governando tranquilamente por DOIS MANDATOS.