PSD decide apoiar Rodrigo Maia e abandona Rogério Rosso

Bancada avalia que a melhor opção para um partido governista é votar pela reeleição do atual presidente da Casa

O líder do PSD na Câmara, Marcos Montes (MG), divulgou nota nesta terça-feira (24) informando que a bancada do partido decidiu apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Casa. Com a conclusão, esta semana, de uma articulação que já vinha acontecendo, a legenda abandona a candidatura de Rogério Rosso (DF). “É o reconhecimento de que a atuação de Rodrigo Maia no comando da Câmara tem sido de extrema importância para o projeto do governo de tirar o país da sua pior crise econômica”, diz a nota da liderança do partido.

Rosso já estava isolado na bancada, que nunca lhe deu apoio. Sua candidatura foi articulada sem o aval da direção do partido, especialmente do presidente da legenda, Gilberto Kassab, que é ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações. O PSD também alegou que Maia abraçou a agenda defendida pela bancada e outras lideranças do partido, que inclui fortalecimento das pequenas empresas urbanas e rurais, fortalecimento dos estados e municípios, reformas política e tributária, novo pacto federativo e uma política monetária e fiscal que tirem o país da crise.

Desde que assumiu, de fato, a liderança, Marcos Montes deu sinais de que o partido não estava fechado com a candidatura de Rosso. No dia 16 de janeiro, o próprio Rosso divulgou uma nota em que admitia que os colegas de bancada avaliassem outras opções para a presidência da Câmara, além do seu nome. Na segunda-feira (23), a maioria da bancada se reuniu com Rodrigo Maia e ficou acertado que os deputados da legenda preferiam a reeleição do atual presidente. Rosso deve anunciar amanhã a desistência da candidatura.

Pesou na decisão da bancada a participação no governo Michel Temer, inclusive com um ministério poderoso e a presidência dos Correios, com o ex-deputado Guilherme Campos. O PSD também não chancela a candidatura do senador José Medeiros (PSD-MT) à presidência do Senado.

Mais sobre presidência da Câmara

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!