Vídeo: o dia em que a comissão do impeachment foi comparada à Escolinha do Professor Raimundo

No semanal “Gran Circo Brasília”, equipe do UOL Mais mostra a sintonia entre o colegiado que julga o pedido de cassação de Dilma e o célebre humorístico de Chico Anysio. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência

Depois de semanas de debate, discussões, xingamentos, ofensas e muito juridiquês, a comissão do impeachment do Senado entra na última semana de sessões antes da votação do relatório final do colegiado, a ser preparado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) – que, a não ser que algo inusitado aconteça, vai manter o encaminhamento da cassação da presidente Dilma Rousseff ao plenário. Iniciado na Câmara em dezembro, o processo já está em seu oitavo mês de tramitação.

Mesmo assim, em que pese a seriedade da deliberação, não há como deixar de extrair de alguns episódios da comissão, capitaneada pelo quase sempre sereno senador Raimundo Lira (PMDB-PB), momentos de humor involuntário e rasgado. Vencidos pelo cansaço – uma sessão chegou a ultrapassar 15 horas! – ou pela incapacidade de manter a razão, alguns senadores protagonizaram momentos de descontração e leveza, sempre conscientes de que a transmissão ao vivo, para todo o país, faz muita diferença no imaginário do eleitorado.

Mas nada se compara ao humor alheio de quem não aparece nas câmeras da TV Senado. Como o do gaiato que colocou em uma lista de notáveis juristas o nome do excelentíssimo “Tomás Turbando”, lida pelo ex-ministro José Eduardo Cardozo (veja aqui, aos 5 segundos do vídeo), com pompa e circunstância, durante a enésima intervenção em defesa de Dilma. Ou o desaviado assessor que, ao abrir uma mensagem-armadilha de WhatsApp, interrompeu a fala do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) com o gemido de uma mulher fazendo... Bem, clique aqui e vá para os nove segundos do filmete.

Mas recorramos aos profissionais. Atenta às possibilidade longa jornada do colegiado, a equipe do UOL Mais captou a mensagem do senador José Medeiros (PSD-MT) quando, quebrando o protocolo, levou-nos aos anos 1990, época em que o gênio Chico Anysio (1931-2012) nos ensinava, literal e metaforicamente, o que é humor. Sim, Medeiros comparou a comissão do impeachment à Escolinha do Professor Raimundo, saudoso programa humorístico da TV Globo.

Veja nesta edição caprichada da seção “Gran Circo Brasília”, um verdadeiro deleite audiovisual preparado pela turma do UOL.

 

Mais sobre impeachment

Mais sobre Legislativo em crise

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!