Prefeitos pedem mais recursos e pauta federativa no Congresso

Mandatários entregaram carta de reivindicações para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Entre os pedidos, redução dos custos da dívida e discussão do pagamento de precatórios

Uma semana após ouvirem as reivindicações de governadores, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), encontraram-se  nesta quarta-feira (20) com prefeitos de todo o país em cerimônia no Salão Negro do Congresso. Os prefeitos reivindicam uma redistribuição dos recursos mais eficaz para melhorar a situação econômica dos municípios e o estabelecimento de uma pauta federativa prioritária.

Durante a reunião, os prefeitos entregaram a Renan uma carta de reivindicações, consolidada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Dentre as prioridades, estão a redução do custo da dívida dos municípios com a União, a instituição do Programa de Ajuste Fiscal para municípios e a discussão do pagamento de precatórios.

Outras medidas também foram apresentadas como forma de melhorar a vida da população, como a desoneração das tarifas do transporte público coletivo urbano e metropolitano e a contratação de médicos para os municípios, além de mais recursos para a saúde. "Todos os temas que apresentamos aqui hoje são viáveis. Depende naturalmente de boa vontade do Executivo federal e de colaboração do Congresso", afirmou o presidente da FNP, João Coser.

Para o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), a situação econômica dos municípios é preocupante. "A situação hoje tá muito apertada. Os municípios estão tendo que fazer um esforço enorme para ajustar as suas despesas a suas receitas e a gente precisa da sensibilidade do governo federal e do Congresso Nacional para melhorar essa realidade", disse ao final da reunião.

Governadores defendem quatro propostas de pacto federativo

Tudo sobre pacto federativo
Sem consenso, unificação do ICMS vai a voto no dia 26

Curta o Congresso em Foco no Facebook
Siga o Congresso em Foco no Twitter

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!