O ex-governador Cid Gomes (PDT-CE) se prepara para assumir seu primeiro mandato no Congresso Nacional como um dos líderes do recém-criado bloco oposicionista formado por PDT, PSB, Rede e PPS. O primeiro desafio, brinca, é conseguir reunir senadores no recesso. “Vim a Brasília [na semana passada] e só consegui encontrar dois.”
Mas a grande tarefa inicial é construir uma candidatura à presidência do Senado que concilie, segundo ele, o sentimento predominante na Casa: alguém que não pregue oposição radical ao governo, nem seja alinhado automaticamente ao presidente Jair Bolsonaro. Pelo primeiro motivo, o grupo quer se desvencilhar do PT. E, com o receio de incorrer em uma situação ou outra, não quer a volta de Renan Calheiros (MDB-AL) ao comando do Senado.
Na próxima sexta-feira (25) o bloco vai se reunir em Brasília na busca de um nome de consenso para enfrentar Renan – até agora o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) é o mais cotado para encarnar esse papel. Cid defende que a discussão seja feita sem maniqueísmos e casuísmos. “Não vou fazer disso um cavalo de batalha. Não é o Major Olimpio que é o bonzão, nem o Renan que é o péssimo”, afirma, em referência ao senador eleito pelo PSL que se lançou à disputa como nome do governo.
Leia também
Segundo Cid Gomes, é preciso tomar cuidado com o discurso de que quem está entrando na política agora, com bandeiras moralistas, é melhor do que quem já exerce funções públicas há mais tempo.
“Não tenho menor vocação para o maniqueísmo. Agora o Alexandre Frota é o protótipo do bom político? E o Rodrigo Maia o da política antiga? Me perdoe. Kim não sei das quantas é protótipo da nova política? Joice Hasselmann é protótipo da nova política?”, indaga. “Quando se fala do protótipo da nova política boto os cinco pés atrás para ver se não é oportunismo ou casuísmo de quem está querendo autoritarismo no poder”, acrescenta em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco.
Camisas negras
Cid afirma que nos últimos dias teve de trocar de telefone por causa de ataques sucessivos que vinha recebendo daqueles que ele chama de “camisas negras” – termo utilizado em referência ao fascismo – para que o Senado eleja seu próximo presidente, no dia 1º de fevereiro, em votação aberta. De acordo com o ex-governador, outros colegas também têm sofrido pressão dessa natureza.
O Movimento Brasil Livre, fundado pelo deputado eleito Kim Kataguiri (DEM-SP), mencionado acima, de maneira irônica, pelo senador eleito, faz campanha sistemática pela abertura do voto nas duas casas legislativas. Embora haja o entendimento generalizado de que a votação secreta favoreça a volta de Renan à presidência do Senado pela quinta vez, Cid afirma que é contra qualquer iniciativa para abrir o voto por entender que essa é a regra regimental.
“A gente segue o regimento. Se está insatisfeito, mude o regimento. Não dá para mudar no dia da votação. São pseudopolêmicas.” Há duas semanas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou que a votação seja secreta.
Para o pedetista, o novo presidente do Senado deve zelar pela independência da Casa em relação ao Executivo e assegurar o papel do Parlamento pelos próximos anos dada a “imponderabilidade e a instabilidade” do novo governo.
O início da atual gestão, de acordo com o senador eleito, já demonstra o que vem pela frente. “Há muita trapalhada. Mas elas devem ser vistas com alguma tolerância porque, afinal de contas, tem muita gente que não teve experiência na administração pública que agora está na frente dela. Temos de ter tolerância”, defende o irmão do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), que declarou “apoio crítico” a Fernando Haddad (PT) no segundo turno contra Bolsonaro.
Lua de mel
Cid Gomes acredita que parte do eleitorado já se sente frustrada com o novo presidente e alerta para o risco de a tradicional lua de mel entre Executivo e Legislativo, que costuma caracterizar o início de governos, ser encurtada.
“Isso vai depender também da quantidade de frustrações, da quantidade de incoerências que o governo praticar. O governo que vivia falando do filho do Lula e bota o filho do Mourão começa a despertar nas pessoas que é mais do mesmo. Não sou adepto das teses moralistas. Geralmente por trás de defensores delas tem santos de pau oco. Estou falando só da incoerência.”
