O ex-presidente Lula fez duras críticas na noite desta quinta-feira (1º) à conduta da pandemia pelo presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista, em dois momentos o petista pediu que Bolsonaro se curvasse à opinião de médicos e cientistas, e chegou a pedir que o presidente “feche a boca”.
“Bolsonaro, quando é que você vai assumir a responsabilidade de parar de brincar e governar esse país?”, questionou durante entrevista ao programa de Reinaldo Azevedo, na BandNews FM. Em seguida, disparou: “Fecha a boca, Bolsonaro!”
Foi a mais ampla entrevista a um veículo brasileiro desde que teve as condenações pela Lava Jato anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), há doze dias. Ao tratar da condução do governo federal, Lula dobrou a aposta contra o atual presidente.
“Espero que o Bolsonaro esteja assistindo nosso programa, o Bolsonaro saber que não tem jeito esse país se não houver um salário emergencial de R$ 600 até terminar essa pandemia, e que essa pandemia só vai terminar quando houver vacina para todo mundo”, disse – e então disparou diretamente: “Então deixe de ser ignorante, presidente. Pare de brigar com a ciência, pare de tentar com seus milicianos. Fale para 220 milhões de pessoas.”
Leia também
O presidente fez um voto de confiança ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas atacou a escolha de Bolsonaro por Carlos Alberto França para o Ministério das Relações Exteriores. Para Lula, França chegou ao posto apenas pela amizadecom a família presidencial.
“Esse cara não tem cacife para ser um ministro das relações exteriores do tamanho do Brasil. Ele podia ter escolhido um embaixador conservador que tem muitos, um embaixador liberal que tem muitos. No entanto ele escolheu alguém que não foi embaixador em nenhum país, e nunca fez nada a não ser trabalhar no setor de cerimonial”, resumiu Lula.
Eleições de 2022
Lula tangenciou alguns temas relativos às eleições de 2022. Questionado se o nome da empresária Luiza Trajano poderia compor sua chapa como vice-presidente, o petista indicou que ela não é cogitada no momento.
“Ela é uma mulher excepcional, e não acredito que a Luiza Trajano se meta na política”, comentou. Para o ex-presidente, é improvável que “uma pessoa que construiu a vida que ela construiu, da forma que ela construiu, que ela vá deixar esse exemplo dignificante de sucesso para se meter na política.”
Lula também se valeu da entrevista para comentar o manifesto de seis candidatos presidenciáveis à eleição de 2022, em prol da democracia – Lula não assinou.
Apesar de aplaudir a proposta, o ex-presidente também revelou certa mágoa: “Sou favorável e aplaudo qualquer manifesto que defenda a democracia. Agora essa gente, todos eles tiveram a chance, em 2018, de deixar a democracia garantida votando no Haddad. Essa gente preferiu votar no Bolsonaro”, afirmou.
O ex-presidente disse que o ano de 2021 não deve ser destinado às discussões políticas sobre o próximo ciclo eleitoral.
“Esse ano é o ano em que todos nós que temos responsabilidade com esse país, que façamos um todo um esforço para conseguir que esse país consiga vacinas para vacinar todo mundo, que a única garantia que nós vamos ter”, disse.
“Temos que garantir a ajuda emergencial para que o povo possa ficar em casa, e que possa comer – e temos que ter ajuda emergencial para que o microempreendedor e o pequeno empresário possam ficar abertos e funcionando. É isso que temos que fazer este ano, prioritariamente.”
> É hora de #Jairembora
> Férias de Bolsonaro custaram R$ 2,4 mi aos cofres públicos, diz governo
Chorem bolsonaristas e extrema-direita do atraso…!!…., LULA VEM AÍ..!!
E pode perder a eleição, viu?
Não dê como favas contadas não.
São 65 milhões de evangélicos contra e o centrão dessa vez está quase todo do outro lado.
https://uploads.disquscdn.com/images/53458f270f872905137e2d92fded01a8517e072e2c541908a13deafc9cb34cb1.jpg
O Ruinaldo Azedo tá cada dia mais parecido com a Dona Catifunda.
Só falta o charuto.
Cala boca ladrãozinho!
Só isso que tem prá dizer, meu caro ???
Estão ficando sem argumentos heim??
As mentiras , as ilicitudes , as maracutaias e os exageros da quadrilha de Curitiba estão vindo á tona a todo momento.
Antes era o maior ladrão do mundo, do planeta, do universo, da via láctica,……
Agora é só um ladrãozinho.
Tem mais uma coisa “Eu não sabia de nada”
Caro Jorjão, já percebi há algum tempo que vc sabe muito pouco!
Só sei que o Lula é Ladrão.
E me basta isso.
Vc se contenta com pouco!
Você nem isso sabe.
Ou se finge de bvrro pra viver.
Fui muito bonzinho, né?
É que não vou perder horas e horas adjetivando tudo, porque a ficha corrida é gigantesca! https://uploads.disquscdn.com/images/e3ff3c9827c17b3f7aca01a7a67b9aa0f084c3f70f162b6121bd3e8110d34d8f.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/69acc95d86a0e874dd8e7cce2706eeca0fece7dc8e659bbddf46545ec19b4e62.jpg
Caro número aleatório, vc tá ficando expert na arte de postar ilustrações pejorativas contras os que pensam diferente de vc , hein??
É. na falta de boa argumentação, vale postar qualquer coisa.
Porem não posso recrimina-lo , pois é a única arma que vc tem!!,
Ah, ia me esquecendo, ficou até bonitinha a caricatura!
Passando pano pra ele, nè?
Inho?
É o Chefe.
Foi uma provocação. Sabia que algum jumento (ADM) ia entrar no meu comentário.
Lembra como era n “O País dos Petralhas”?
