Contra desfile de tanques de guerra parlamentares entrarão com ação popular

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), juntamente com a deputada Tábata Amaral (sem partido-SP), entrará com uma ação popular  para tentar barrar o desfile  de tanques, blindados e soldados que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) programou para amanhã na Esplanada dos Ministérios, no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados analisa a proposta do voto impresso.

"É um absurdo gastar recursos públicos em uma exibição vazia de poderio militar. As Forças Armadas, instituições de Estado, não precisam disso. Os brasileiros, sofrendo com as consequências da pandemia, também não precisam. O Brasil não é um brinquedo à disposição de lunáticos", afirmou Alessandro Vieira.

Segundo a deputada Tábata Amaral, "celebrações militares e desfiles de blindados ocorrem de uma forma cotidiano na agenda das Três Armas. Mas isso não deve ser usado como desculpa para que o presidente coloque na rua suas ideias autoritárias. O Brasil é maior do que o Bolsonaro e é importante que as autoridades públicas, inclusive as Forças Armadas, deixem isso claro nesse momento.”

Para o senador, essa é uma provocação inaceitável do presidente, que chegou à forma mais visceral de colocar-se como dono das Forças Armadas. De forma absolutamente inusitada, gratuita e provocadora, o desfile, programado como uma óbvia demonstração de força, tem uma finalidade singela: levar blindados e tanques até a frente ao Palácio do Planalto, onde estarão Bolsonaro e o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, receberão convites para comparecer à Demonstração Operativa, que ocorrerá no dia 16 de agosto, no Campo de Instrução de Formosa (CIF). É a primeira vez em que ao anúncio do evento é precedido de um desfile na Esplanada.

Ricardo Barros, fake news e lucro de farmacêuticas. Confira a previsão da semana na CPI

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo