PT protocola CPI sobre cartel em metrôs de SP e DF

Governistas apostam em constrangimentos para os pré-candidatos à sucessão presidencial Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE)

Parlamentares  do PT protocolaram, nesta quarta-feira (7), pedido de criação de CPI mista para apurar denúncias de formação de cartel em obras dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. A iniciativa é um contra-ataque aos oposicionistas, que querem apurar acusações de irregularidades na Petrobras.

Conforme o requerimento, a investigação deve abranger “fatos referentes à formação de cartel, corrupção de autoridades e outros ilícitos nos contratos, licitações, execução de obras e manutenção de linhas de trens e metrôs no estado de São Paulo e no Distrito Federal, com o uso de recursos federais e em prejuízo na prestação do serviço público e transporte”. O pedido foi assinado por 220 deputados federais e 35 senadores.

STF

No último dia 23, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar favorável à instalação de uma comissão para apurar apenas denúncias envolvendo a Petrobras e não indícios de formação de cartel em metrôs ou de irregularidades na construção do porto de Suape, em Pernambuco.

O caso foi parar no STF porque os governistas queriam que a CPI da Petrobras incluísse as questões do cartel e do porto de Suape. Eles apostam em constrangimentos para os pré-candidatos à sucessão presidencial Eduardo Campos (PSB-PE) e Aécio Neves (PSDB-MG).

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), já recorreu contra a decisão proferida por Weber.

Renan convocou para esta quarta-feira (7), a partir das 20 horas, uma sessão do Congresso para definição sobre a CPI mista da Petrobras. A oposição insiste que seja instalada uma comissão com deputados e senadores e não apenas no Senado. A base aliada da presidenta Dilma Rousseff defende que apenas a CPI do Senado investigue a estatal porque considera que tem maiores chances de controlar as atividades.

Mais sobre Petrobras

Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!