Nesta quinta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro reagiu à operação da Polícia Federal determinada pelo ministro Alexandre de Moraes para investigar um esquema de disseminação de fake news. O discurso do presidente oscilou entre momentos de proposta de diálogo e outros com clara indicação de uma escalada na tensão institucional.
> Bolsonaro tem rejeição recorde: 43%; base segue em 33%, diz Datafolha
Na parte mais agressiva do pronunciamento, Bolsonaro disse que “ordens absurdas não se cumprem” e que “nós temos que botar um limite nessas questões”. Em determinado momento, o presidente gritou: “Acabou, Porra!”, se referindo a que ele chama de interferência dos outros poderes em seu governo.
Na transição para um tom mais institucional, Bolsonaro tentou focar as críticas à figura do ministro Alexandre de Moraes, não a todo o STF. “Quando alguém do meu lado se desvirtua, eu demito. Já que eles [ministros do STF] não podem ser demitidos, que os colegas conversem com eles”, disse.
Leia também
> Eduardo Bolsonaro defende ruptura institucional. Oposição reage a golpismo
Bolsonaro pediu aos colegas dos outros poderes que busquem o entendimento e que deixem atitudes individuais atrapalharem os assuntos públicos.
PublicidadeNa sequência, o presidente disse que “a democracia é algo sagrado” e repudiou as teses de que pretende dar um golpe.
“Sou o chefe supremo das Forças Armadas. Em nenhum momento disse que as Forças Armadas estão com o presidente, elas estão com o povo, a democracia, a lei e a ordem. Não vão fazer que eu transgrida, que eu me torne um pseudo-ditador da direita. Isso não existe. Irei às últimas consequências contra qualquer um do meu meio que eventualmente pense dessa maneira.
Assista à íntegra do pronunciamento
A verdade é uma só,o STF tem que voltar prá sua casinha!…Parar de perturbar a ordem dos outros poderes, e ainda usam demais a palavra democracia.O Brasil está com excesso de democracia, e históricamente quando isso acontece, a verdadeira democracia vai pro brejo!!! …Democracia se pratica, nem precisa ser mencionada.
Nao se pode contrariar a Rainha Louca ,, ordem judicial nao se questiona se cumpri ,,,
Esse porralôca tem q ser apeado do cargo, seja por impedimento ou seja por interdição. É um incapaz q não respeita as instituições e se comporta como um pretensioso ditadorzinho. Certamente tem problemas existenciais graves. Ele mesmo (e seus filhos) são os maiores adversários de seu governo.
Antes do fim deste ano será substituído pelo Mourão. O Brasil precisa de um governante e não de uma usina de problemas!
Eu sempre respeitei os ditados antigos, pois eles não falham. Tem um que diz:
“QUEM AVISA, AMIGO É.”
Faz tempo que vem sendo avisado: “CUIDADO QUE VAI CHEGAR O DIA DA…”
https://uploads.disquscdn.com/images/7b8e5c65d81258ce976485f49abab763800942053cb70040bd338caa60a30a71.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/271c51222c353a1d4c3cadb32625bfdfaf9796850cc89f4f2af745dca5d9fa4c.jpg
Até que enfim, é preciso enfrentar esses canalhas comunistas do $tf…