Senado amplia região do Entorno do DF com mais dez cidades goianas e duas mineiras

 

O Senado aprovou nesta terça-feira (22) a inclusão de 12 municípios à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). Com a decisão, a Ride passa a contar com 34 municípios. O texto, que teve o apoio de 64 senadores e apenas um voto contra, segue agora para sanção presidencial. A proposta já foi aprovada na Câmara.

Atualmente composta por 22 municípios, a região do Entorno será ampliada para contar com mais dez cidades goianas e duas mineiras. A partir da sanção, Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício, além de Arinos e Cabeceira Grande, em Minas Gerais, passam a integrar a Região Integrada de Desenvolvimento do DF.

O texto inicial incluía o distrito de São Gabriel. No entanto, foi excluído da proposta sob o argumento de que São Gabriel é um distrito da cidade de Planaltina, que já integra a Ride. A proposta para ampliar a área de abrangência do entorno do DF teve como base o argumento de que existe um conjunto de municípios limítrofes a essa região que apresentam uma forte ligação socioeconômica com o Distrito Federal.

Criada em 1998, a Ride, atualmente, é composta pelo próprio Distrito Federal e pelos municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa, além dos municípios mineiros de Unaí e Buritis.

Em seu parecer, o relator do texto, senador Hélio José (PROS-DF), defendeu que "a ampliação da Ride permitirá desenvolver ações governamentais e viabilizar soluções para os diversos problemas que necessitam da atuação conjunta, buscando promover uma redução das diferenças socioeconômicas em toda a região atendida. Portanto, considero a proposição meritória”.

Com informações da Agência Senado

<< Câmara decide se libera criação de novos municípios

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!