Sâmia Bomfim contesta nome em lista de políticos que espalharam fake news

Presente na lista de 26 políticos que teriam espalhado notícias falsas sobre a covid-19, a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) contestou o Congresso em Foco a informação ali contida de que era falsa a informação que ela disseminou.

Na lista, Sâmia aparece por ter postado que a vacina contra H1N1 seria produzida pelo laboratório Sinovac Biotech, o mesmo que produz a vacina Coronavac. De acordo com a lista da CPI, obtida pelo Congresso em Foco, a agência Lupa, de checagem de fatos, afirmou que tais informações seriam incorretas.

“No dia 21 de outubro, dissemos que a vacina da H1N1 que hoje protege os brasileiros contra essa doença foi desenvolvida pela Sinovac Biotech. O laboratório chinês foi pioneiro no desenvolvimento dessa vacina que, inclusive, passou por todos os testes regulatórios da Anvisa. Atualmente, a vacina distribuída pelo SUS é produzida pelo Instituto Butantan. A informação que publicamos é correta. Repudiamos o preconceito embutido no discurso daqueles que negam a coronavac por sua origem chinesa ignorando que foram imunizados por uma vacina também desenvolvida originalmente por um laboratório chinês. Reforçamos nosso compromisso em combater a desinformação e a ignorância”, escreve Sâmia, em nota.

A deputada lista diversos veículos que também afirmam que a vacina é produzida pelo mesmo laboratório. Inclusive o site ONU News, ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

> CPI lista 26 políticos que espalharam fake news sobre covid. Veja quem são

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo