Com o acirramento das tensões devido a protestos contra e pró-governo no domingo (31), o presidente Jair Bolsonaro recomendou a apoiadores que não se manifestem no próximo fim de semana. Estão previstos para o próximo domingo (7) protestos em todo o Brasil contra o governo.
“Estão marcando um movimento, né? Deixa eles sozinhos do domingo, tá bom? Deixa eles sozinhos”, disse Bolsonaro nesta segunda-feira (1º) a apoiadores no Palácio da Alvorada. A conversa, de dentro do Palácio, foi transmitida pelo Facebook do presidente. Bolsonaro não falou com a imprensa.
> Congresso articula frente democrática contra Bolsonaro
Ontem, além do ato que ocorre todo domingo na Esplanada dos Ministérios com a participação do presidente, também foram realizados protestos pró-democracia e antifascistas em São Paulo, convocados por torcidas organizadas de times de futebol. O ato na Avenida Paulista resultou em confronto entre a tropa de choque da Polícia Militar e manifestantes. Bombas de gás lacrimogêneo foram arremessadas pelos policiais. Torcedores arremessam objetos contra os PMs. Houve troca de ofensas entre o grupo contra e o grupo pró-governo.
Bolsonaro disse ainda aos apoiadores que não é responsável pelos atos. “Eu não coordeno nada, não sou dono de grupo. Não participo de nada. Eu só vou prestigiar vocês que estão me apoiando. Vocês fazem um movimento limpo, decente, pela democracia, pela lei e pela ordem. Eu apenas compareço. Não conheço praticamente ninguém desses grupos”, disse.
Na conversa, Bolsonaro também voltou a defender o afrouxamento do controle de armas para a população e criticou o ex-ministro Sergio Moro por ter, segundo ele, dificultado o porte e a posse de armas de fogo. Segundo ele, o ex-ministro estava alinhado a outra ideologia. “Uma arma legal não é para cometer crime, é para evitar crime”, afirmou o presidente.
Frente democrática
O acirramento das tensões políticas e institucionais fortaleceu a ideia de criação de uma ampla frente democrática. Deputados de vários partidos, de diferentes espectros ideológicos, defendem a necessidade de se deixarem de lado as diferenças políticas e de todos se unirem para evitar a implantação de uma ditadura no país, uma ameaça que eles cada vez mais enxergam nos atos do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.
> Federação defende revogação da Lei Kandir e retorno da competência tributária aos estados
parabéns, ao presidente que pede para seus apoiadores não se manifestarem, para não serem envolvidos em armadilhas e não engrossar o número de pessoas nas ruas. Agora, iremos ver o tamanho e força da oposição.
#ForaBolsonaro!
Se associou aos condenados no mensalão, Roberto Jefferson, Valdemar Costa Neto e o réu Arthur Lira. Deu cargos a aliados dele que vão movimentar mais de 100 bilhões! Cargos no FNDE e hj deu cargo no Banco do Nordeste!
#Democracia!
Infelizmente ele está tendo que fazer isso. Até algumas horas esse pessoal era aplaudido pela oposição ao presidente. Agora que ele resolveu comprar alguns, ficam choramingando. Tenho certeza que caíram numa armadilha, nenhum conseguirá roubar. Terão que trabalhar honestamente, senão cairão em desgraça política.
Vc acha que esses ai passarão a ser honestos pq vão ganhar cargos desse presidente?!! Hj foi condenado o Paulinho da Força e o Arthur Lira tá na berlinda, de novo.
“Infelizmente ele está tendo que fazer isso.”? O que aconteceu com o se ‘gritar pega Centrão”? O que aconteceu com aquela entrevista do Bolsonaro dizendo que se “fosse pra fazer igual aos outros ele não queria entrar”? Ele está se associando a eles pra aprovar qual projeto de grande ajuda ao povo brasileiro? Aguardo esses 3 respostas. Não adianta, ele nunca fez um bom trabalho na vida, nunca foi honesto, nunca teve projeto e vcs estão passando pano e sendo idólatras igual aos lulistas.
Chamam o presidente de DITADOR e GENOCIDA…
Chamam os “Pró-DEMOCRACIA”, de MOVIMENTO DEMOCRÁTICO,mais o que foi noticiado nas mídias foram grupos extremamente AGRESSIVOS, ANARQUISTAS e DEMAGOGOS… Chamam os Movimentos Pró-Presidente, de FASCISTAS…sendo que não se ouviu dizer que eles começaram a confusão generalizada… agora de forma sensata o presidente pede um recuo dos manifestantes PRÓ-BOLSONARO pra evitar mais conflitos.