Governador do Ceará por dois mandatos, ex-prefeito de Sobral (CE) e ex-deputado estadual, Cid terá sua segunda experiência política em Brasília – a primeira foi sua passagem relâmpago pelo Ministério da Educação. Dois meses após ter assumido o cargo, ele foi convocado pela Câmara, então presidida por Eduardo Cunha (MDB-RJ), para explicar a declaração de que a “Câmara tinha de 300 a 400 achacadores”. Em vez de se desculpar, como os parlamentares esperavam, aumentou a artilharia e pediu demissão do cargo. Em outubro de 2018, Cid foi eleito senador com 41,62% dos votos válidos para o Senado.
Equipe econômica de Bolsonaro não durará seis meses, projeta Cid Gomes
Veja a entrevista de Cid Gomes ao Congresso em Foco:
Congresso em Foco – O que falta para o bloco PDT, PSB, PPS e Rede definir seu candidato à presidência do Senado?
Antes mesmo de assumir o mandato, já percebi que a coisa mais difícil que existe é reunir senadores. Não temos nos reunido, mas temos conversado pelo telefone. Teremos agora uma reunião no dia 25.
Na reunião será definido um nome para enfrentar o senador Renan Calheiros?
Eu critico essa coisa de você ter luta, batalha, bandeira contra alguém. A nossa não é contra ninguém. O que penso só é que a gente tem um espaço aí que não é nem oposição sistemática nem situação automática. Creio que seja esse o clima predominante no Senado. Gente que não quer ser base do governo, mas que também não quer postura de oposição só porque a iniciativa foi de Bolsonaro. Esse é o sentimento dominante na Casa e que está muito fortemente presente em nosso grupo, com 15 senadores. No bloco que o PT está construindo tem 11 senadores. No PSDB, que tem oito senadores, também prevalece majoritariamente esse sentimento. No PSD, com sete, e no DEM, com seis, também. Nem situação automática nem oposição sistemática. Não seria a coisa mais radical.
O que vai ser levado na definição do candidato?
Temos de fazer uma discussão sobre o papel do Senado, o que é o novo presidente teria como prioridade. Eu, por exemplo, defendo que a gente altere o regimento para descentralizar mais o poder do Senado. É uma casa muito imperial. Depois de processo de discussão, de busca de compromissos futuros, de atendimento de expectativas das bancadas e comissões, é que deveria se dar a eleição da Mesa. E, por último, a escolha do presidente. É o oposto da lógica atual do regimento, que prevê a eleição primeiro do presidente, depois dos demais integrantes da Mesa, definição dos líderes, que vão indicar comissões, que vão eleger seus presidentes. E só aí vai ver o que fazer. Defendo o contrário, que a gente tenha visão do papel do Senado. Mas não está fácil encontrar senador nem pra propor isso. Estou em Brasília [entrevista dada na quinta passada] e só consegui falar com dois.
O senhor defende que a votação para presidente do Senado seja aberta, como advogam opositores de Renan?
Não temos como fugir do regimento. Não vou entrar nessas polêmicas. Não tenho menor vocação para o casuísmo. Tal coisa é melhor para fulano, essa outra é melhor para o outro. A gente segue o regimento. Se está insatisfeito, mude o regimento. Não dá pra mudar no dia da votação. São pseudopolêmicas. Há um bando de camisas negras fazendo verdadeiras invasões de telefone. Estou com outro telefone, porque não consigo usar o meu. Essa turma é fascista. Se tiver discussão para mudar o regimento, aí me pronuncio. Até agrediram a senadora Kátia Abreu. Estão jogando pesado.
Ela tem demonstrado simpatia pela candidatura de Renan. É voto isolado dentro do bloco?
O bloco não é feito em função de uma candidatura contra a favor de ninguém. Trata-se de nosso posicionamento no Senado. A presidência será um tópico, assim como Mesa, comissões, lideranças. Há mais afinidades do que divergências entre nós.
Qual o perfil do novo presidente do Senado que o grupo busca?
Alguém que represente esse sentimento, que zele pela independência do Senado em relação ao Executivo, que preze pela importância de um papel que o Parlamento terá nos próximos quatro anos dada a imponderabilidade e a instabilidade do governo. Não é pouca coisa.