Olha que interessante essa explicação sobre o tal livro
O País dos Petralhas é um livro escrito pelo jornalista brasileiro Reinaldo Azevedo.[1] A obra reúne artigos escritos em seu blog hospedado pela versão online da revista Veja e outros publicados no Jornal do Brasil.[2]
No livro, Azevedo analisa criticamente o comportamento da esquerda brasileira, em especial o do Partido dos Trabalhadores (PT). Todavia, o autor não se restringe à esfera da política, discutindo também a ação dos meios de comunicação, a situação do sistema educacional (básico, médio e universitário), o posicionamento da Igreja Católica, entre outros temas.
O título do livro traz o neologismo criado por Azevedo que mistura as palavras petista e metralha, dos Irmãos Metralha, quadrilha das histórias em quadrinhos cujo objetivo único era assaltar o cofre do Tio Patinhas,
numa clara alusão á considerada sanha do Partido dos Trabalhadores em
engordar as caixas do partido com fundos provenientes do erário.
O livro critica também o método de usar a liberdade. Seja o uso
de liberdade das eleições para conquistar o poder ou seja o uso de abaixo-assinados, processos judiciais ou “manifestações espontâneas”
Engordar a caixa do partido…
Processos judiciais, manifestações espontaneas…É igualzinho ao que acontece hoje.
Se o Bolsonaro peidar cheiroso, aqueles dois senadores saltitantes entram com mais um impeachment no $TF.
Você é muito malvado!
Assim eles não vão mais querer discutir contigo.
???????
Já não querem mesmo.
Eu virei tipo um ”escriba”.
Quando ele falam alguma coisa que eu não concordo, eu pesco um artigo e coloco para eles lerem.
E só de fontes muito confiáveis, como UOL, Folha de São Paulo, o Nosso ”Congresso em Fofoco”, O Globo, G1, Extra, Opera Imundi, Carta ”do” Capital
Então não dá para dizer que é fake news.
Né?
Perfeito!
E repare que ao invés de responderem sua postagem diretamente a você, eles respondem para mim.
O pior são coisas tipo ‘r n”, ”nabo”, ”aaauuuuuuu iuuuuuuu”, ”adm” e etc me chamarem de ”robô”….
KKKKKKKKKK
Nos chamarem!
Caro Jorjão, o Acarneirado!
Li as 379 páginas do livro do Reinaldo, lançado ,salvo engano, no final de 2009 ou inicio de 2010. Trata-se de uma obra respeitável do Reinaldo, porém escrito num periodo que ele teve uma breve inclinação em compactuar com os ideais da direita e uma particular desilusão com a esquerda.
Mas veja, lá está somente um retrato de sua visão particular do momento, Momento este que foi breve e logo mudou.
Hoje, pode -se afirmar que ele voltou a sua habitual lucidez, tanto que chamou o ex-presidente para entrevista.
Caro Valdir, li as 379 páginas do livro do Reinaldo, lançado ,salvo engano, no final de 2009 ou inicio de 2010. Trata-se de uma obra respeitável do Reinaldo, porém escrito num periodo que ele teve uma breve inclinação em compactuar com os ideais da direita e uma particular desilusão com a esquerda. Mas veja, lá está somente um retrato de sua visão particular do momento, Momento este que foi breve e logo mudou.Hoje, pode -se afirmar que ele voltou a sua lucidez, tanto que chamou o ex-presidente para entrevista.
Acho que você está endereçando esse ponto à pessoa errada desde que o Jorge Teixeira postou comentário sobre o livro para você. Ou será que se trata de um robô e deu algum “tilt”? Espero que não.
Não , não sou robô não!
Apenas respondi prá vc pois deu a entender ao Jorje que eu não iria querer debater mais com ele.
Adoro a discussão, guardando sempre o devido respeito com as pessoas.
Não tem como debater comigo.
Olha puxa vida, e eu achei que tinha!
Menos mal. Assim se trata de discussões entre pessoas.
O primeiro é de 2008.
Mas tem o segundo de 2012, viu, meu nome robô asserviçado do pt?
Só isso que vc tem a dizer ???
Pesquisou a data correta no buscador da internet , o que não deixa de ser elogiável.
Mas,e se te proibirem de falar em PT ou esquerda como vai se virar??
Pesquisei mesmo.
Não li nenhuma destas duas m3rdas de livros.
Só sei que esse jornalista é tucano de origem, porta-voz de Gilmar Mendes na imprensa e vende opinião para quem quiser pagar.
É só ver o que escrevia antes sobre o pt e o que escreve hoje sobre o pt.
Só deve ter faltado pedir pro lula mostrar a pic@ pra ele ao vivo, já tem, fama de de blch@velha também.
O Joseph Pulitzer o maior jornalista americano de todos os tempos disse da imprensa e cai como uma luva na imprensa esquisofrênica que temos : ” A imprensa com o tempo vai se tornando mercenária, corporativa,corrupta,mesquinha vil…e vai formando um público tão vil quanto ela mesma”
Precisamos que a nova geração de jornalistas sigam outra máxima que diz : O verdadeiro jornalista não tem cor favorita, nem prato predileto, não usa adjetivos, não torce prá time nenhum, não tem religião e principalmente é totalmente apolítico.
Acho que jornalista tem de ser isento e deixar de fazer análises pessoais tendenciosas. Mas não concordo que deva ser apolítico. Isso é impossível. Pelo contrário, ele é essencialmente político. Só não pode contaminar os fatos com viés político partidário.
Amigão.
Aqui é UOL, site patrocinado pelo PT e com 90% de leitores petistas.
Não reflete a realidade do país em lugar nenhum.
É só lacração e o povo da lacração mora em determinados guetos ideológicos, que só o UOL frequenta.