O líder da oposição na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), disse ao Congresso em Foco que a maioria dos parlamentares oposicionistas é contrária à possibilidade de os presidentes Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre disputarem um novo mandato. “A Constituição é clara ao vedar a reeleição na mesma legislatura. O espírito do legislador era evitar que isso ocorresse. Isso foi feito para evitar a eternização dos presidentes da Câmara e do Senado. Há assembleias em que os presidentes ficam por até dez anos”, afirmou.
As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.
Leia também
O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta sexta-feira (4) ação do PTB que contesta a possibilidade de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre de concorrerem a um novo mandato na mesma legislatura, o que é expressamente proibido pela Constituição. Mas há entendimento entre parte dos ministros, assim como da Advocacia-Geral da União, de que o tema é interno do Congresso e, por isso, cabe aos parlamentares decidirem sobre ele.
Davi já está em plena campanha para um novo mandato. Maia atua de maneira mais reservada, mas, caso a reeleição seja autorizada, é dada como praticamente certa sua candidatura.
PT não vai apoiar reeleição de Maia na Câmara, diz líder
A oposição ainda não decidiu como atuará diante de uma eventual disputa entre um candidato de Maia contra o líder do PP e do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), mesmo com o alinhamento de Lira com o presidente Jair Bolsonaro. “Não existe veto a ninguém”, disse André Figueiredo. O importante, segundo André Figueiredo, é que o presidente da Casa atue com independência. “O próprio Maia quando se elegeu tinha o apoio de Michel Temer e do PSL de Bolsonaro. Mesmo assim atuou com independência”, considera o deputado pedetista.
Entidades assinam carta contra reeleição na presidência da Câmara e do Senado
Legal a oposição.
Vão apoiar o candidato do Centrão.
Ainda bem que temos deputados assim, que decidem os destinos do país só pensando no país.
O mundo todo trabalhando para disponibilizar a vacina contra a covid, que certamente, ajudará a por nos eixos a economia mundial, e os nossos políticos brigando por poder, sem falar no negacionismo do nosso presidente e todo o seu grupo de apoiadores e ministros.
É muito triste e preocupante, ver a falta de interesse e a total falta de visão, planejamento e humanidade por parte de nossos políticos, pois a vacina, além de salvar vidas, salvará, também a economia. Infelizmente, o poder cega o ser humano, a tal ponto de não enxergar o óbvio.
Pois é.
Só a oposição que ficou em casa na campanha eleitoral, cumprindo o que determinou a OMS.
Deve ter sido por isso que diminuiu de tamanho.
Que negacionismo ô zumbi ? Tá assistindo muito Glob.lixo, o presidente apenas não quer que tudo pare indiscriminadamente,sem critérios, como querem os esquerdopatas que não pensam no país …..Pra vc a economia a gente recupera depois né ?! É muito fácil falar quando o salário cai na conta. É difícil pros acéfalos DERROTADOS aceitar um presidente patriota.
Ofender as pessoas que discordam da sua opinião é a melhor forma de argumento e intimidação, pois a melhor forma de defesa, pelo menos nesse país, é o ataque.
Lamentável!