Alguém que defenda e represente a renovação das práticas políticas?
Não tenho menor vocação para maniqueísmo. Agora o Alexandre Frota é o protótipo do bom político? E o Rodrigo Maia da política antiga? Me perdoe. Kim não sei das quantas é protótipo da nova política? Joice Hasselmann é protótipo da nova política?
Muitos senadores questionam o passado e as investigações contra Renan…
Isso são pré-requisitos. Não é para ninguém apresentar ou buscar atestado dos outros. Isso acaba cumprindo o que querem esses camisas negras, que acham que o projeto deles é o certo, que vão brigar no meio da rua. Não aceita a visão do outro. Quando falam do protótipo da nova política, boto os cinco pés atrás pra ver se não é oportunismo ou casuísmo de quem está querendo autoritarismo no poder.
Com base em que o senhor não apoia Renan?
Manifestei pessoalmente minha opinião para o Renan, tête-à-tête. Disse a ele que não sou maniqueísta, mas que agora não é uma boa oportunidade pra ele. Me sinto no dever de ser sincero. É minha opinião. Não vou fazer disso um cavalo de batalha. Não é o Major Olimpio que agora é o bonzão, e ele, o péssimo. As coisas não são maniqueístas.
Como o senhor avalia o início do governo Bolsonaro?
Há muita trapalhada. Mas elas devem ser vistas com tolerância porque, afinal de contas, muita gente que não teve experiencia na administração pública está agora na frente dela. Tem de ter tolerância.
Até quando vai a lua de mel do Congresso e da oposição com o novo governo?
Vai depender também da quantidade de frustrações, da quantidade de incoerências que o governo praticar. O governo que vivia falando do filho do Lula e bota o filho do Mourão começa a despertar nas pessoas que é mais do mesmo. Não sou adepto das teses moralistas. Geralmente por trás de defensores delas tem santos de pau oco. Estou falando só da incoerência. Muita gente votou achando que, com ele, seria diferente, porque ele dizia que não era político. Está botando em prática a mesma coisa. Pega um amigo e põe na gerência da Petrobras. Incoerências… Criaram-se expectativas. No caso da posse das armas, por exemplo, desagradou a quem é contra e frustrou quem é a favor. Muitos achavam que iam poder andar com uma .7 no cinto. Essas frustrações é que vão mensurar o prazo de lua de mel.
O senhor é aliado do governador do Ceará, Camilo Santana. Como tem avaliado a relação do governo federal com o estadual no enfrentamento aos ataques das facções criminosas no estado?
Quem pode falar isso é o Camilo. Mas ele não tem tido nada a reclamar. Ele tem sido enfático ao dizer que o governo federal atendeu a seus pedidos. Ele tem mais solicitações, tem insistido na presença das Forças Armadas. Mas está havendo diálogo. Ele é quem está fazendo esse juízo.
Cid Gomes enfrenta deputados e deixa o cargo de ministro da Educação
Todo politiqueiro pilantra “tem medo da transparência”, certo coronéis Cid E-e irmão Ciro?, porque será hem?…
C não pode ser aberto é porque teme e temendo tem falcatrua, PARASITAS!!!
O cid deveria voltar pro Ceará que está dominado por bandidos da laia dele.
Quem esse senhor acha que engana? Típico representante do que há de mais atrasado no país, o famigerado coronelismo cearense de Sobral, ele e seus irmãos, principalmente o mais ardiloso de todos, Ciro Gomes, vem apenas continuar o milimetricamente estudado balé de uma raposa, ou melhor, uma hiena carniceira, quando oportunisticamente delimitou seu espaço fora do PT ao atacar frontalmente a falta de visão e humildade do partido, em pleno comício de “suposto” apoio a Haddad, já pensando em se colocar em confortável posição de “oposição responsável” ao Bolsonaro. Atitude maquiavélica! Só não vê quem não quer! Ele se posiciona como um articulador do novo “Centrão”, pretendendo ser um fiel de balança, certamente na intenção de negociar e barganhar poder (e sobrevivência política…), com essa empáfia toda de desmerecer os “novatos”, que vão precisar da experiência e malandragem de raposas como ele, para enfrentar os radicais do PT, PSOL, PCdoB, PSTU, e demais oposicionistas “radicais”… Para mim, ele deve ser isolado, e neutralizado. Renovação sim, pois de raposas/hienas/abutres desse naipe estamos fartos!!! Que se abrace com Renan e sejam investigados pelos prováveis deslizes e envolvimento com a banda podre de quem esteve até ontem enterrado até o pescoço nas artimanhas da “velha política”. Experiência assim, desse naipe, é totalmente dispensável. Vade retro!!
