O Ministério Público deu parecer favorável a Felipe Neto pelo arquivamento de uma investigação policial contra o youtuber por ter chamado o presidente Jair Bolsonaro de “genocida”. No documento desta segunda-feira (3) o promotor Guilherme Macabu afirmou “flagrante ilegalidade praticada pela autoridade coatora”.
🚨 VITÓRIA 🚨
Promotor de Justiça acaba de opinar a favor do Habeas Corpus e o TRANCAMENTO da investigação policial contra mim por chamar o Presidente de “genocida”.
Deixou claro se tratar de “flagrante ilegalidade praticada pela autoridade coatora”.
PublicidadeBjo @CarlosBolsonaro pic.twitter.com/RkWxiBVBO7
— Felipe Neto (@felipeneto) May 3, 2021
Publicidade
Leia também
PublicidadeO promotor considerou ainda que não existe crime na fala de Felipe Neto, pois se trata de opinião, recaindo na liberdade de expressão. No entanto, cabe à juíza Gisele Guida de Faria, da 38ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, acatar o parecer do Ministério Público.
A ação foi movida pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) no dia 12 de março, com base na Lei de Segurança Nacional. A queixa-crime contra o youtuber motivou a criação do grupo do juristas “Cala Boca Já Morreu“. Os advogados defendem gratuitamente todos que são investigados ou processados por criticaram o presidente Jair Bolsonaro.
Pelas redes sociais, parlamentares comemoraram o entendimento do Ministério Público:
Notícia boa! Promotor do Ministério Público do Rio de Janeiro emitiu parecer a favor do Habeas Corpus em investigação que tinha como alvo o @felipeneto por ter chamado o Presidente genocida de genocida. Não vamos aceitar o autoritarismo desses filhotes da ditadura!
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) May 3, 2021
Enfim uma boa notícia: MP deu parecer pelo arquivamento da investigação contra @felipeneto por ter chamado Bolsonaro de genocida. Eu e a @taliriapetrone inclusive representamos contra o delegado Pablo Sartori por reiteradamente abusar de suas prerrogativas a favor de Bolsonaro
— Ivan Valente (@IvanValente) May 3, 2021
> Felipe Neto cria frente de advogados para defender críticos de Bolsonaro
Esse é outro integrante do Twenty Four Reich.