Bolsonaro diz que não comprará produtos anunciados na Folha

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) afirmou nesta sexta-feira (29) que não irá comprar mais produtos anunciados na Folha de S.Paulo e aconselhou a população a parar de comprar o jornal. A afirmação foi dada um dia após o governo federal excluir a Folha  de um edital da administração federal para a renovação de assinatura de revistas e jornais.

> Bolsonaro proíbe governo de assinar Folha; veja outras investidas contra a imprensa

“Eu não quero ler a Folha mais. E ponto final. E nenhum ministro meu. Recomendo a todos do Brasil que não comprem o jornal Folha de S.Paulo. Até eles aprenderem que tem uma passagem bíblica, a João 8:32″, disse.

O trecho mencionado pelo presidente é do Evangelho de São João e diz: conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

“A imprensa tem a obrigação de publicar a verdade. Só isso. E os anunciantes que anunciam na Folha também. Qualquer anúncio que faz na Folha eu não compro aquele produto e ponto final. Eu quero imprensa livre, independente, mas, acima de tudo, que fale a verdade”, completou, na saída do Palácio da Alvorada.

Questionado se a medida se tratava de um boicote, Bolsonaro afirmou que “deu o seu recado”. Segundo o militar, a medida visa economizar dinheiro, uma vez que o jornal não serviria “nem para forrar o galinheiro”. As informações são do Globo.


Edital sem a Folha

O documento publicado ontem prevê um gasto de R$ 194.393,64 para acesso online de jornais e revistas. Entre os veículos habilitados no edital estão o Globo, o Estado de S. Paulo, o Valor Econômico, a Veja e a Época, além de periódicos internacionais, como o The New York Times e a revistaThe Economist.

De acordo com o edital, a assinatura dos jornais e revistas tem a intenção de fornecer “subsídios fundamentais para a tomada de decisões da Presidência da República, além de possibilitar a tempestiva produção de contrarrespostas, tendo em vista que as ações deste órgão são continuamente matérias de divulgação ampla na mídia nacional”.

> 7 vídeos que impactaram o governo Bolsonaro e o Congresso na semana

> Jair Bolsonaro volta a atacar a imprensa em live

 

Folha de S. PauloimprensaJair Bolsonaro