O presidente Jair Bolsonaro publicou no Twitter, na noite do último sábado (8), uma mensagem afirmando que o governo não terá recursos para pagar benefícios se o Congresso não aprovar o PLN4, projeto que abre um crédito suplementar de R$ 248,9 bilhões para o Executivo. A expectativa do Parlamento é votar o texto nesta semana.
Caso o projeto não seja aprovado, segundo Bolsonaro, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que atende a idosos e pessoas com deficiência em situação de miserabilidade, terá que ser suspenso já no próximo dia 25, e outros repasses, como o Bolsa Família, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Plano Safra também serão interrompidos nos próximos meses.
“Acredito na costumeira responsabilidade e patriotismo dos deputados e senadores na aprovação urgente da matéria”, afirmou o presidente na rede social. Na última quarta-feira (5), depois de fracassar a tentativa para um acordo sobre o parecer do deputado Hildo Rocha (MDB-MA) ao PLN4, o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Marcelo Castro (MDB-PI), suspendeu até a próxima terça-feira (11) a discussão do assunto no colegiado. Enquanto isso, os parlamentares fizeram uma sessão contunta para analisar 23 vetos presidenciais que trancavam a votação do projeto de crédito suplementar, mas três destes vetos ainda ficaram pendentes de análise.
Segundo a equipe econômica do governo, a autorização do Congresso para esse crédito extra é fundamental para garantir o pagamento de subsídios e benefícios assistenciais sem descumprir a chamada regra de ouro, que impede a emissão de dívida para pagar despesas correntes, como salários.
A expectativa do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, é de que os Parlamentares votem a matéria até o dia 15 de junho, caso contrário o Plano Safra 2019/2020 também será afetado, uma vez que, sem crédito garantido, não pode sequer ser anunciado.
> CMO adia análise de crédito extra para não derrubar ‘regra de ouro’
Para eles não falta dinheiro, isso vai da rolo
Está claro que a oposição e o CENTRÃO irão fazer de tudo para não aprovar os projetos do presidente Jair Bolsonaro que irão contribuir para o crescimento do seu governo. Mas tem um detalhe, se pensam que irão prejudicar o presidente Jair Bolsonaro, eles estão redondamente enganados, simplesmente porque eles estão na verdade é prejudicando o Brasil e em consequência o povo tão sofrido do nosso país. Com certeza o povo irá dar o troco para eles na próxima eleição de 2022. Até porque, o povo cansou de tantas patifarias na política Nacional e depois da Lava Jato, o povo está mais atento no que está acontecendo na política e por isso, ele está de olho no que está acontecendo na política, principalmente no Congresso Nacional.
SE OS LADRÕES DO CONGRESSO NÃO SUPLEMENTAREM O GOVERNO, POR QUESTÕES POLÍTICAS, COM ESTE CRÉDITO, SIMPLISMENTE O GOVERNO NAO PAGA.
Eis o motivo porque muitos politiqueiros neste Congresso são absolutamente inúteis, totalmente descartável, pois nem parece que são “brasileiros comprometidos com o melhor para o país e a sociedade”, só pensam no$ intere$$e$ dele$ e do grupo, o resto que se dane. Devemos guardar bem o “nome dos politiqueiros e não importa a sigla” para “dar um belo chute no traseiro” desses vermes nas próximas eleições de Vereador até Senador, aliás já começou na última eleição e “não caiu a ficha” para esses politiqueiros. Aguardem!.