O recado do ministro da Defesa, Braga Netto, enviado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de que não haveria eleições em 2022, se não houvesse voto impresso e auditável, gerou reações por parte de autoridades e políticos.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que é “grave essa militância política do comando das FFAA. Ao invés de defender o país, o ameaçam?! A Câmara tem de aprovar a convocação do general pretendente a ditador”.
Já a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que é autora da PEC que pretende barrar militar em cargo civil, disse que imagina que “o presidente da Câmara virá a público e dirá q nenhuma autoridade do Estado teria coragem de fazer tamanha ameaça contra a democracia e também exigirá pública e duramente que isso seja esclarecido.”
O deputado Chico D’Angelo (PDT-RJ) afirmou. “Que fique claro, o Congresso não se intimidará por ameaças golpistas. Seguiremos firmes na defesa da democracia!”
Leia também
O líder da minoria na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), classificou como “extremamente grave a denúncia de que o Ministro da Defesa teria ameaçado o Congresso Nacional. Não cabe ao Ministro da Defesa querer impor ao Parlamento o que deve aprovar, nem estabelecer condições para que as eleições aconteçam. O papel constitucional das Forças Armadas é garantir os poderes constitucionais, e não subordiná-los. Vou propor que a Câmara convoque o Ministro em Comissão Geral para esclarecer os fatos.”
As últimas decisões do governo foram pelo reconhecimento da política e da articulação como único meio de fazer o País avançar.
Publicidade— Arthur Lira (@ArthurLira_) July 22, 2021
Numa Democracia não são os militares que dizem se tem e como tem eleição. Quem faz é a CF. O presidente Arthur Lira já demarcou que está ao lado da Democracia e da Constituição. A publicidade do fato é importante pra sociedade e os Poderes reagirem a tamanha insensatez.
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) July 22, 2021
Defender a Constituição é um dos pilares da democracia. Braga Neto expõe as FFAA qdo ameaças as eleições. A tirania cruel exercida à sombra da lei precisa ser combatida. O tempo dirá o quanto o nosso sistema democrático está maduro e capaz de responder a rompantes autoritários.
— Rogério Carvalho 🇧🇷🏴 (@SenadorRogerio) July 22, 2021
A nota das forças , de conteúdo alheio às suas funções, já acenava para uma vontade de golpe. Agora o @EstadaoPolitica publica a informação de um dos presentes na reunião em que a ameaça golpista foi feita. O esforço em defesa da democracia precisa ser redobrado! #ForaBolsonaro
— Alice Portugal (@Alice_Portugal) July 22, 2021
Braga Neto manda recado para o Congresso: “Sem voto impresso, sem eleição!” Queria saber se já é o golpe de 2022 sendo ensaiado e se as FFAA, que tanto defendi, será palco para extremistas, bandidos, corruptos e milicianos se apresentarem(?). #ForaBolsonaro
— Professora Dayane Pimentel (@deppimentel) July 22, 2021
Estou indo ao STf vou abrir um processo contra Braga Neto . É inaceitável que um General ameace o povo Brasileiro .Vergonha um escárnio total . Os militares no Governo Bolsonaro se perderam . @exercitooficial @priscilllando @lidicedamata @congressoemfoco @camaradeputados
— Alexandre Frota 77 (@77_frota) July 22, 2021
No momento em que foi comunicado da intenção golpista revelada por meio de ameaça do ministro, o Presidente da Câmara deveria ter adotado urgentes providências político-institucionais em defesa do Estado democrático de Direito. Era seu dever e atribuição legal reagir.
— Fábio Trad (@f_trad) July 22, 2021
> Braga Netto ameaça golpe em meio a denúncias de militares pela CPI da Covid
Deixe um comentário