O Secretário Especial de Cultura do presidente Jair Bolsonaro, Mario Frias, pediu à internautas que votem contra a “Lei Ator Paulo Gustavo” na consulta pública disponível no portal do Senado. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 73/2021 é de autoria da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) e assinado pelo senador Paulo Rocha (PT-PA)
O projeto quer garantir ajuda financeira ao setor da cultura e prevê recurso de mais de três bilhões de reais ( R$ 3.862.000.000,00) existentes hoje no superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC). A nova legislação, se aprovada, destinará maior parte da verba ao setor audiovisual brasileiro.
O PL tem como objetivo expandir o escopo da Lei Aldir Blanc, aprovada no ano passado para socorrer artistas durante a pandemia. No entanto, a matéria encontra oposição não apenas do próprio secretário especial de cultura, como de toda a base bolsonarista.
A contrariedade do projeto é endossada ainda pelo secretário nacional de incentivo e fomento à cultura, André Porciuncula, que disse que o texto “é para tirar o nosso poder de controlar e estabelecer critérios saudáveis para o uso da verba pública da Cultura”.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), disse em seu Twitter que o PL “torna obrigatório repasses da Lei Rouanet” e “joga na lata do lixo” a gestão de Mário Frias na Secretaria.
Senado abriu consulta para o PLP 73/2021, de autoria de senadores do PT,que torna obrigatório repasses da Lei Rouanet e joga na lata do lixo todo esforço de probidade e auditoria da atual gestão do SECULT @mfriasoficial e @andreporci
Vote NÃO, compartilhehttps://t.co/k01JfJ7ert
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) May 21, 2021
O projeto de lei é para tirar o nosso poder de controlar e estabelecer critérios saudáveis para o uso da verba pública da Cultura. https://t.co/fWzp0jBOx4
— André Porciuncula (@andreporci) May 21, 2021
Vote NÃO! https://t.co/G8KlY8nOrP
— MarioFrias (@mfriasoficial) May 22, 2021
Até o fechamento dessa matéria, o placar da consulta pública era de mais de 78 mil votos contrários ao projeto, ante pouco mais de 33 mil favoráveis.
Paulo Gustavo morreu aos 42 anos vítima de complicações da covid-19 no último dia 4 de maio. O ator estrelava, desde 2006, o monólogo “Minha Mãe é Uma Peça”, onde interpretava Dona Hermínia Amaral, uma senhora de meia-idade, divorciada e que se mantinha apegada aos dois filhos, já adultos. A peça acabou rendendo uma adaptação homônima ao cinema – e também um dos filmes nacionais com maior bilheteria na história. As duas sequências, lançadas em 2016 e 2019, foram igualmente bem sucedidas.
> Viagem a Israel discutiu terrorismo estatal, liberdade de culto e missão espacial
Sou contra QUALQUER projeto de lei que gaste 4 bilhões com artistas, dane-se o nome.
Estado não é novela, fique satisfeito com a sua CPI, mortadela.
Vão ficar arrastando mais um cadáver para fazer politica rasteira e indecente. Já não chega o que fizeram com a Mariele ?
Mario “batata frita”. Na globo, todos comiam.
Aqui em SP vai ter uma rua com o nome dele. Rua da bixxxa.kkkk
Do mario fritas?
Também.kkkk
Paulista consegue ser menos lacrador do que o fluminense.
Vc não viu nada ainda.kkk Paulista já foi mais conservador. Hj nem tanto rss
Dá pra ver. Tem um bando de trouxa votando em um cara que está no terceiro casamento, que é praticamente um comunista (vive do estado) e querem ser chamados de conservador… você está certíssimo.
Estamos falando do que mesmo? Rsrs
dos trouxas “conservadores”.
Pensei que fossem dos expertos que quebraram o Brasil economicamente e moralmente.
Você quis dizer: “que estão quebrando o Brasil”.
Se tu é contra vagabundo vivendo de grana do estado deveria ser contra esse projeto também. Não tem coerência nenhuma você.
Lei Paulo Gustavo?
kkkkkkkkk
Que se pode esperar de um governo bozofascista? Quanto à cultura, nada senão a mão ao coldre.
Que cultura?
Não temos mais cultura.
A cultura hoje se resume ao funk, que é uma cópia mal feita do soul americano e ao sertanojo, que é uma cópia mal feita do country americano.
Você é do “sertanojo”? A turma é a do gado do bostonaro.
Sou da turma do rock’n roll, disco music e MPB.
Ouve Caetano, Chico… seu comunista. Tá se fazendo de bolsonarista pra atentar contra o presudente. Saquei.
MPB não é só Cantando.
Chico Buraco era bom de música de protesto.
Pena que não faz mais.
”Derrepente” o vendedor de letras de protesto já morreu.
Pq o PT não faz uma consulta pública pra acabar com o fundo partidário? Ou a diminuição do número de deputado s federais? Kkkk ele gosta de jogar pra galera sempre
Esse projeto absurdo só poderia mesmo ser obra da esquerdalha do pt, do psol ou do pcdob.
O Brasil precisa construir escolas, hospitais, creches, mas NÃO JOGAR DINHEIRO NO LIXO, dessa maneira.
O Brasil poderia construir escolas, hospitais, creches… bastaria ter um bom presidente e não um vagabundo que manda o gado votar não em determinados projetos e não faz nada pelo país. Só criar intriga e disseminar doença e morte.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk….Não se faz olimpíadas com hospitais!
Ha… ha… essa piada já tem quase 5 anos. Estamos em 2021. As olimpíadas foram em 2016. O 7×1 foi em 2014. Você ta fora de tempo.
É velha, mas é atual.
Mostra o que foram os 16 anos de ”gobiernos” seguidos do Lula & Friends.
Se voltar vai repetir a dose.
A dose já está sendo repetida. Não estou vendo evolução nenhuma.
Temos que financiar copa e olimpíadas de novo também.