STF decide destino de Lula em pedido de habeas corpus. Veja ao vivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta quarta-feira (4), o julgamento do habeas corpus no qual a defesa do ex-presidente Lula (PT) tenta impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal. O caso começou a ser julgado no dia 22 de março, mas, com o avançar das horas, a sessão foi interrompida na Corte.

Na ocasião, o tribunal atendeu a pedido da defesa do petista e concedeu um salvo-conduto para que ele não pudesse ser preso até a decisão desta tarde. Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que aumentou a pena para 12 anos e um mês na ação penal do triplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato. No julgamento de hoje, os ministros devem entrar no mérito do pedido de Lula, que deseja responder à acusação em liberdade até que sejam esgotados todos os recursos em última instância - no caso, no STF. O primeiro voto é do ministro Edson Fachin

Assista ao vivo o julgamento:

 

Manifestações

Do lado de fora da Corte, manifestações pró e contra o ex-presidente já iniciaram. As forças de segurança fizeram alterações no trânsito da cidade “para garantir a segurança dos manifestantes”. As manifestações ficarão limitadas à Alameda das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional, a cerca de 200 metros do prédio. Itens como balões e bonecos infláveis gigantes terão o acesso barrado em uma grande área delimitada na Esplanada dos Ministérios.

<< Comandante do Exército faz crítica à impunidade na véspera da decisão do STF sobre Lula

<< Dallagnol anuncia jejum por prisão de Lula; juiz da Lava Jato, Bretas apoia: “Acompanhá-lo-ei em oração”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!