Ex-governador que Estado e de qual partido mesmo????? PDT e PT acabaram com o Ceará. O que a gente vê por lá hoje é a consequência de anos e anos de governança desse pessoal. E falam em fazer oposição a alguém? Os cearenses deveriam cobrar satisfações dessa gente. Só são eleitos em algum mandato eletivo por conta da falta de instrução da maior parte da população. E pra constar: Fortaleza se tornou a capital mais violenta do país de vários anos para cá.
Pra esse acharcador a votação aberta não interessa por que não é ele que vai sentir na pele e no bolso os efeitos das cagadas que os senadores fazem, incluindo ele…. Ele não representa um atraso político ELE É O PRÓPRIO ATRASO POLÍTICO.
Três estados é o máximo que o Nordeste comporta pela sua representatividade. MA, CE e PI, capital Fortaleza. RN, PE e PB, capital Recife. AL, SE e BA, capital Salvador.
É muito Coronel e muita gente com a cultura de mamar nas tetas do Governo (dinheiro do povo brasileiro).
Mas não vai ser no voto, tem enfiar goela a baixo. Assim com eles enfiam goela abaixo esses inúteis coronéis para comandar o Brasil.
Apenas mais um politiqueiro da Região Nordeste, lá é a maior reserva de politiqueiros safados do Brasil. Ele e o irmão devem ser enxotados da vida pública, são nocivos para a sociedade e o país!.
Os políticos brasileiros são a escória da sociedade…
Vai ver que ele quer votar no Renan e está com medo da opinião pública.
Esses irmãos Gomes deveriam ficar bem quietinhos. Basta ver no que o estado deles se transformou. Terra de bandidos e sem lei. Fui para Fortaleza o ano passado e já no 2º dia fui assaltado perto da praia de Iracema. Nunca mais quero voltar a essa terra repleta de marginais. Pobre povo cearense, não merecia isso, nem os políticos que tem.
Vc é corajoso. Com o valor pago pra ir pra lá daria pra ter ido pra lugares mais seguros..Tô fora do nordeste..
Qual “o protótipo” da nova política eu não sei mas o modelo antigo, imoral, corrupto e desonesto, sabemos com certeza. Este “protótipo” de governador deveria explicar porque o “melhor estado do Brasil”, segundo seu irmão está entregue à bandidagem sem nenhum controle do estado. Eleição aberta “é casuísmo” mas que mostra aos eleitores de que lado estão “seus representantes” e a votação secreta facilita para os corruptos e imorais que venderão os votos ou estarão pagando “favores” anteriores em detrimento de quem os elegeu e os paga, aliás, caríssimo.
Sou contra a voto secreto no parlamento. E também sou contra a quebra de regulamentos. Se está previsto voto secreto no Regimento, deve ser respeitado. – Mas, o Regimento foi pensado, escrito e aprovado por canalhas sem o menor senso de ética e sem o mínimo caráter. Está na hora de alterá-lo e passarmos a ter mais transparência.
Como?? a eles não interessa…
Casuismo? A quem interessa os votos secretos? Se não tem nada a esconder (os conchavos e os “toma lá e dá cá”) por qual motivo os votos teriam que ser secretos? Chega da politicagem velha…
Sen. Cid Gomes dará o tom do novo Senado.
Uma oposição de muita inteligência e postura ativa.
Eu ficaria feliz se ele junto com outros coronéis fizessem um levante norte/nordestino e proclamassem a independência de lá pq deve ser uma maravilha viver nesses paraisos…
Mas certamente adoraria passar as ferias nesses paraísos.
Mas qual paraíso se refere? As favelas do Rio de Janeiro ou de São Paulo?
A culpa não é dele e sim dos que o elegeram e “a conta” fica para os demais brasileiros.
Qual “conta” para os demais?
Qual região do Brasil demonstra ser superior ao Ceará?
Nenhum!
Não vamos confundir PIB com IDH!
