O presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai vetar o projeto de lei que facilita a compra e o arrendamento de terra por estrangeiros caso o projeto que trata do assunto, aprovado há duas semanas pelo Senado, passe pela Câmara. A posição do presidente coincide com a do PT e de ONGs ambientalistas, como o Greenpeace, diversas vezes atacadas pelo presidente. Em transmissão semanal ao vivo pelas redes sociais, Bolsonaro classificou a proposta como antipatriótica e disse que não deixará o Brasil ser vendido a estrangeiros.
“Você acha justo vender terras aqui para estrangeiros? Se você vender terra para estrangeiro ele nunca mais vai revender para ninguém, vai ser território dele”, afirmou. “Não pode acontecer isso no Brasil. Passou no Senado… vai para a Câmara, se a Câmara aprovar tem o veto meu. Aí o Congresso vai derrubar ou não o veto. Falta patriotismo para nós. Não podemos permitir que o Brasil seja comprado”, emendou.
Leia também
O projeto do senador Irajá Abreu (PSD-TO) foi aprovado após articulação entre a bancada ruralista e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O texto prevê a dispensa de autorização para a compra ou posse de imóveis com áreas de até quinze módulos fiscais por estrangeiros. Cidadãos ou empresas de outra nacionalidade poderão comprar essas áreas rurais até o limite de 25% do território do município. Também terá de ser observada a função social da propriedade. “Ele [estrangeiro] vai comprar terras e municípios que ele sabe de uma forma ou de outra o que tem no subsolo”, criticou o presidente ainda em sua live. Bolsonaro lançou uma enquete em suas redes sociais sobre o projeto.
A proposta estabelece restrições para terrenos na região da Amazônia e também em áreas de fronteiras – casos em que será necessário aval do Conselho de Defesa Nacional.
Senado aprova projeto que facilita compra de terras por estrangeiros
Publicidade
Democracia é meu ovo esquerdo, por causa dessa porra de democracia vejas os presidentes que foram eleitos pelo povo… Não tem um que preste..
Parabens Presidente pelo veto, se o poder legislativo insistir, eles tem que abandonar a camara e o senado, nem que for a bala, mas serão expulsos…
O poder legislativa vota como julgar melhor, isso se chama democracia.
`so ler os outros comentarios, um projeto desse não deveria nem entrar em pauta, ridiculo sua posição, sou a favor da democracia, mas, mais a favor ainda da nossa Patria Brasil…
A democracia não é ridícula.
Não discuta com capacho.
O que é poder ”legislativa”?
É a irmã do poder ”legislativo”
Eu vetaria quantas vezes fosse preciso.
Se um dia isso for aprovado tem que ficar bem claro quem é que quer isso.
País comprador de alimentos no Brasil se comprar terras nunca mais compra daqui.
Oh Presidente Jair M Bolsonaro, q
conversa mansa é essa? O Senhor não é disso!? Aliás, ao q se sabe o PL 2963/2019 está de casamento marcado c o acordo comercial c a União Européia, e isso, sabemos, é seu maior trunfo p garantir uma indesejada reeleição. Todavia, como o Senhor tem sido um aluno obediente e buscado mudar o tom de sua sinistra agressividade, melhor do q rosnar uma ameaça de veto será chantagear c o corte de verbas esses traíras ocupantes do Congresso Nacional q jamais demonstraram patriotismo a favor do Brasil.
Nem o bozo já demonstrou qualquer patriotismo a favor do Brasil, antes pelo contrário.
Certíssimo.
Se vender a terra pra chinês, vocês vão virar empregados do chinês em seu próprio território.
Eles mesmos vão produzir o que precisam e exportar para o pais deles.
O brasileiro só vai entrar como mão de obra ”balatinha, balatinha”.
Vide o documentário esquerdista ”Indústria Americana”