O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), vê com ceticismo o encontro realizado pelo presidente Jair Bolsonaro com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para debater a pandemia da covid.
“Talvez a maior preocupação esteja mais em uma fotografia e em uma manchete que deem aparência de ação do que efetivamente viabilizar caminho de superação da crise”, disse Leite ao Congresso em Foco.
>Bolsonaro discute pandemia com Lira, Pacheco, Fux e governadores aliados
O Rio Grande do Sul é o estado que enfrenta uma das situações mais críticas de ocupação de leitos de UTIs durante a crise atual do coronavírus.
Apenas sete governadores participam da reunião desta quarta-feira (24). São eles Ratinho Júnior (PSD-PR), Cláudio Castro (PSC-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Renan Filho (MDB-AL), Marcos Rocha (Sem partido-RO), Wilson Lima (PSC-AM) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). Todos com proximidade com o governo federal. O Congresso em Foco confirmou com três chefes de Executivos estaduais que a definição dos convidados partiu do Planalto e não dos mandatários locais.
Considerado dentro do partido como um dos principais nomes para concorrer à Presidência em 2022, Eduardo Leite criticou a limitação da participação de governadores. “No mínimo limita a capacidade de compreensão sobre o que está acontecendo no país. E dificulta o processo de articulação”.
PublicidadeAparecem na agenda como convidados para o encontro os ministros:
- André Mendonça (Justiça e Segurança Pública);
- Fernando Azevedo (Defesa);
- Marcelo Queiroga (Saúde);
- Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo);
- Augusto Heleno (Segurança Institucional);
- José Levi (AGU);
- Sérgio José Pereira (interino da Casa Civil);
- Ernesto Araújo (Relações Exteriores);
- Paulo Guedes (Economia);
- Tarcísio de Freitas (Infraestrutura);
- Tereza Cristina (Agricultura);
- Milton Ribeiro (Educação);
- Bento Albuquerque (Minas e Energia);
- Fábio Faria (Comunicações);
- Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia);
- Ricardo Salles (Meio Ambiente);
- Gilson Machado (Turismo);
- Wagner Rosário (Controladoria Geral da União);
- Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos);
- Onyx Lorenzoni (Secretaria Geral)
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
e se duvidar depois ele vai dizer que foram os outros que se recusaram a ir, e que assim ele não pode fazer nada.