Simon à frente na defesa da democracia

Senador gaúcho foi o mais votado entre os jornalistas na categoria que destaca os maiores defensores no Congresso da democracia e da cidadania. Conheça os demais finalistas

No início da semana, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) arregimentou colegas para uma sessão de apoio à presidenta Dilma Rousseff na sua disposição de fazer uma “faxina” ética no governo, eliminando todos os envolvidos em denúncias de corrupção. Curiosamente, o gesto de Simon não teve o apoio oficial da base do governo, e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), chegou a fazer críticas à iniciativa.

Apenas uns poucos senadores da base governista aderiram à ideia de Simon de formar uma frente suprapartidária em defesa da “faxina” de Dilma. O esforço de Simon pode não ter entusiasmado uma maioria no Congresso que parece muito incomodada com a disposição da presidenta de reagir duramente à corrupção em seu governo. Mas ele foi anotado pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, como demonstra o resultado final da primeira etapa de votação do Prêmio Congresso em Foco.

Na categoria “Defesa da Cidadania e da Democracia”, prêmio que o Congresso em Foco concederá com o apoio da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Pedro Simon foi o mais lembrado pelos jornalistas. Não por acaso, os outros dois senadores da base que também estão entre os finalistas apoiaram a criação da frente suprapartidária contra a corrupção. Cristovam Buarque (PDT-DF), que saiu com Simon na defesa da “faxina”, foi o segundo mais votado. Ele aparece empatado com o deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Fechando a lista dos finalistas, foram selecionados mais dois senadores, um da oposição, Demóstenes Torres (DEM-GO), e outro da base do governo, Paulo Paim (PT-RS).

Veja quem foram os finalistas na categoria “Defesa da democracia e da cidadania”:

Pedro Simon (PMDB-RS) - 59 votos

Cristovam Buarque (PDT-DF) - 45 votos

Chico Alencar (Psol-RJ) - 45 votos

Demóstenes Torres (DEM-GO) - 29 votos

Paulo Paim (PT-RS) - 25 votos

Leia ainda:

Estreantes se destacam entre os melhores do Senado

Chico Alencar, Reguffe e Jean: melhores na Câmara

Os parlamentares de futuro, segundo os jornalistas

Ana Amélia na defesa dos municípios

Prêmio: na saúde, seis médicos e um metalúrgico

Os gurdiões da segurança jurídica no Congresso

Quem mais defende o consumidor no Congresso

Clique aqui para saber mais sobre o prêmio

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!