A Embaixada da China no Brasil respondeu aos novos comentários feitos pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) a respeito da responsabilidade do país na propagação coronavírus. A tréplica da Embaixada agrava ainda mais a crise entre o filho do presidente e a representação chinesa no país, que começou com postagens feitas nas redes sociais de Eduardo Bolsonaro na noite de quarta-feira (18).
1-@BolsonaroSP São absurdas e perconceituosas as suas palavras, além de ser irresponsáveis. Não vale a pena refutá-las. Aconselhamos que busque informações científicas e confiáveis nas fontes sérias como a OMS, úteis para ampliar a sua visão.
— Embaixada da China no Brasil (@EmbaixadaChina) March 19, 2020
Depois de o embaixador chinês reagir, ainda na noite de quinta (19) aos ataques feitos pelo filho do presidente, diversas lideranças políticas se manifestaram e pediram desculpas ao país asiático. Entre os que vieram a público se retratar pela fala de Eduardo Bolsonaro estão os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
> Oposição cobra Ernesto por fala de Eduardo contra China e ameaça convocá-lo
PublicidadeEm manifestação oficial, o chanceler Ernesto Araújo afirmou que era a China que devia desculpas ao Brasil.
Depois da repercussão, Eduardo Bolsonaro tentou se explicar afirmando que jamais ofendeu o povo chinês e que tal interpretação é totalmente descabida. Na continuação de suas explicações, o deputado voltou a atacar a China. E foi a esses comentários que a embaixada reagiu no começo da noite com o texto abaixo.
Leia na íntegra a resposta da Embaixada chinesa publicada no Twitter:
“São absurdas e preconceituosas as suas palavras, além de ser irresponsáveis. Não vale a pena refutá-las. Aconselhamos que busque informações científicas e confiáveis nas fontes sérias como a OMS, úteis para ampliar a sua visão.
Os seus argumentos mostram que você não está arrependido pela sua atitude, tampouco ciente dos seus erros. Ao continuar a optar por ficar no lado oposto ao povo chinês, está indo cada vez mais longe no caminho errado. Que dê uma guinada o mais rapidamente possível, já que a história nos ensina que quem insiste em atacar e humilhar o povo chinês, acaba sempre dando um tiro no seu próprio pé.
Sob a liderança do Presidente Jair Bolsonaro, o Brasil está combatendo a epidemia do coronavírus. Como deputado federal, ao invés de contribuir devidamente para esse combate, você tem gastado tempo e energia para atacar deliberadamente a China e espalhar boatos.
Você afirma que foi eleito pelo povo, mas fica a pergunta: será que está cumprindo os seus deveres como deputado? Será que merece a confiança daqueles que votaram em si?”
> Por relação comercial, bancada ruralista defende China e repudia Eduardo
Agora falar a verdade não pode, apoiem ai um país ditador que persegue os próprios cidadãos e tem um monte de sangue nas mãos, o fato é que ele só falou a verdade e ainda temos liberdade de expressão, lá na China ele seria preso ou até morto. Quem acha que ele não tem “cultura” e “civilidade” está sendo apenas um escravo idiotizado de ditadores.
O Eduardo não falou nada mais que a verdade. O governo chines realmente censurou quem primeiro falou sobre este vírus. Está sendo criticado porque desafiou a ditadura do politicamente correto. Por este feito, eu aplaudo o Eduardo. Que a verdade seja dita, doa a quem doer.
Esse bananinha não tem um mínimo de cultura e civilidade. É apenas um boçal, o que parece caracterizar a família.
É interessante ver esquerdistas que não entenderam bosta nenhuma do que o Gal. Mourão disse sobre o Eduardo e replicam o erro de interpretação. Bem típico de quem não tem inteligencia.
Por que esse imbecil não cala a boca? Se não ajuda devia pelo menos não atrapalhar.