Basta buscar as informações de “com quanto o Ceará contribui e o quanto recebe em verbas para a região para entender “qual é a conta”. O PIB é a capacidade produtiva de uma determinada região e o IDH é a capacidade dos indivíduos de tornarem esta região produtiva, portanto, não estamos confundindo e sim afirmando que o PIB é consequência do IDH alto. Vamos ter coerência, se a região não esta bem é porque é dominada por corruptos e imorais que, por consequência, por uma questão de “sobrevivência da espécie” impede que a população se desenvolva. e não os eleja mais.
Errado. PIB tem relação com a produção e o IDH com a qualidade de vida. Neste sentido, em que pese as regiões Sul/Sudeste e, recentemente, o agronegócio do Brasil central, todavia a pobreza está por toda a parte.
Vejamos o exemplo da cidade de São Paulo com suas favelas, miseráveis da região central e os inúmeros moradores de rua ou o emblemático Rio de Janeiro.
Nem a região Sul escapa de índices de pobreza, falta de assistência social e violência.
Acho que você não leu. Escrevi “PIB é a capacidade produtiva…”, portanto, tem relação com a produção; IDH (índice de desenvolvimento humano), portanto, qualidade de vida é “consequência do IDH”, ou seja, um cidadão analfabeto, sem nenhuma cultura ou profissão que ganha na mega sena terá ótima qualidade de vida, entretanto, continuará sendo subdesenvolvido.
“Critérios de avaliação do IDH
A partir do relatório de 2010, o IDH combina três dimensões:
Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer
O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade
Um padrão de vida decente: PIB (PPC) per capita”. (Fonte Wikipedia).
Infelizmente você faz uma confusão entre PIB e IDH.
Vamos pegar por exemplo os EUA, o maior PIB é o estado da California, porém o maior IDH é o de Massachusetts.
No Brasil o maior PIB é SP, porém o maior IDH é o do DF.
Porém mesmo possuindo um PIB elevado equivalente ao argentino, porém a Argentina tem um IDH maior.
Assim não é o IDH uma espécie de identificador de uma suposta produtividade que eleva o PIB.
Aliás, sua discussão parte para diferenças regionais, todavia tal análise não é adequada, sobretudo, as diferenças locais e aos pontos de desenvolvimento.
Neste sentido, em que pese o atraso do Ceará, é visível ações que buscam mudar esse panorama a exemplo dos resultados na educação.
Volta para a escola cara, vc é mais um “analfabeto escolado” sequer consegue “interpretar um texto”. Assustador!!!.
Aliás tá sabendo que Mauro Benevides, economista da equipe de Ciro Gomes, vai auxiliar na montagem da previdência de Bolsonaro?
Vagabundo da pior espécie!.
Aliás “muita inteligência”, pois graças a esse gênio toda a seca do estado foi definitivamente resolvida, Tem água sobrando para todos, genialíssimo!!!.
A seca não é um problema, mas uma condição, uma característica da região! Por exemplo, não se fala em problema da neve ou do combate as areias do Saara. Na realidade é questão de adaptação e de tecnologias de acordo com a realidade.
Agora, impressionante é uma região abundante de água como o Sudeste e faltar água na maior metrópole da América do Sul.
Mas enfim….
O pior é ver que o povo que elegeu esse cidadão está passando por um aperto horrível.Crimes, fome, miséria e ainda elegem isso aí. Prefiro acreditar em manipulação de votos do que em burrice do povo. Oposição é fundamental em qualquer regime, mas, isso aí não é oposição, é bandidagem.
Casuísmo é o regimento das duas casas privar o eleitor de saber como votam os parlamentares que ele elegeu para serem seus representantes e, portanto, devem satisfação de como votam. Porque o voto não é deles. É de quem os elegeu.
Ciro e Cid, que dupla! Falam pelos cotovelos e o sofrido povo do Ceará está na situação que está. Um aviso para esses dois, falem menos e trabalhem mais!
Nossa esperança é que esta pequena renovação seja suficiente para termos um novo Brasil congressista, expurgando estes miseráveis coronéis, que atrasam o meu nordeste e o Brasil por conseguinte.
Este elemento representa tudo que ha de podre na politica brasileira. Transparencia e honestidade jamais fizeram parte da conduta deste fanfarrao.
