Um pedido de impeachment assinado por mais de 380 lideranças da igreja católica e de diversas denominações evangélicas foi apresentado na tarde desta terça-feira (26) na Câmara dos Deputados. A articulação surgiu a partir de diversos grupos religiosos e o objeto central do pedido é a ação do governo.
Um dos signatários do pedido, o monge beneditino Marcelo Barros – teólogo ligado à Teologia da Libertação – afirmou que Jair Bolsonaro, desde sua campanha, tem se beneficiado da divulgação de notícias falsas e da “utilização absolutamente desonesta da religião, de Deus e da Fé”.
“Um dos gritos dessa força que trouxe o atual presidente ao poder era “Deus acima de todos”. Muitos religiosos e religiosas das mais diversas religiões precisavam vir a público para dizer que não estamos de acordo com esta instrumentalização da religião”, disse.
“Não podemos nos colocar nesta mesma fileira de pastores padres e até cardeais católicos que apoiam o pior, que foram contra a democracia, porque no segundo das eleições [de 2018] não se tratava mais de um partido contra outro; era a democracia, mesmo problemática que temos, ou a barbárie”, afirmou.
Leia também
Barros disse ainda que a ação do governo diante da pandemia, que incentivou ações que levaram pessoas à morte, fez crescer ainda mais a articulação de religiosos que sentiram a necessidade de agir.
“Jesus não assinou contrato de exclusividade com nenhum padre, cardeal ou pastor”, afirmou.
PublicidadeVeja a íntegra do pedido
Hoje resolvi jogar de novo os búzios e as cartas. Os resultados foram semelhantes, ou melhor dizendo: o prazo de validade do Capitão Encrenca vencerá só em Agosto, em vez de Junho. Ainda o ouviremos nos mandar para a putaqueopariu algumas vezes antes de ser despachado prá putaqueopariu.
A religião não é, necessariamente, o ópio do povo. O que a torna tal é seu uso pelos que querem disfarçar a dominação da classe trabalhadora por outra classe, parasitária, com o discurso de que Deus quer assim, persignem-se e resignem-se que na outra vida será melhor. Usam Jesus como garoto propaganda do fascismo, da homofobia (como denunciado com justiça e deboche pelo PdF).
Infelizmente a religião tem sido o ópio do povo. Não por natureza dela, mas no meio do caminho, com a estrutura de sociedade embasada na exclusão social e na ideia de que alguns são privilegiados pelo acúmulo de poder, bens materiais, advindos do trabalho escravo, invasões, grilagem, assassinatos, economia com base na miséria, as religiões perderam seu caminho. Muitos religiosos não, mas as Instituições religiosas adequaram-se ao sistema piramidal de privilégios e distorções desumanas contra os empobrecidos pela economia e pela indústria da crença. Uma pena, pois a ideia de religião está ligada à vida, à libertação, ao despojamento, a irmandade, à comunhão, no entanto a religião e a economia passaram a ignorar esses valores.
Tem sido desde tempos imemoriais quando o primeiro homem criou o primeiro deus.
Ufa!!! Que bom que não estou só. Invocar deuses nas eleições fere o mandamento máximo deles de não citá-los em vão e não ter outros deuses além deles, em particular o monoteísmo é rígido com os falsos profetas que se colocam acima dele como mito. Também fere à constituição pois não há lei maior e o Estado é laico, portanto ao se dizer enviado de deuses os candidatos cometem crime contra a constituição nossa lei maior e a única que deve ser citada pelos candidatos, pois terão que segui-la, portanto sua única referência ao pleitear um cargo eletivo.
O Estado é laico, MAS OS FUNCIONARIOS PUBLICOS NÃO SÃO OBRIGADOS A SEREM ATEUS.
Mas é laico e segue somente à Constituição que orienta a todos. Religião e crença são no âmbito da Religião e crença. Serviço Publico ou qualquer trabalho que recolha impostos é laico porque é financiado por todos independente do que pensam ou sentem. Funcionário público no âmbito do trabalho não tem religião, serve a todos, com respeito e atenção por orientação da Constituição e regimento dos Servidores Públicos, fundamentado na Constituição. Fora do trabalho qualquer um pode expressar o que quiser.
Os hospitais públicos, escolas e universidades publicas, ibram, inmet, Dnocs não recolhem impostos.
E a Constituição é clara, as pessoas têm direto de exercerem sua religião em qualquer lugar do território brasileiro.
Mas eu não disse isso. Estou confirmando a liberdade para todo tipo de crença, no entanto, estou destacando que no desenvolvimento de uma atividade laica, é um trabalho, não deve ser acrescido nada além da relação de trabalho. O tratamento religioso, político, opinião pessoal são dispensáveis não por falta de liberdade, muito pelo contrário, pela liberdade de respeitar o outro e separar trabalho de questões pessoais. Quanto a Hospitais Públicos, Escolas, observe que não recolhem dinheiro. Todas as religiões recolhem dinheiro e tudo que move dinheiro, que “mercadifica”, que enriquece alguém deve ser taxado para não haver enriquecimento ilícito e desproporcional aos outros que recolhem impostos e com isso qualificam a Educação, Saúde, Infra estrutura para todos.
