Prêmio Congresso em Foco 2007 mobiliza jornalistas

Até as 20h de hoje (10), 99 jornalistas já haviam dado seus votos, na primeira etapa de votação do Prêmio Congresso em Foco 2007, que começou hoje e vai até quarta-feira (leia mais). Nesta fase, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional ou que se dedicam à cobertura política em Brasília votam nos parlamentares que consideram os melhores, segundo critérios livres e pessoais.

Cada jornalista pode escolher até 15 deputados federais e, no máximo, dez senadores. Após a apuração dos votos, que será acompanhada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, os 25 deputados e 15 senadores mais votados pelos jornalistas participarão da segunda etapa de votação. Nesse caso, os internautas é que definirão a classificação final dos parlamentares, por meio de votação a ser realizada através do Congresso em Foco.
 
Nestes três dias da primeira fase de votação, estão sendo utilizadas três urnas. Uma, fixa, no Sindicato dos Jornalistas; outra, percorrendo as redações da capital; e a terceira, circulando pelas dependências do Congresso Nacional.

Repercussão

No Congresso, a presença da urna de votação suscitou animado debate entre os jornalistas que participaram da votação. Não foi raro ouvir apelos para que também fossem escolhidos “os piores parlamentares do Congresso” ou observações quanto às dificuldades para apontar 15 deputados e dez senadores que representam bem a população no Parlamento. Segundo esse raciocínio, apesar de o Legislativo federal contar com 594 parlamentares – 513 deputados e 81 senadores –, não haveria tantos assim que mereçam ser homenageados.

Por outro lado, vários jornalistas ressaltaram a qualidade de certos congressistas, que eles consideram éticos e de elevado preparo intelectual ou capacidade técnica. Um dos votantes, inclusive, disse que, se fosse permitido, votaria até em mais de 15 deputados. Sua justificativa é que, convivendo com os parlamentares, está em boas condições para distinguir os que trabalham bem daqueles que mancham a imagem do Parlamento, e que “os congressistas idôneos são mais numerosos do que se imagina”.

De qualquer maneira, a votação tem encontrado excelente receptividade por parte dos jornalistas, tanto no Congresso quanto nas redações. A maioria dos "eleitores" destaca a importância de ressaltar quais são os congressistas que desempenham melhor suas funções, apesar de todos os riscos próprios de uma avaliação desse tipo, pela considerável carga de subjetividade que tal escolha implica.   

Após a pré-seleção feita pelos profissionais de imprensa, os internautas poderão escolher seus parlamentares preferidos por meio de uma enquete que ficará no ar no Congresso em Foco entre 18 de setembro e 18 de novembro. Cada pessoa poderá escolher até dez deputados e até cinco senadores. Os votos serão confirmados por meio de link que será enviado por e-mail pelo site para o endereço eletrônico indicado no momento da votação.

O resultado final do Prêmio Congresso em Foco 2007 será divulgado no dia 19 de novembro. Em 26 de novembro, será realizada a cerimônia de premiação, na churrascaria Porção de Brasília.

Todos os 40 parlamentares selecionados pelos jornalistas serão premiados, por meio de certificados. Os três deputados e os três senadores mais votados pelos internautas ganharão troféus criados pela artista plástica Suzana Gouveia. Os colocados entre o 4º e o 10º lugares receberão placas de homenagem. Também serão premiados os deputados e senadores mais assíduos. O prêmio foi criado no ano passado para estimular a população a acompanhar a atuação dos representantes que elege. (Soraia Costa)

Matéria publicada às 20h18 de 10.09.07 e atualizada às 14h45 de 11.09.07

Continuar lendo