Temer revoga decreto que autorizou uso das Forças Armadas em Brasília

O decreto que revoga a decisão de ontem diz que "considerando a cessação dos atos de depredação e violência e o consequente restabelecimento da Lei e da Ordem no Distrito Federal, em especial na Esplanada dos Ministérios, [...] fica revogado o decreto de 24 de maio de 2017"

 

Após uma série de críticas devido ao decreto presidencial que autorizou o uso das Forças Armadas durante a manifestação de ontem, em Brasília, e que previa atuação das tropas até o dia 31 de maio, o presidente Michel Temer revogou o decreto na manhã desta quinta-feira (25), por meio de uma edição extraordinária do "Diário Oficial da União".  Diante do ato, as Forças Armadas estão liberadas de realizar a segurança na Esplanada dos Ministérios.

Na publicação desta quinta-feira (25), o decreto que revoga a decisão de ontem diz que "considerando a cessação dos atos de depredação e violência e o consequente restabelecimento da Lei e da Ordem no Distrito Federal, em especial na Esplanada dos Ministérios, [...] fica revogado o decreto de 24 de maio de 2017". A revogação ocorre menos de 24 horas após a autorização.

A decisão foi anunciada logo após uma reunião com Temer, os ministros Raul Jungmann (Defesa), Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral), Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e o general Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional).

Brasília viveu um dia de caos e tensão nessa quarta-feira. Os ministérios da Agricultura, Planejamento e da Cultura foram incendiados, vários outros foram depredados, cerca de 50 manifestantes ficaram feridos e, na Câmara, parlamentares quase se estapearam. O ato, batizado de #OcupaBrasília, foi convocado pelas centrais sindicais e outros movimentos sociais e estudantis para protestar contra as reformas trabalhista e da Previdência e cobrar a saída do presidente Michel Temer.

Leia também:

Convocar Forças Armadas foi “grande acerto”, diz Jungmann, mas Temer admite rever decisão

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!