Ninguém obriga ninguém a ser ateu, apenas a razão.
O estado era laico.
Agora existem dois estados, os dois muito religiosos.
O estado religioso do mal, que lógico, é comandado pelo Bolsonaro e seus pastores enganadores.
E o estado religioso do bem, que é o apoiado pela Folha de São Paulo, UOL, Congresso e Fofoco, esses maravilhosos pastores abnegados, os padres das CEBs e claro, Stédile e seu ”exército” e aquela turma que vai à missa todo domingo se confessar, como Haddad, Manuela e etc.
Não vejo que haja mais de um Estado. O que há é o Estado brasileiro regido pela Constituição. Temos sim, muitas lutas internas e díspares de poder advindas dessa estrutura de poder que não consolida-se como democracia após o fim da ditadura militar em 1985.
Não podemos confundir os conceitos. Na estruturação de uma Democracia as lutas internas, ainda confusas de seus papéis latifundiários, empresários, fortunas feitas a partir de mercado de fictícios de papéis, e com isso certas do poder que querem com privilégios.
A imprensa, empresas de comunicação estão nesse meio, assim, com concessões e isenções mamam nesse modelo de ser capitalista com o dinheiro dos impostos. Isso cabe para os empresários de outras áreas. Também para militares, os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário que, tendo o Estado como representante de todos, geraram um Estado que financia ricos servidores públicos que legislam para enriquecer com benesses os empresários nacionais e multinacionais com isenções fiscais que não retornam em bons salários para os trabalhadores.
O MST tem produzido safras significativas em seu movimento. Quanto ao exército vermelho, temos que refletir, pois o exército verde oliva não defende a população mas os interesses dos empresários, então, ao citar, entenda que um exército popular em que todos tenhas armas, regulamentará qualquer negociação com igualdade de poder de armas. Não sendo esse o caminho correto, penso que é melhor distribuir melhor a renda e possibilitar vida digna para todos, prisão aos sonegadores e responsáveis pela ditadura e tortura, em vez de ter que decapitar ricos sonegadores, militares torturadores e religiosos ladrões mercadores da crença por uma força popular real. Se a população tiver armas como defensoras de seus direitos, milícias e traficantes não comandariam comunidades inteiras financiados por deputados, empresários.
Convido você a pensar que as armas de posse pessoal liberadas por bolsonazi são somente e novamente para os ricos que podem comprar e não realmente para o pobre se proteger.
Sinto ser melhor partilhar riqueza do que gerar mortes com armas que servem somente para quem não sabe dialogar.
A Democracia é um bom modelo de existência em comum, sendo que é muito gostoso conversar e pensar juntos em qualquer lugar, num bar, na escola, na universidade, no trabalho, nas igrejas, nas redes sociais e depois cada um voltar para suas casas, terem o que comer, como se abrigar do frio, conversar com seus familiares, dormir em paz e no outro dia tomar café, os filhos irem para escola seja na cidade ou no campo, trabalhar, produzir, todos gostosamente vivendo bem. Não precisamos mais do que isso e a economia vai em frente onde todos podem ir no mercadinho fazer o rancho do mês.
Aqui no Rio temos realmente muitas armas na posse do ”pessoal”.
Esse ”pessoal” inclusive é muito famoso.
São os cidadãos ”prejudicados socialmente”.
Não entendi. Mas de tudo que escrevi para dialogar com você e você muda de assunto numa frase…
Vou te explicar desenhando.
Se você andar com uma reles arma de paintball na rua, a polícia vai te abordar.
Mas os cidadãos prejudicados socialmente, que comerciam o lazer e moram nas ”comunidadjis” exibem guarda-chuvas para quem quiser ver, a qualquer hora do dia.
E a polícia não faz nada, porque eles são muito ”respeitados”
Não desenhou. Fez um rabisco. Não entendo mesmo. Se isso é linguagem de malandro ou codificada não tenho a menor pretensão de saber esse vocabulário. Pelo jeito estabeleci um monólogo pois não há recepção. Que pena.
Frei à ligado à Teologia da Libertação = Petista de batina
Isso é falso, pois nem todo democrata é petista.
Comunista nenhum é democrata.
Felizmente no Brasil não existem comunistas.
O pessoal do PCdoB gosta de ir para a Europa e os USA nas férias.
Passear e fazer compras.
A base do Comunismo é a Democracia: igualdade real para todos. Não confunda conceitos. Seja honesto. Importante os USA como qualquer país é tem sua cultura, sua geografia e suas contradições e lá também tem comunistas, que sabem do erro político estadunidense. Europa a mesma coisa, mas você está sendo desonesto ao dizer isso, pois todos queremos vida digna para todos poderem viver, viajar, fazerem suas compras, conhecer. Sim, ir para África berço da humanidade, Ásia, Rússia, América Latina, Canadá,.. Bons para todos, mas cada país tem suas questões internas e assim que funciona, em movimento, para crescermos e melhorar para todos.
