PSD escolhe Marcos Montes novo líder da bancada na Câmara

Deputado mineiro vai substituir Rogério Rosso, que deixará o posto para concorrer à Presidência da Casa em fevereiro

O deputado Marcos Montes (MG) foi escolhido por aclamação para ser o novo líder do PSD na Câmara. O parlamentar vau substituir Rogério Rosso (DF), atual líder, que já faz campanha para ser presidente da Casa na disputa interna marcada para o dia 2 de fevereiro. Montes vai comandar uma bancada de 37 colegas que fazem parte da base de apoio parlamentar do governo Michel Temer.

Montes foi secretário de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais no primeiro mandato do senador Aécio Neves (PSDB) no Governo de Minas Gerais e prefeito de Uberada. Médico e professor universitário, Montes também é agricultor e está no terceiro mandato na Câmara.

A escolha de Montes para coordenar a bancada do PSD teve o aval do presidente da legenda, o ministro Gilberto Kassab, das Comunicações, e faz parte da estratégia do partido para reforçar a candidatura de Rosso à Presidência da Câmara. O atual líder é um dos nomes do bloco partidário denominado centrão para concorrer ao posto que hoje é o segundo na linha sucessória da Presidência da República. Rosso estuda antecipar a posse de Montes para ficar liberado e com mais tempo para fazer a campanha interna.

Formado por legendas médias como PTB, PP, PRB, SDD e PR, além do PSD, o centrão pretende lançar uma chapa unificada à Presidência da Câmara, mas também com a indicação de outros nomes para concorrer aos demais dez cargos da Mesa Diretora. Além, de Rosso, disputam o comando da Casa o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), o deputado Fernando Giacobo (PR-PR) e o primeiro-secretário, Beto Mansur (PRB-SP).

Mais sobre eleição da Mesa

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!