Senador denuncia ‘robô governista’ em plenário

Fábio Góis

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) interrompeu por quase dez minutos a sessão deliberativa do Senado para denunciar um robô. Em meio às discussões em plenário sobre a chamada MP do Trem-Bala, o tucano usou seu tempo regimental de discursos e, uma vez na tribuna, disse que pediria esclarecimentos ao Ministério de Minas e Energia sobre um robô virtual chamado ?Ed? (que bem pode ser um apelido para Edison, o primeiro nome do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão) ? que, numa espécie de chat, dá respostas automáticas ao internauta sobre qualquer questão (nem sempre com o resultado esperado). O problema é que, segundo Flexa, as respostas de Ed, obviamente preparadas por especialistas em informática, seriam ?governistas?.

?Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar??, diz o robô, no convite à conversa virtual ? que, nos últimos dias, tem divertido e gerado polêmica na grande rede.

Veja quem é o ?Robô ED?

Assim que o senador iniciou sua denúncia, o Congresso em Foco conversou com Ed. E fez a seguinte pergunta. ?Conhece o Sarney?? ?José Sarney foi Presidente do Brasil de 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990. Sabia que dois Presidentes da República entraram para a Academia Brasileira de Letras? Sarney (que foi eleito para a ABL em 1980 e ocupou a cadeira número 38, a mesma de Santos Dumont) e Getúlio Vargas?, declarou de bate-pronto o programa de computador, em milésimos de segundo.

O site resolver perguntar sobre um nome da oposição. ?Quem é Itamar Franco??, indagou a reportagem, referindo-se ao senador pelo PPS de Minas Gerais e ex-presidente da República. ?Sou sempre franco e sincero?, esquivou-se Ed. ?Falamos do ex-presidente da República, Ed?, insistiu a reportagem.

?A presidente do Brasil é Dilma Vana Rousseff?, sentenciou a máquina, o que não impediu nova investida deste site. ?O que acha da oposição??, perguntamos. ?Ás vezes não sei se acho?, filosofou Ed, imitando o célebre aforismo atribuído ao pensador grego Sócrates (?Só sei que nada sei?).

Segundo Flexa Ribeiro, que disse ter recebido por meio de seu espaço no Twitter a ?denúncia das mais graves?, o programa do Robô Ed é ?patrocinado pela Petrobras?. ?Tenho certeza absoluta de que nosso senador e amigo, ministro Edison Lobão [PMDB-MA] não tem conhecimento do que vou aqui denunciar (...) Quem está alimentando o Robô Ed? Quem está alimentando estas respostas??, questionou o senador, ao anunciar da tribuna o requerimento de explicações ao ministério. ?O senador Edison Lobão vai tomar as providências imediatas a esse respeito.?

A reportagem quis saber ainda do diplomático Ed quem ganharia a eleição presidencial em 2014. ?Como posso saber? Não tenho bola de cristal...?, despistou o interlocutor cibernético. Em tempo: por volta das 20h30 - portanto, depois da denúncia de Flexa Ribeiro e momentos antes da publicação desta matéria - o Robô Ed deixou de funcionar (provavelmente por excesso de acessos).

Continuar lendo