Prioridade de novo ministro será Copa

Gastão Vieira disse no encontro do PMDB que presidenta Dilma lhe pediu a implantação de dois programas de capacitação profissional para quem trabalhará no Mundial de 2014

O novo ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA), afirmou nesta quinta-feira (15) que pretende implantar dois programas de capacitação profissional pensando na Copa do Mundo de 2014. Segundo o peemedebista, a presidenta Dilma Rousseff pediu prioridade na organização do principal evento do futebol mundial no encontro que os dois tiveram na noite de ontem (14).

O peemedebista foi confirmado ontem no cargo após a demissão de Pedro Novais, enfraquecido desde a Operação Voucher, da Polícia Federal. Ele era considerado dentro da bancada peemedebista como um dos favoritos para assumir a pasta. Também estavam no páreo os deputados Manoel Junior (PMDB-PI) e Leonardo Quintão (PMDB-MG).

"Entre as prioridades, a presidenta pediu que cuidasse da Copa", relatou Vieira, ao chegar no Fórum Nacional do PMDB, em Brasília. Ele adiantou que vai sugerir dois projetos para formação de mão de obra especializada para a Copa do Mundo, inclusive bilingue.

Sua indicação para o cargo é considerada de responsabilidade dos peemedebistas na Câmara. No entanto, sua ligação com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) foi determinante para o convite. As indicações preferidas pelo líder do partido na Casa, Henrique Eduardo Alves (RN) foram rachaçadas por Dilma. "Sou ligado à família Sarney há muito tempo. Ele sempre me respeitou. Em meus cinco mandatos, nunca pediu que eu fizesse ou deixasse de fazer alguma coisa", afirmou.

Pela manhã, em entrevista à rádio Estadão/ESPN, Vieira disse que não é um ministro genérico. Sua área de atuação é a educação, tendo inclusive já comandado a pasta no Maranhão. "Não sou genérico porque não sou aquilo que serve para qualquer doença" disse. O peemedebista considerou que uma de suas qualidades é ter uma "imensa capacidade de ouvir" a equipe técnica da pasta.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!