Clique no link abaixo para assistir à transmissão:
Acompanhe a transmissão ao vivo do lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2019 pelo link: https://t.co/H8f5YMHoli
— Congresso em Foco (@congemfoco) May 14, 2019
A 12ª edição do Prêmio Congresso em Foco, lançada oficialmente nesta terça-feira (14), mantém-se fiel ao objetivo que inspirou o projeto desde o início: lançar um novo olhar sobre o Parlamento, estimulando a fiscalização da atuação dos parlamentares, mas também buscando reconhecer o trabalho daqueles que se destacam. A ideia é enfrentar os mitos que envolvem a política e que levam muitos a negarem a sua própria utilidade.
“Infelizmente, difundiu-se a imagem de que todos os políticos são desonestos, uma ideia falsa e perigosa, porque traz implícita a visão de que a democracia será sempre o reino da corrupção e do cinismo, já que é impossível um regime democrático sem alguma forma de representação política”, afirma Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco e idealizador do prêmio.
Leia também
Um almoço, reunindo parlamentares, jornalistas e apoiadores da iniciativa, marcará o lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2019. Na oportunidade, serão anunciadas as regras que vão disciplinar a premiação neste ano.
Para dar a todos os interessados possibilidade de manifestação, o regulamento permaneceu sob consulta pública entre 18 de fevereiro e 28 de março. Nesse período, foram recebidas sugestões e críticas para aprimorar o processo de seleção dos parlamentares federais mais bem avaliados do país.
No ano passado, em virtude das eleições, a premiação foi antecipada para 13 de agosto. Em 2019, ela será no dia 19 de setembro. Serão premiados os escolhidos pelo voto popular, dado pela internet, em processo monitorado de perto pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF); pelos jornalistas que cobrem o Congresso; e por um júri especializado, integrado por cinco pessoas, todas com experiência no acompanhamento das atividades parlamentares.
Como sempre, só poderão disputar a premiação parlamentares que não respondem a acusações criminais.
O prêmio tem amplo reconhecimento dos parlamentares, tanto à esquerda quanto à direita do espectro político. “É um evento sério que valoriza o parlamentar, e todo parlamentar faz questão de participar em razão da credibilidade do Congresso em Foco“, afirma o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO).
“O Prêmio Congresso em Foco é uma forma de conectar o cidadão, que participa votando em diferentes temas, com a atuação dos parlamentares que os representam. É uma grande honra poder participar da disputa por esse prêmio. Sem falar no incentivo que recebemos quando recebemos os votos de quem participa”, diz o líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ).
O Prêmio Congresso em Foco 2019 conta com o patrocínio da Ambev e o apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).
Segundo Sylvio Costa, há outros apoios em fase de negociação, que devem ser anunciados ao longo das próximas semanas.
“Infelizmente, difundiu-se a imagem de que todos os políticos são desonestos, uma ideia falsa e perigosa…”
Se não TODOS os políticos são desonestos, a percepção geral é de que com a MAIORIA deles, NÃO DÁ para por a mão no fogo.
Além disso, se fizessem um teste básico de redação / conhecimentos gerais, e de dopping, para a admissão de políticos, com certeza teríamos gente pelo menos um pouco mais qualificada… https://media1.giphy.com/media/TpK6tDUxyon7O/giphy-downsized-medium.gif
O único e exclusivo objetivo do ” Congresso em Foco ” realizado pelo Uol e seus “colaboradores” é criar um mecanismo para TENTAR denegrir a imagem do governo e a TENTAR prejudicar através de suas “reportagens” tendenciosas e falácias a governabilidade e desenvolvimento do país. Só PENSAM que a grande maioria da população que votou neste governo é idiota E IRÁ PERMITIR que destruam nosso desenvolvimento voltando a velha política da roubalheira e desmandos.