Claro que é.
Vide os países que foram comunistas.
Foram, porque acabou em 1989.
O capitalismo é que é incompatível com a democracia. Isso é reconhecido até por um guru da Escola de Chicago, do Pinochet e do Guedes, o von Hayek. E qual a restrição a viagem para os comunistas? Eles podem ir aonde quiserem. No Brasil temos dois partidos comunistas: o PCB, mais antigo, e o PCdoB.
Deve ser por isso que acabou a Cortina de Ferro, eles se cansaram de tanta democracia.
E os chineses cansaram do Capitalismo, resolver voltar ao modo de produção socialista da Revolução Cultural.
Autoproclamados religiosos PETISTAS honestos, alguns inclusive participaram da vigília Lula Livre em Curitiba, como o caso pastor Inácio Lemke, e do bispo Naudal Alves Gomes, que foi visitar o lula NA CELA e orou com prisioneiro!
Você é Cristão? Leia isso: Mateus 25:36 Quando necessitei de roupas, vós me vestistes; estive enfermo, e vós me cuidastes; estive preso, e fostes visitar-me’. Você sabe o que é isso? Você tem dimensão de sua idiotice? Cuide-se, você não sabe o que diz. Todos que assinaram esse pedido são Cristãos respeitados, com vida cristã, estudos, da maioria de denominações cristãs. Vou esperar sua resposta para ver o nível ser registrado aqui. Para sua arminha os cristãos tem a cruz, uma das arminhas da época.
Ah que conveniente citar a bíblia agora.
Pareça que você é quem não percebeu tua própria idiotice.
Lembra dos bons cristãos PEDÓFILOS chamados de padres e bispos católicos que abusaram sexualmente de menores na igreja?
Refresque sua memória:
https://veja.abril.com.br/brasil/jovens-abusados-por-padres-revelam-seus-dramas-pela-primeira-vez/
E o que dizer dos que praticaram as cruzadas contra 9s muçulmanos, por serem muçulmanos?
NEM LEMBRA DISSO!
Nenhum cristão respeitável apoia a teologia da libertação.
Bem, veja o seu nível, dirigir-se a mim com caixa alta, e realmente ignorando a forma educada e estruturada de minha resposta. Um, citei o evangelho por tratar-se de Cristãos se manifestando. Dois, você tem toda razão quanto aos pedófilos na igreja católica, quanto a inquisição e qualquer outra atrocidade que ocorre no âmbito das religiões, sejam elas quais forem. Três, por necessidade de seu humanismo, cito a ditadura militar e a tortura enaltecidas por bolsonazi, caso você seja mesmo humanista, sabe que não pode estar ao lado de ditadores e torturadores de qualquer natureza. Vejo que você, apesar de ter informações, infelizmente não tem formação e discernimento dos conceitos, das pessoas, das instituições, enfim, de querer construir mesmo uma vida melhor para todos, pois ainda trata de forma generalista e sem critérios éticos de responsabilidade e tem discurso de ódio e agressão. Quatro, veja que você não se identifica o que é incomum em pessoas de bem e com caráter honesto, mas comum entre os covardes.
Quando foi conveniente, o PT soube criar um Ministério da Pesca para colocar o abnegado pescador cristão.
Agora o renega, chamando-o de ”direita”
Lula é cristão.
Ele também vai à missa confessar os seus pecados e comungar todo domingo, como o Haddad e Manuela D’Ávila?
Lula é cristão.
É cristão e comunista também.
Gosta das benesses que só o comunismo proporciona.
Sim. Educação e saúde públicas de alto nível para todo povo. Esportes e cultura (música, dança, cinema, teatro). Lazer. Participação política democrática nas Assembleias do Poder Popular. Eleições livres, sem a influência de qualquer partido (o Partido Comunista não apresenta candidatos) e do poder econômico.
Vai morar lá.
Eu pago a passagem só de ida.
Já morei. E vou sempre que posso. Agora não posso ir por causa da pandemia, mas agradeço sua oferta. Mas meu país é o Brasil, meu povo é o brasileiro.
Se fosse eu não voltava nunca mais.
Fazia igual ao Ernest Miller Hemingway.
Ficava o ano inteiro na praia escrevendo e tomando cuba ”libre”.
Aposto que a maioria não sabe fazer uma simples regra de tres, incluindo o articulista, mas se acham!…Se arvoram em defensores de “Deus”. Não se apressem religiosos , a Arca do Lula já está a caminho,seu amor santo vai ser correspondido, vão ser atraídos com tal força que vão até machucar a testa !…E vão embora cantando hinos e louvores!!!
Da mesma forma que o “cristão” bostonaro não sabe uma oração de cabeça… tem que colocar a colinha na mão.
Não faça isso. Isso é de um nível muito baixo. Essas pessoas se manifestaram. São doutores, teólogos, exegetas, responsáveis. Não seja desonesto a esse ponto.