Cid Gomes querendo dar uma de que é oposição, ta doidinho pra esconder voto pro Renan ganhar, essa oposição equilibrada não existe deste lado ai, ai é tudo contra, quer se desvencilhar do PT porque sabe que o PT está na pior, pragmatismo puro, não engana ninguém. Simone Tebet na cabeça, ai sim, teremos uma casa desvencilhada de palhaços, CID, Renan, Tasso, Eunício, tudo porcaria da pior espécie e dentro do mesmo saco, jogando contra o presidente dia e noite, fora com essa raça.
Pois é CID GOMES, nos brasileiros que pagamos altos impostos não precisamos de pessoas como você.
Este ainda não se deu conta do CORONELISMO NORDESTINO que ele, e seu irmão, ainda representam no atraso desta nossa Pátria??
A parte engraçada é que a esquerda resolveu apoiar uma família que trata Sobral como um feudo desde o Brasil Império. Os Gomes mandam e desmandam na região há mais tempo que os Magalhães comandam a Bahia ou os Sarney comandam o Maranhão.
Meus senadores foram eleitos. Eu quero saber em quem ele votarão..Simples sr Cido. Se o Brasil quer mudanças pq o sr quer CONTUÍSMO?
Mudanças da regra nas vésperas da votação, só para atender aos que querem o “novo”? Não dá.
Cid Gomes assim como seu irmão representam o atraso político que castigou e castiga o Nordeste. Seu coronelismo e tom autoritário explicam por que a região Nordeste freia o crescimento econômico do Brasil e tudo por culpa de gente como ele.
E a Indústria da Seca vai pra mais 100 anos…Assim como a Indústria da “posse”. Vc não pode produzir pq tem terra la que não se vende e não se produz. Pra lembrar. O MST não invade..por que será? kkk
Porque lá o socialismo só é permitido entre os coronéis e invasores são tratados como invasores e não como movimentos sociais.
Os alunos do Ceará correspondem a mais de 40% dos aprovados no ITA!
Algo não se encaixa no seu discurso.
Os problemas do Nordeste não se explicam por fundamentações rasas típicas de botequim!
Eu me trato do HC/Icesp – lá tem muito cearense residente. Pergunta: São mais inteligentes do que outros? Não;..São filhos de coronéis que o Cid quer perpetuar no poder..Deve ser a mesma lógica do Ita..
Mas não é curioso que com tantos cidadãos inteligentes o atraso se perpetue na região?Tenha o “coronelato” dominando e os políticos mais corruptos e para onde vão maior parte dos recursos arrecadados no Brasil todo? De fato, “tem algo de muito errado, não no discurso do Jeferson.
Por que “coronelato”
Se o mesmo sequer é dono de rede de rádio e tv
Pior é SP com quase 30 anos de PSDB
Isso é um coronelismo
Por outro lado tivemos PMDB aqui e eles quebraram o estado. O PT quebrou o país. A turma do Bolsonaro é que vai acabar com os últimos 4 anos do PSDB – o povo está escolado aqui
Espero que sim!
De onde você tirou esta definição de que “coronéis” são donos de rádios e TVs? Coronéis são os que mandam, dominam, mantem os cidadãos sob cabresto, fazem o que querem e o que bem entendem e o povo, por medo ou ignorância, se submetem às sua vontades.
Volta para a escola vc está sendo mais um “analfabeto escolado”, não consegue interpretar um simples texto, é assustador!.
Carneiro, a União Soviética enviou o primeiro homem ao espaço mas não conseguia abastecer cidades inteiras com água… Usar o poder de um Estado inteiro para beneficiar 300 a 1000 pessoas é fácil.
O governo do Ceará comprava vagas no ITA?
Pois sendo um seletivo, e acreditando na qualidade que os militares impuseram ao ITA, somente uma educação de qualidade é que se explica números tão expressivos de cearense no ITA.
Desse modo, investir na educação gera reflexos na sociedade, tomando a dianteira no progresso científico e econômico.
Assim, uma política de investimento em educação não é algo que beneficie poucos, pelo contrário.
Isso sem contar o aquário de Fortaleza, onde Cid enfiou milhões desde 2011 e até hoje não decolou. Mas a grana para isso não saiu do bolso dele…
Depois vem botar banca de honesto e competente…